Lote
001 a 420 - Junho de 2014
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1 P. Banfi
Torso masculino. Escultura de acrílico, sobre base de madeira; 45,5 cm de altura; assinado: P. Banfi. . Brasil, século XX.
2 Conjunto de cinco pratos de porcelana policromada, padrão Imari; 18,7 cm de diâmetro, cada. Japão, século XIX.
3 Victor Vasarely
Abstrato. Par de desenhos pretos sobre vidro, acondicionados em caixas de madeira; 28,5 x 28,5 cm, cada. Um deles assinado embaixo à esquerda: V. Vasarely.
Artista húngaro, Vasarely é considerado um dos principais artistas do movimento Optical Art, que teve início na década de 1930.
4 Camille Fauré
Bowl de cobre e esmalte de Limoges, policromado marrom, rosa, verde e dourado; no centro rosas e folhas; borda terminada com friso dourado; na aba a assinatura: C. Fauré - Limoges; no verso etiqueta de garantia de autoria e origem; 20 cm de diâmetro. Paris, século XX.
5 Gaston Priou
Dois painéis, como segue:
a) Parade des Elefanths - art-deco, esculpido em madeira e colorido com esmalte a frio; 120 x 192 cm. França, século XX,
c. 1930.
b) Le deux Bagneuses - arte-deco, esculpido em madeira e colorido com esmalte a frio; 120 x 191cm. França, século XX.
c.1930.
6 Príncipe de Joinville
Broche relicário de ouro, oval, com retrato fotográfico do Príncipe; 3 x 4 cm; acondicionado em caixa da Ourivesaria Antonio M. de Almeida, Rua dos Ourives, 98 - Rio de Janeiro. Europa, século XIX.
7 Centro de mesa com floreiro de cristal lapidado, sustentado por duas cariátides com liras, de bronze dourado; base de cristal e bronze; sobre quatro pés. 41,5 cm de altura. França, século XIX.
8 Faqueiro de prata de Sheffield, letras data de 1927 a 1941; composta de 140 peças, sendo: 12 facas, 12 colheres, 12 garfos para mesa, 12 facas, 12 colheres, 12 garfos para sobremesa, 12 garfos e 12 facas para peixe, 12 colheres para chá, 12 colheres para café, 1 concha, 1 colher de arroz, 2 trinchantes para carne, 2 trinchantes para peixe, 1 colher de servir, 1 afiador, 2 colheres para molho, 4 colheres para sal, 3 colheres e 3 garfos de servir. Inglaterra, século XX.
9 Luiz Morrone
Monumento às Bandeiras. Escultura de bronze patinado, realizada à partir do original de Victor Brecheret; na lateral da base marca da Fundição Iris S. A. e assinatura L. Morrone; embaixo: Cópia de Victor Brecheret; 133 x 30 x 33 cm de altura. Brasil, século XX.
10 Jean Leon Palliëre
Un mercado en Bahia (Brasil). Litografia, imprensa por Pelvilain. 19 x 26 cm. Assinada embaixo à direita: Pallière. No rodapé, embaixo à esquerda: Peint par Pallière e embaixo à direita: Imp. Pelvilain.
11 Par de castiçais com base de cristal de Baccarat e mangas e vidro jateado, decorado com ramos de parreira e cachos de uva; base sextavada; 49 cm de altura, total. França, século XIX.
12 Potiche com tampa de porcelana policromada no padrão Imari; sobre base circular, de madeira; 89 cm de altura, total. Japão, século XIX.
13 Âmbula de prata de lei lisa; seção circular, fuste torneado e tampa encimada por cruz; base circular; sem marcas de identificação aparentes; 23 cm de altura. Brasil, século XIX;
14 Príncipe de Joinville
Peso de cristal contendo ao centro o busto do Príncipe; 6 cm de diâmetro. França. século XIX.
15 Charles Schneider
Floreiro de vidro doublé verde; corpo bojudo decorado com gotas translúcidas e dois frisos laterais, em relevo; 30 cm de altura. Assinado junto a base: Schneider. França, século XX.
16 D' Orleans, François Ferdinand Philippe - Príncipe de Joinville (1818-1900)
Prise de San Juan D'Ulhoa. Aquarela, 25,5 x 39,5 cm. No reverso inscrição manuscrita: Aquarelle faite et signée par Francois D' Orleans, Prince de Joinville, datée 1839. Aquarelle offerte a sa mére S. M. la Reine Marie Amélie. No. 245 de la Collection de Sa Mageste Royale la Reine Marie Amélie, femme du Roi Louis Phillippe, Roi des Français. Outra inscrição diz: Vente Duchesse de Chartres, fille de D. Francisca. Carimbo da coleção da Rainha de França e o número 245. O Príncipe de Joinville, filho de Luis Filipe e Maria Amelia, Reis da França, casou-se com a irmã de D. Pedro II, D. Francisca, em 1843. Conheceu D. Francisca em escala que fez no Rio de Janeiro a caminho da Ilha de Santa Helena com a incumbência de levar para a França o corpo do Imperador Napoleão Bonaparte. Encerrada sua missão, voltou ao Brasil para casar-se com D. Francisca. Joinville deixou um curioso e bem-humorado diário de sua visita ao Brasil, quando teve a oportunidade de conhecer diversos locais durante os anos de 1837/8 e 1841. Os manuscritos em dois cadernos ilustrados por ele mesmo (foi bom desenhista), na parte relativa a nosso país, tem inicio em 1º de janeiro de 1838, começando por saudar tout le monde pelo ano novo. A parte deste diário referente ao Brasil, tem o título Journal du Séjour ao Brésil. Ex-colecões: Sua Majestade Real Rainha Maria Amelia, esposa do Rei Louis Phillippe, Rei da França – Ex-coleção Elsa e Newton Carneiro.
17 Mesa rústica, tampo retangular dotado de duas gavetas frontais, lado a lado; pernas retas com travas laterais; puxadores em pingente; 141x 69 x 86,5 cm de altura. Portugal, século XVIII.
18 Theremin
Theatro Imperial (1835). Litografia retratando o Teatro Imperial do Rio de Janeiro, a partir de original de Theremin, litógrafo Loeillot, impressa em Druck v.l. Sachse & Co. in Berlin. 17 x 26,5 cm (a imagem). No rodapé, embaixo, identificações do autor, do litógrafo e da casa impressora.
19 Naveta de prata de lei brasileira, repuxada e cinzelada, teor 833/1000; decoração floral estilizada e elementos geométricos; base campanular, de 8 cm de diâmetro, presa à parte superior por rosca grossa; 19 x 6,5 x 16 cm de altura; peso aproximado 505 gramas. Brasil, século XVIII.
20 Queijeira de cristal Baccarat campanular com pega esférica, lapidação conhecida como dedão, prato circular, borda recortada, 27 cm de altura, França, século XIX.
21 Murilo, Bartolome Esteban - d'apres
Imaculada Conceição. Óleo sobre tela, 167 x 118 cm. Sem assinatura. América Espanhola, século XVIII.
22 Conjunto de 16 taças de cristal brasonado, sendo seis para vinho tinto, seis para vinho branco e cinco para champanhe; fustes facetados altos, no corpo friso decorado com folhas e cachos de uvas contendo brasão com elmo e timbre em suas cores heráldicas; base circular, 19, 16 e 13 cm de altura respectivamente. Áustria, século XIX / XX.
23 Incensário no formato de peru, de prata repuxada e cinzelada; asas articuladas; base circular com saia perolada; sem marcas aparentes; 26 cm de altura e 13 cm de diâmetro. Europa, século XIX.
24 Aparelho para chá, de porcelana Companhia das Índias, policromada e dourada; apresentando reserva com monograma ASB, sob coroa de Marquês; composto de 9 bowls, 5 pires, 1 cremeira e bule para chá com présentoir; bule 15 cm de altura. Tampa do bule colada. China, século XVIII.
25 Par de Incensários no formato de peru, de prata repuxada e cinzelada, asas articuladas; base circular; sem marcas aparentes; 22 cm de altura e 18 cm de diâmetro de base. Europa, século XIX.
26 Santo Antonio com o Menino. Imagem de cedro pintado de verde; sobre base quadrada; 16 cm de altura. América Espanhola, século XVIII.
26-A São Miguel Arcanjo. Imagem de cedro policromado, sobre base retangular, 32 cm de altura. Paraguai, século XVIII.
26-B Nossa Senhora das Dores. Imagem de madeira policromada e dourada; sobre base chanfrada; 25 cm de altura. Acompanha coroa e espada de metal. Portugal, século XVIII.
26-C Santana Mestra e a Menina. Imagem de madeira policromada; sobre base chanfrada; 20,5 cm de altura. América Espanhola com influência oriental, século XVIII/XIX.
27 Paolo Venini
Duas garrafas de vidro soprado de Murano, sendo uma amarelo e creme e a outra, translúcida e preto; corpos retos, pescoço curto e bocas esparramadas; tampas esféricas, de prata alemã; 40 cm e 29 cm de altura, respectivamente. Itália, século XX.
28 Tétard et Frères
Par de jarras de prata teor 950, fundida e cinzelada; corpo decorado com gregas e canelados; alça com figuras de rostos masculinos; boca aberta e recortada; base circular, decorada com godrões; junto à boca, marcas de teor e origem da prata; em uma delas,junto a boda, marca do ourives; 25 cm de altura, cada. França, século XIX.
29 Grupo escultórico com casal de pastores e ovelha, de madeira arrematada com papier maché; 135 cm de altura. Faltando o polegar e parte do indicador da mulher. América Espanhola, século XVIII.
30 Tabuleiro de prata de lei repuxada e cinzelada; cantos chanfrados, plano liso e varanda vazada; pés terminados em bola; sem marcas de identificação aparentes. 73 x 54 cm. Brasil, século XX.
Acompanha suporte de metal prateado regulável.
31 Licoreira com tampa, de cristal overlay vermelho de Baccarat; corpo bojudo, decorado com bico de jaca e facetados; na base, externamente, a estrela da cristaleria; 12 cm de diâmetro e 33 cm de altura. França, século XX.
32 Par de cadeiras baixas de bambu, para o mercado europeu; 77 cm e 78 cm de altura. China, século XIX.
33 Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho
Escultura de madeira (cedro) policromada, imagem de Santa não identificada, apresentando boa proporção anatômica, panejamento contido, olhos ligeiramente achinesados, nariz longo e afilado, cabelos longos penteados e presos , gola cônica com pingente, dobra em "U" na altura do joelho direito, base retangular cantos chanfrados, 17,5 cm de altura, 3º fase , maturidade média, c.1771-1780. Procedência Sabará- Minas Gerais. Falta a mão esquerda.
Acompanha fotografia com certificado de autenticidade assinado pelo Professor Edson Motta, Rio de Janeiro em 14 de dezembro de 1970
34 Cálice purificatório de prata bahiana repuxada e cinzelada, ornado por volutas, flores e símbolos litúrgicos; haste em segmento triangular, encimada por copo em vermeil, liso; base recortada, com apliques de cabeças de anjos, em vermeil e frisos perolados; sobre três pés conchas; 28,5 cm de altura. Brasil, século XVIII.
35 Landseer, Charles (1799-1874)
Sertanejo. Aquarela e lápis, 34,5 x 24 cm. Escrito a lápis embaixo à esquerda: A sertanejo.
Origem: Ex-coleção Elsa e Newton Carneiro.
36 D. Pedro II - Serviço da Caça
Prato de porcelana, de aba azul decorada com arabescos dourados e quatro reservas com faisões e flores; no centro ramos de flores policromadas; 23 cm de diâmetro. França, século XIX.
Serviço oferecido por Napoleão III à D. Pedro II.
Exemplar do mesmo serviço reproduzido à página 211 do livro “Louça da Aristocracia no Brasil”, por Jenny Dreyfus.
37 Mestre Valentim da Fonseca e Silva
Relicário trípode de madeira lavrada e vazada; reserva central com imagem de Nossa Senhora em policromia; encimada por dois anjos e volutas. 48,5 cm de altura. Brasil, século XVIII/XIX.
38 D. Pedro I - Serviço Barra Bordeaux
Prato de porcelana de aba bordeaux entre filetes dourados; três reservas com flores em policromia, delimitadas por pontos em relevo dourado; no centro ramos de flores em policromia; 24 cm de diâmetro.França, século XIX.
Exemplar deste serviço reproduzido à página 190 do livro “Louça da Aristocracia no Brasil”, por Jenny Dreyfus.
39 Par de pratos de porcelana Cia-das-Índias, padrão Chinese Imari, tendo no centro da caldeira o brasão de armas da família Pitt da Inglaterra, pertencente a Thomas Pitt, 23 cm de diâmetro, China, período K'ang Hsi , c. 1705, século XVIII.
Reproduzido à página 176 do livro "Chinese Armorial Porcelain" por David Sanctuary Howard, 1974.
Thomas Pitt foi governador do Forte St. George nas Indias . Proprietário de um grande diamante conhecido como "Pitt diamond" sendo vendido ao rei da França que colocou na coroa real; hoje é conhecida como "Regente diamond"
39-A Par de pratos de porcelana Cia-das-Índias, padrão Chinese Imari, tendo no centro da caldeira o brasão de armas da família Pitt da Inglaterra, pertencente a Thomas Pitt, 23 cm de diâmetro, China, período K'ang Hsi , c. 1705, século XVIII.
Reproduzido à página 176 do livro "Chinese Armorial Porcelain" por David Sanctuary Howard, 1974.
Thomas Pitt foi governador do Forte St. George nas Índias . Proprietário de um grande diamante conhecido como "Pitt diamond", o vendeu ao Rei da França que colocou na coroa real; hoje é conhecida como "Regent diamond".
40 Prato de porcelana policromada bege, azul, verde e vermelho, no formato de peixe; decoração seguindo o padrão Imari. 23,5 x 30cm. Japão, século XX.
41 Cuspideira de porcelana Companhia das Índias; corpo globular, decorado em policromia azul cobalto com flores douradas; alça lateral moldada em asa e boca ampla; 10,5 cm de altura. China, século XVIII.
42 Prato de porcelana Cia-das-Índias, aba lisa delimitada por filetes dourados, contendo quatro reservas decoradas duas a duas com paisagens e pássaros, em grisaille; na caldeira dois escoceses do Regimento Highland, um armado com espingarda e o outro tocando gaita de fole, em policromia Família Rosa; 23 cm de diâmetro Apresenta pequeno e antigo bicado na borda.. China, período Qianlong, c. 1745, século XVIII.
Reproduzido à página 103 prancha XIX do livro "Porcelain de la Compagnie des Indes" por Michel Beurdeley, 4º edição, 1982.
As figuras foram baseadas em gravuras de George Bickman e representam Donald Mcdonnel com a gaita e Farquhar Shaw com a espingarda .
43 Autoria Desconhecida
A modelo. Escultura de mármore branco sobre base retangular de 22 x 33 x 6 c de altura; altura total: 120cm. Brasil, século XX.
44 Par de pinhas de cristal Baccarat, no formato de cogumelo achatado, com interior millefiori; fuste piriforme, base hexagonal; 13 cm de altura e 10 cm de diâmetro, França, Século XIX.
45 Belmiro de Almeida
Retrato de pintor. Óleo sobre tela, 55 x 43,5 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Belmiro 1923.
46 Sopeira oval de prata repuxada e cinzelada corpo bojudo, bordas com caneluras, alças laterais torcidas, pés recurvos rematado por lobos esparramados no corpo e terminando em bola, em uma das faces brasão de armas dos Paulet encimando o mote "AYMEZ LOYANTE", pertencente a Harry Paulet - 6º Duque de Bolton e 11º Marques de Winchester; tampa abobadada lisa, bordas arrematadas por cordão torcido tendo em uma das faces o timbre representado por um falcão, pega em alça torcida. Na base do corpo, contraste de Londres com letra data para 1768 do prateiro Real Thomas Heming; na face interna da tampa contraste de Londres datável do início do século XIX, 40 x 25 x 22 cm de altura total, Inglaterra, século XVIII.
Thomas Heming foi o ourives preferido do Rei George III e da Rainha Carlota, tendo sido diretor real de 1760 a 1782.
47 Carls, Franz Heinnrich
Par de litografias a cores, como segue:
- Olinda, medindo 21 x 33,5 cm (entre fios)
- Rua 1º de março, medindo 21 x 33,5 cm (entre fios)
Carls, proprietário de oficina de litos à Rua Marques de Olinda, 36, em Recife, editou dois álbuns iconográficos da cidade.
O primeiro teve o título "Álbum de Luis Schlappriz / Memória de Pernambuco / Álbum para os amigos / 1863", constante de cerca de 27 estampas (em 1868 editou deste artista mais cinco litos). O segundo álbum, sob o titulo "Álbum de Pernambuco e seus arrabaldes", publicado dez anos depois, em 1878, com litos de autoria de Luis Krauss (1850-1904), reúne 50 estampas, algumas delas sigladas na pedra: L.K. Também publicou deste artista outras litos fora do referido álbum. .
48 Roland Paris
Dancer with fan. Escultura de bronze patinado art-deco, representando dançarina, mãos e face em marfim, base de mármore em degraus, assinado na base, 29 cm de altura. França, século XX.
49 Par de tocheiros de madeira lavrada e dourada, adaptados para abatjour, com cúpula; 76,5 cm de altura.
Apresenta lacre de chumbo, com a legenda Oficio Sport Artistica - Milano". Itália, século XIX.
50 Roland Paris
Pierrot. Escultura de bronze patinado e marfim, art-déco; base de mármore; 21,5 cm de altura total; assinado na base: Roland Paris. França, século XX.
51 Damas. Duas esculturas alegóricas, de porcelana branca e dourado; sob a base a marca Ginori; 42 cm e 40 cm de altura, respectivamente. Itália, século XIX.
52 Roland Paris
Mefistófeles. Escultura de bronze e marfim, sobre base triangular de mármore; 43 cm de altura, total. Assinado na base, no verso: Roland Paris.
53 Camille Fauré
Fleures de montagne e Soucis et oiseaux. Par de cobres e esmaltes de Limoges, policromados verde, rosa, azul, amarelo, laranja e dourado; 20 x 7 cm, cada. Assinados embaixo à direita: Fauré - Limoges / France. No verso etiquetas com selos e lacres de garantia de origem, de autoria e de execução dos trabalhos a mãos. França, século XX.
54 Raphael Nannini
Evening Dress. Escultura de bronze patinado, representado figura feminina; mãos e face de marfim, base de ônix; 31cm de altura, Itália, século XIX, c. 1890.
Inspirada na personagem Viollete da Ópera de Verdi "La Traviatta" usando vestido de baile.
55 Guarniture de porcelana Companhia das Índias, composta por dois potiches e vaso, decoradas em policromia de esmaltes da Família Rosa, com plantas e flores tropicais no padrão conhecido como Folha de Chá; tampas de bordas recortadas, encimadas por pegas moldadas em pinhas; potiches medem 31 cm de altura; vaso com 25,5 cm de altura. China, período Qianlonhg, século XVIII.
56 Rene -Paul Marquet
Homem em traje elisabetano. Escultura de bronze patinado, 30 cm de altura; base de mármore; assinado. França, século XX.
57 Ouseley, William Gore (1797-1866) - atribuído
Capela e Personagens. Aquarela e guache, 13 x 21 cm o papel.
Origem: coleção Elsa e Newton Carneiro.
58 Luiz Ferreira
Hipopótamo. Escultura de prata repuxada e cinzelada no formato de hipopótamo, com dentes e unhas de marfim; cabeça articulada, olhos de vidro; marcas de contraste do Porto - Águia, teor 833 e LF do prateiro, 35 x16cm, Portugal, século XX.
59 Luiz Ferreira
Floreiro de prata repuxada e cinzelada no formato de cisne com pescoço e asas articuladas, olhos de vidro, na base contraste de prata do Porto utilizado entre 1886 e 1938, marcas do ourives David Ferreira junto a de Luiz Ferreira. 50 x 20 x 40 de altura. Portugal, século XX.
60 Luiz Ferreira
Centro de mesa de prata cinzelada e repuxada no formato de palheta, tendo nas bordas uma sequência de cinco pedras semipreciosas, marcas de Lisboa, águia 833 e do prateiro LF, 36,5 x 25 cm. Portugal, século XX
61 Camille Fauré
Floreiro de cobre e esmalte de Limoges, policromado rosa, azul, verde e lilás; corpo piriforme, boca estreita e base circular; 23 cm de altura. Assinado junto à base: C. Fauré / Limoges. França, século XX.
62 Bernhard Wiegandt
Bahia da Guanabara. Guache sobre papel colado em madeira, 20 x 25 cm. Assinado e datado embaixo à direita: B. Weigandt 1879. Apresenta pequenos quebrados.
Pintor de origem alemã, esteve no Brasil entre 1875 e 1880, quando pintou diversas aquarelas de valor paisagístico e alto significado enquanto documento botânico relativo à flora. Participou com doze trabalhos na Exposição de História do Brasil, realizada em 1881, retratando principalmente a região amazônica e do Pará.
63 Coroa de prata repuxada e cinzelada; seis hastes decoradas com volutas e elementos geométricos, encimadas por cruz; sem marcas aparentes;, 30 cm de altura e15 cm de diâmetro da base. Acompanha base de madeira. Brasil, século XVIII/ XIX.
64 Camille Fauré
Caixa de cobre e esmalte de Limoges, policromada verde, rosa e dourado; tampa decorada com flores e folhas; corpo apresenta personagens, aves e animais, em dourado, entre frisos; sobre quatro pés estilizados; 11 x 19,5 x 5 cm de altura. Assinado no canto inferior esquerdo da tampa: Fauré / Limoges / France. França, século XX.
65 Par de castiçais de prata cinzelada e repuxada com perolados e lobulados, base circular no formato de saia campanular, haste balaustre e bocal torso com estrias e perolados; orla da base com curvas e contra curvas com friso perolado e conchas, na base marcas de contraste de prata do Porto conhecida como 2394 usada nos fins do século XVIII por José Coelho Sampaio e marca de ourives do Porto conhecida como 671 da segunda metade do século XVIII segundo Fernando Moitinho de Almeida, 27 cm de altura e base com 13,5 cm de diâmetro. Portugal, século XVIII.
66 Taça esculpida em material córneo , no formato de capacete invertido e alça; corpo decorado com pequenos relevos; 9 x 5 x 7 cm de altura. China, século XIX.
67 Grupo escultórico de bronze patinado, representando urna com tampa, no formato de ogiva sustentada por escultura trípode, decorada com camaleões; 18 cm de altura. Europa, século XX.
68 Visconde de Vila Real da Praia Grande
Travessa de porcelana Cia. das Índias, policromia Folha de Tabaco; forma ovalada de borda recortada; apresenta ao centro composição com flores e folhas, que avança em grande parte da aba; no verso, ramos de flores ocre e azul; pertencente a Caetano Pinto de Miranda Montenegro, 1º Visconde, com grandeza, e Marquês, por decretos de 12 de outubro de 1825 e 12 de outubro de 1826. 39 x 46 cm. China. século XVIII.
Exemplar do mesmo serviço reproduzido à página 157 do livro “Louça da Aristocracia no Brasil”, por Jenny Dreyfus.
69 Autoria Desconhecida
Marinha com caravela e figuras. Óleo sobre tela, 215 x 260 cm. Sem assinatura.
70 Anita Malfatti
Paisagem com aqueduto. Óleo sobre tela, 70 x 90 cm. Assinado embaixo à direita: Anita Malfatti.
71 Par de candelabros para seis velas, de prata repuxada e cinzelada; fuste piriforme e base no formato de campânula; contraste de Londres com letra data para 1879; 64 cm de altura cada. Inglaterra, século XIX.
72 Par de anjos lampadóforos, sustentando tocheiros, de madeira policromada e dourada; com açucenas de metal; sobre base retangular; 54 e 55 cm de altura, respectivamente. Brasil, Minas Gerais, século XVIII.
73 Camille Fauré
Floreiro de cobre e esmalte de Limoges, policromado verde, rosa, amarelo e lilás; corpo redondo e bojudo; 20 cm de altura. Assinado junto a base: C. Fauré / Limoges. França, século XX.
74 Maquineta de jacarandá D. José I; laterais e frente envidraçadas; frontão e laterais com volutas e vazados; quatro pés em papiro; 47 x 14 x 87 cm de altura. Brasil, século XVIII / XIX.
75 Grande centro de mesa de prata cinzelada e repuxada, composta de duas peças, base retangular com recortes nos cantos, plano com espelho, alças em semi circulo com cavalo rompante em relevo, varanda com reservas decoradas com elementos geométricos em relevo; floreiro de prata repuxada e cinzelada retangular com recortes nos cantos, varanda com oito reservas decoradas com aves e peixes em relevo e contendo cuba de metal com vermeil; nas laterais contraste de prata cabeça de mercúrio; base 88 x 50 x 4 cm de altura e floreira 50 x 33 x 8 cm de altura. França, século XIX.
76 Tapeçaria Aubusson decoração com flores sobre fundo marrom; 285 x 188 cm. França, século XVIII.
77 Frederic Remington
A luta. Escultura de bronze patinado, sobre base ovalada; 85 cm de altura, total. Assinado na base: Frederic Remington.
78 Conde de Pinhal
Fruteira de cristal de Baccarat, pertencente a Antonio Carlos de Arruda Botelho; 45 cm de altura. Pequeno bicado na borda. França, século XIX.
79 Camille Fauré
Floreiro de cobre e esmalte de Limoges, policromado rosa, marrom, laranja, verde e lilás; corpo piriforme, decorado com casas e árvores; 17 cm de altura. Assinado na borda da boca, em dourado: C. Fauré // Limoges. França, século XX.
80 Cômoda de jacarandá, transição D. João V para D. José I; tampo recortado sobre caixa com três gavetas sotopostas, projetadas e entalhadas; laterais abauladas e ondeadas; pés em papiro; puxadores e entradas de chaves de prata; 100 x 130 x 70 cm de altura. Portugal, 3º quartel do século XVIII.
81 Travessa de porcelana Cia-das-Índias, aba chanfrada na borda, decorada com folhas e flores em policromia, na caldeira cena do cotidiano com quinze personagens, 28,5 x 21 cm, China, século XVIII.
82 Lanterna de procissão de prata de lei cinzelada; corpo com 19,5 cm de lados e 35,5 cm de altura, ricamente decorado com elementos repetitivos e reservas com símbolos religiosos, guarnecido por porta e, internamente, por castiçal. Alto Peru, século XVII.
Origem: Ex-coleção Elsa e Newton Carneiro.
83 Atilio Pratella
Napoli, Via Foria. Aquarela sobre papel colado em cartão, 47,5 x 30 cm. Assinado embaixo à direita: A Pratella.
84 Gustavo Rumbelsperger
Planta da Colonia Thereza e A. S. I. Thereza - Fundadora da Colonia Thereza, Margem do Ivahy. Aquarelas, 20 x 26 cm e 18 x 23 cm, respectivamente. Siglado numa das plantas, embaixo à direita: G. R.
Engenheiro de origem alsaciana, Rumbelsperger imigrou para o Brasil; a convite do médico Mauricio Faivre, tornando-se seu braço direito na instalação da Colônia Tereza, tendo substituído Dr. Faivre na Direção quando de seu afastamento (1858-1869). Projetou estradas, casas, ruas, dividiu áreas e distribuiu tarefas, além de ter deixado farta iconografia paranaense e de história natural. Mudou-se; para o Rio de Janeiro em 1869, e graças às suas contribuições ao Ministério da Agricultura e ao Museu Nacional, recebeu do Imperador a efetivação como Naturalista Viajante do Museu Nacional em 1889.
85 Conjunto de banqueta, formado por quatro mini tocheiros D.José I, de prata de lei fundida, repuxada e cinzelada; decoração de volutas e arabescos barrocos; fuste em volutas e folhas de acanto; base trípode com três pés de volutas sobre sapatas. 32 cm de altura, cada. Brasil, século XVIII.
86 D. João Príncipe Regente
Carta de confirmação de sesmaria ao Capitão José Ribeiro de Carvalho, morador de São João Marcos na freguesia de Piray; folha dupla, manuscrita no rosto e verso e parte da terceira página, Lisboa, 29 de maio de 1800, assinada no verso "O Principe", a rubrica e as cinco quinas; no alto carimbo de causa pública de 90 reis, linhas d'água com marca do papel D& C Blauw (Dirk and Cornelius Blauw - Holanda); 48,5 x 35,5 cm. Portugal, século XVIII.
Apresenta alguns vincos e pequenas perdas.
87 Prato raso de porcelana Companhia das Índias, policromia padrão Folha de Tabaco; 22,7 cm de diâmetro. China, século XVIII.
88 Camille Fauré
Floreiro de cobre e esmalte de Limoges, policromado azul, preto e branco; corpo bojudo decorado com elegante desenho geometrizado; 29 cm de altura. Assinado junto à base: Fauré / Limoges / France / no. 1/50; no fundo externo etiqueta de garantia de origem, de autoria e de execução do trabalho à mão, além do titulo e número: Vase Azyadée / AD 249. França, século XX.
89 Gamet
Floreiro de cobre e esmalte de Limoges, policromado marrom, creme, bege, vermelho, verde e dourado; corpo decorado com flores e folhas; 30 cm de altura. Assinado junto à boca: Gamet. França, século XX.
90 Aldo Bonadei
Vaso com rosas. Guache sobre papel colado em placa, 45 x 32 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Bonadei 65.
91 São José com Menino. Imagem de madeira policromada, com dois anjos laterais, na base; olhos de vidro; 44 cm de altura. Quatro dedos do Menino Jesus estão quebrados. América Espanhola, século XIX.
92 Gamet
Caixa de cobre e esmalte de Limoges, circular, com tampa; internamente decorado com flores e folhas azuis sobre fundo rosa; tampa com figura feminina segurando ramo de flores, com ponte ao fundo; sobre três pés; 7,5 cm de altura. Assinado na lateral direita, na tampa. Gamet; no fundo externo: France. França, século XX.
93 Par de quimeras de cerâmica esmaltada e pintadas a óleo; base oval, com inscrição: Fab. Devezas – A. A. Costa; 99 cm de altura, cada. Apresenta restauro nas asas e vestígio de rachaduras. Portugal, século XIX.
94 Conde da Barca
Miniatura oval, pintura sobre papelão, 7 cm de diâmetro; com moldura retangular de metal dourado encimada por laço medindo 18 x 12 cm; placa de metal com a inscrição Conde da Barca. Portugal, século. XIX
95 James Earle Fraser
Índio abatido. Escultura de bronze patinado; 43 cm de altura. Assinado na lateral direita da base: J. E. Fraser.
96 Mesa tilt-top, estilo D. José, de jacarandá; tampo circular liso e borda recortada; coluna central lavrada com canelados; base com pernas recurvas, rematadas por pés sapatas; 67 cm de diâmetro x 78 cm. Brasil, século XVIII.
97 Fruteira de bronze patinado, contendo prato de porcelana de Sèvres, decorado com querubim; haste de bronze com flores e cachos de uva; sobre esfera de porcelana decorada com flores em policromia; base de bronze com três querubins, sustentados por três pés; 17 cm de diâmetro e 19 cm de altura. França, século XIX.
98 Bandeja circular de prata, repuxada e cinzelada; bordas recortadas com volutas e conchas; plano burilado com elementos fitomórficos; apoiada sobre três pés vazados com volutas; marcas de contraste de Londres com letra data para 1840 e do prateiro WKR; 48 cm de diâmetro. Inglaterra, século XIX.
99 Querubim de madeira e olhos de vidro; panejamento com douração; 79 cm de altura. Brasil, último quartel do século XVIII.
Pertenceu a antiga Catedral de Porto Alegre demolida na década de 1930.
100 Gustavo Dall'Ara
Mulher com chapéu de plumas. Desenho a crayon, 43,5 x 33,5 cm (a imagem). Assinado e datado embaixo à direita: G. Dall'Ara 1916. Apresenta pequeno rasgado na lateral direita.