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24 de maio de 2022 - Tera-feira 20h30

(Leilo presencial e on-line)

Lote 1 a 150

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001

Parte de jogo de copos de cristal com lapidao em facetas, composto de: 11 flutes, de 20,7 cm (duas com bicado); 12 copos para gua, de 19,5 cm; 10 taas para vinho tinto, de 18 cm (dois com bicado); 11 taas para vinho branco, de 16 cm; 12 clices para vermute, de 12 cm. Algumas poucas peas apresentam relapidao. Total de 56 peas. Europa, sc. XX.

 

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002

Nivoulis de Pierrefort, Marie.

Jardim de Luxembourg. leo sobre papel colado em placa, 66,5 cm x 76 cm. Assinado embaixo direita: Nivoulis de Pierrefort.

 

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003

August Wilhelm Goebel. Tnzerin mit Tambourin - Danarina Oriental com Pandeiro.

Escultura Art Deco de porcelana policromada e dourada, modelada de forma naturalista, na figura de danaria com pandeiro, em pose de dana, sobre base almofadada oval onde, em seu reverso, encontram-se: marca do fabricante gravada em verde e, em baixo relevo, marca do fabricante, FF566/1; 19 cm de altura total. Alemanha, sc. XX. Desenho criado por volta de 1925.

 

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004

Autoria no identificada.

Jovem Retratada. leo sobre carto, 24 cm x 19 cm. Sem assinatura.

 

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005

So Miguel.

Imagem em madeira esculpida, policromada e dourada, com belo movimento de sua tnica drapeada e rico traje de soldado. Capacete encimado por penacho e sandlias de canos altos rematadas por pseudo cabouchons, tambm em madeira. Acabamento em esgrafitos arrematam os "rolos" de nuvens sobre as quais se apoia o Arcanjo, num todo de grande movimentaao barroca; 41,5 cm de altura. Brasil, sc. XIX/XX.

Esto ausentes os atributos desta iconografia, a espada e a balana.

 

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006

Luca Madrassi (1848 - 1919).

Frade Franciscano. Escultura de bronze patinado de marron, modelada e esculpida de forma naturalista, na figura de um Frade de p sobre base escalonada de mrmore preto rajado. Cabea encoberta por capuz, rosto e p direito de marfim, braos dobrados sobre o peito com as mos escondidas pelas mangas de sua tnica atada por cordo com trs ns, que representam a pobreza, castidade e obedincia. No reverso da base assinatura incisa: L. Madrassi; 46,5 cm de altura total. Frana, sc. XIX / XX.

Luca Madrassi

Escultor francs de origem italiana. Comeou seus estudos artsticos em Roma antes de estudar na cole des Beaux-Arts em Paris, onde foi aluno de Pierre-Jules Cavelier. Juntou ao estdio de Albert-Ernest Carrier-Belleuse. Entre 1876 e 1880 Madrassi foi o praticante de Gustave Dor.

Exps no Salo da Sociedade de Artistas Franceses em Paris a partir de 1879, obtendo, por seus temas muitas vezes alegricos, menes honrosas em1881, 1882, 1883 e 1885, e medalha de terceira classe em 1896. Obteve a nacionalidade francesa e tornou-se membro da Sociedade de Artistas Franceses em 1890. Tambm exps no Salo da Sociedade Nacional de Belas Artes em 1896.

 

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007

J. Baptista.

Paisagem. leo sobre tela, 19 cm x 24 cm. Assinado embaixo esquerda: J Baptista. No reverso: inscries ilegveis.

 

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008

Lapinha com Menino Deus.

Grupo escultrico de madeira, policromada e dourada, representando Menino Deus coroado, na sua representao de Bom Pastor sobre rocha de vrios nveis ornamentada por animais. Na parte inferior espelho, como se lago fosse, diante de gruta, ornamentados com pequenos caramujos. O todo, protegido por grande redoma de vidro e sobre base circular dourada com aba revirada, terminada em quatro ps de volutas; 31,5 cm de dimetro da base e 51 cm de altura total. Brasil, sc XVIII.

 

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009

Par de cadeiras de madeira envernizada. Encosto vazado com reserva central em palhinha, trs colunelos e dois pees laterais.

 

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010

Hans ACHTZIGER, para Hutschenreuther.

Escultura de porcelana policromada, Art Deco, modelada na figura de bailarina em pose de dana, sobre base circular de contornos irregulares onde, em seu reverso, encontram-se marcas de identificao: Hutschenreuther / Selb / braso com leo encimando as letras LHS / Germany / Kunstabteilung em verde e, prensada, Achtziger; 22 cm de altura total. Alemanha, sc. XX.

Hans Achtziger foi designer e modelador de porcelana, membro da 'Werkbund alem. Treinou de 1937 a 1939 na Staatliche Fachschule fr Porzellanindustrie em Selb, Baviera. Depois de 1946, estudou na Bau-und Handwerker Schule em Munique antes de ingressar na Hutschenreuther AG, onde foi diretor do departamento de arte de 1961-64 antes de dirigir o estdio de decorao e forma. Criou servios de jantar e um grande nmero de esculturas de animais para a empresa.

 

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011

Claudia Faissol.

Alegria. leo sobre tela, 90 cm x 115 cm. Assinado embaixo direita: C Faissol.

 

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012

Nossa Senhora da Conceio.

Imagem de madeira esculpida, policromada e discreta dourao; apresenta-se em p com a cabea desproporcional, cabelos soltos, panejamento primitivos, mos postas, base circular com rosto de anjo; 31 cm de altura. So Paulo, Brasil sc. XVII.

 

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013

Pequena mesa de apresentao de madeira nobre. Tampo retangular de duas sees, estando a mais estreita ligeiramente solta, de lados recortados. Saia formada por grandes perolados rematada nas extremidades por pees, encimando quatro pernas torneadas centralizando prateleira; quatro ps esparramados e movimentados; 65,5 cm de comprimento, 44 cm de largura e 82,7 cm de altura total. Brasil, sc. XX. Necessita de tratamento profissional.

 

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014

 

 

Edouard Drouot (1859 - 1945).

Rumo Liberdade. Escultura Art Deco de bronze fundido e patinado de verde, modelada na figura de homem acorrentado. Corpo atltico seminu com pano amarrado cintura onde, em sua ponta apoiada sobre a base, encontra-se assinatura fundida em baixo relevo: E. Drouot. Ajoelhado sobre a perna direita, com a esquerda esticada, braos dobrados com as mos tracionando a corrente para libertar-se. Base retangular dupla e em degrau, sendo a superior de mrmore preto rajado e a inferior de nix medidndo 60 cm de comprimento e 25 cm de largura; 51,5 cm de altura total. Frana, incio sc. XX.

douard Drouot. Aluno de mile Thomas e Mathurin Moreau na Beaux-Arts de Paris, membro do Salon des artistes franais, douard Drouot apresentou um grupo em gesso, Le Crpuscule, em 1929 e obteve uma meno honrosa em 1889 e uma medalha de 3 classe. 1892. Recebeu ainda meno honrosa na Exposio Universal de 1900.

Ele conhecido por suas esculturas de bronze e mrmore de cenas alegricas e mitolgicas que so caracterizadas por uma sensao de movimento e um toque expressivo.

 

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015

Nossa Senhora da Conceio.

Imagem de barro esculpida policromada com manto azul celrio, vestido creme nuanado longo e com lindo panejamento, mos postas, longos cabelos sobre os ombros e costas, encimando cabea e corpo de drago e anjo em base globular mos, rosto dela e do anjo, encarnados; 39 cm de altura total, com resplendor de prata. Portugal, sc. XVIII.

 

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016

Nayr Falque.

Guerreiros em Ataque. leo sobre tela, 71,7 cm x 51,7 cm. Assinado e datado embaixo direita: Nayr Falque/1917.

 

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017

Galileo Emendabili.

Ado e Eva. Escultura de bronze patinado, assinado e datado atrs embaixo: Galileo Emendabili 62; 99,5 cm de altura. Brasil, sc. XX.

Reproduzido pgina 89 do livro "Galileo Emendabili", do Instituto Italiano de Cultura e do Museu de Arte de So Paulo.

 

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018

Par de cadeiras com braos, estilo D. Jos I; estrutura de jacarand; tabela vazada na parte inferior e decorada com elementos geomtricos e plumas; encimada por entalhes concheados; pernas em curvas, terminadas em garras com bola; assento revestido de bordado no padro folha de tabaco; 111 cm de altura do espaldar. Brasil, sc. XVIII.

 

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019

Corpo de Cristo em punjante escultura de madeira policromada. Pedras vermelhas encastoadas nos ferimentos, acentuam a dramaticidade do conjunto. Coroa em metal. Brasil, incio do sc. XVIII.

Antiga infestao por cupins, j tratada.

 

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020

 

 

Bruno Giorgi.

Sem ttulo. Escultura de bronze polido sobre base retangular de mrmore; 33 cm de altura total; na parte inferior da escultura monograma e nmero de tiragem:

BG 7/10.

 

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021

Artista no identificado.

Deusa Artemis. Busto de bronze dourado e patinado modelado na figura da deusa Artemis em sua tradicional representao iconogrfica; 50,5 cm de altura.

Atrs, em baixo relevo, localizao: Knossos e assinatura incisa no identificada.

 

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022

Hrcules Barsotti.

lbum acondicionado em capa dura de papelo; litografias 50 cm x 51 cm.

A edio deste lbum consta de 100 exemlares, impressos em papel fabria 300 gramas, contendo10 serigrafias numeradas e assinadas pelo artista. Alm da tiragem foram impressas 10 P.A. (prova do Artista). 10 PI (prova do impressor) e 10 H.C. (hors commerce) com as mesmas caractersticas.

Exemplar n 99/100.

Ficha Tcnica: Editores/Papel assinado/Pedro Paulo Mendes/Teca Lacerda.

Projeto Grfico: Tuneu.

Produo: Luis Felipe de Abreu Duarte Mendes/Pedro de Abreu Duarte Mendes e Silva.

Sergrafo Impressor: Ricardo Marques dos Santos (Abobrinha).

Cartonagem: LPS Embalagens.

Agradecimentos: Aurora Duarte/Tuneu

Ano de Edio: 2006

 

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023

So Benedito das Flores.

Imagem de madeira entalhada e policromada representando So Benedito com vestimentas tpicas de um Franciscano da Ordem dos Capuchinhos. Descalo, de p sobre base quadrada de ngulos facetados, segurando com a mo esquerda um cesto com rosas (representando o milagre dos pes) e, na mo direita, tecido estilizado (representando o milagre do sangue); 30 cm de altura total. Portugal, sc. XVIII.

A base apresenta rachadura em seu lado esquerdo.

 

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024

Mvel auxiliar, de apresentao, de madeira envernizada. Tampo retangular, de lados movimentados, encimando caixa com duas gavetas superpostas, com chaves e vistas metlicas, sendo a superior dividida em nove compartimentos; apoiados em balastre central e ps trpodes recurvos; 59,5 cm de comprimento, 42,7 cm de largura e 82 cm de altura total. Brasil, sc. XX.

 

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025

Edgard Oehlmeyer.

A Modelo. Tcnica mista sobre papel, 19,7 cm x 13,5 cm. Datado e assinado embaixo no centro: 1963/E. Oehlmeyer

 

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026

Rugendas, Maurice.

Voyage PittoresquedansleBrsil; 65 pp divididas em 4 partes: Parte 1, 48 pp., 30 pranchas; Parte 2, 34 pp., 20 pranchas; P3,51 pp., 30 pranchas; Parte 4, 32 pp., 20 pranchas. As pranchas de cada parte so numeradas independentemente. Impressa por Engelman& Cie, Paris, 1835. 55 x 35,2 cm.1 edio especial completa com as pranchas em papel china, traduzida do alemo por Colbery.Citado: Borba de Moraes II: 221 Sabin 73935; Colas 2594; LipperheideMd 12; Palau 281204.

 

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027

Amadeo Genarelli

Pierrot. Escultura Art Deco com corpo de bronze fundido e patinado com listras escuras e rosto de mrmore. Modelada na figura de pierrot de p, com vestimenta tradicional e mos camufladas sob bata, apoiado sobre base de mrmore preto retangular e facetado onde, em sua superfcie junto ao ngulo direito posterior, encontra-se assinatura incisa: A. Amadeo; 53,5 cm de altura total. Frana, incio sc. XX.

A base apresenta pedao colado com pequena perda na parte inferior de seu ngulo direito posterior, sem interferir no conjunto.

Amedeo Gennarelli (1881 - 1943). Foi aluno de Francesco Jerace. Em 1909, emigrou para a Frana, onde se estabeleceu em Paris. Exps regulamente no Salo da Sociedade de Artistas Franceses de 1913 a 1936.

Em suas obras utilizou materiais como o bronze, o mrmore, a cermica e por vezes a madeira. Algumas de suas obras so produzidas e distribudas pelo editor de arte e fundidor Jules Levi-Lehmann e por Arthur Goldscheider.

 

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028

Bandeja e tesoura espevitadeira de prata repuxada e cinzelada; corpo retangular, borda recortada, varanda vazada decorada com flores folhas e no plano algumas caneluras; sobre quatro ps de bola; marca de contraste da cidade do Porto (P-45) utilizada em 1853 - 1861 e de prateiro APC do Porto, no identificado; 27 cm x

12 cm e 3 cm altura. Portugal, sc. XIX.

 

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029

Par de cadeiras tesoura, de madeira, dobrveis com encosto e assento de couro lavrado; pernas retas e cruzadas fixadas por travas; 86 cm de altura. Brasil, sc. XIX.

 

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030

Anita Malfatti.

Paisagem Rural. Fazendinha. Aquarela sobre papel, 31 x 46 cm. Assinado embaixo direita: Anita Malfatti.

Acompanha Documento de Autenticao de 10 de novembro de 2009, sob n 6056, assinado por Elisabeth Cecilia Malfatti e Stella Maria C. de Mendona, datando a obra da dcada de 50.

 

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031

So Sebastio.

Imagem de madeira esculpida e policromada representando o santo seminu com pano vermelho encobrindo suas partes ntimas, amarrado em tronco sobre base de lados arredondados no formato de rocha, entalhados de forma naturalista; 32 cm de altura total. Brasil, sc. XIX.

Esto ausentes os atributos desta iconografia, as flechas.

Maiores informaes sobre a iconografia do Santo so encontradas no lote 77.

 

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032

Hans ACHTZIGER, para Hutschenreuther.

Escultura de porcelana policromada, Art Deco, modelada na figura de bailarina em pose de dana, sobre base longitudinal de contornos irregulares onde, em seu reverso, encontram-se marcas de identificao: Hutschenreuther / Selb / braso com leo encimando as letras LHS / Germany / Kunstabteilung em verde e, prensada, Achtziger; 22 cm de altura total. Alemanha, sc. XX.

Hans Achtziger foi designer e modelador de porcelana, membro da 'Werkbund alem. Treinou de 1937 a 1939 na Staatliche Fachschule fr Porzellanindustrie em Selb, Baviera. Depois de 1946, estudou na Bau-und Handwerker Schule em Munique antes de ingressar na Hutschenreuther AG, onde foi diretor do departamento de arte de 1961-64 antes de dirigir o estdio de decorao e forma. Criou servios de jantar e um grande nmero de esculturas de animais para a empresa.

 

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033

Edouard Cortes.

Port Saint-Denis. Guache sobre papel, 59 cm x 30 cm. Assinado embaixo direita: E. Cortes.

 

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034

Santo Antnio.

Imagem de madeira esculpida, policromada e dourada, representado Santo em p segurando o Menino Jesus sobre livro esquerda, cruz na mo direita, olhos de vidro, bom panejamento, ps calados com sandlias, cinto de corda, base escalonada de frente arredondada e contos chanfrados; 63,5 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII.

Acompanha resplendor de prata de 11 cm de altura e cruz de matel prateado.

 

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035

Calixto, Benedicto.

Casarios com Bandeira Francesa. leo sobre madeira, 26,3 cm x 15,3 cm. Assinado embaixo direita: B. Calixto.

 

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Alfredo Volpi.

Paisagem Rural. leo sobre madeira, 26,5 cm x 34,5 cm. Assinado embaixo esquerda: A. Volpi.

Registrado no projeto Volpi sob o n 2306, que data o quadro como final da dcada de 20 e inicio da dcada 30;

 

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037

Santo Antnio.

Imagem de madeira esculpida e policromada e discreta dourao, representado Santo em p segurando o Menino Jesus sobre livro esquerda, olhos de vidro, bom panejamento, ps calados com sandlias, cinto de corda, base retangular com cantos chanfrados; 35,5 cm de altura. Brasil, sc. XIX.

Esto ausentes os atributos desta iconografia, as flechas.

 

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038

Excepcional cama D. Jos I, dita de viuvo, de jacarand escuro. Cabeceira, ps e montantes ricamente lavrados; estrado com 104 cm x 205 cm; 150 cm de altura da cabeceira. Brasil, sc. XVIII.

 

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039

Manuel Santiago.

Natureza Morta com Frutas. leo sobre tela, 46 x 55 cm. Assinado embaixo esqueda e no reverso: Manuel Santiago.

 

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040

Sopeira de prata inglesa de corpo bojudo e circular, acinturado em sua parte superior, com borda movimentada e aba decorada por elementos fitomrficos e volutas; duas alas simtricas e opostas seguindo o mesmo padro de decorao; puxador da tampa ovoide, com godres. O todo sobre base almofada e escalonada. No corpo, prximo a uma das alas, marcas de identificao da prata de Sheffield com letra data para os anos de 1961/1962 e marca do prateiro, parcialmente legvel e no identificado. Inglaterra, sc. XX.

 

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041

Mesa de encostar de madeira envernizada Tampo retangular movimentando encimando saia entalhada tendo, em sua parte frontal, cara de leo em relevos; sobre quatro pernas recurvas; 77,5 cm de comprimento, 37 cm de largura e 83,5 cm de altura total. Brasil, sc. XX.

 

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042

Oscar Pereira da Silva.

Semana da rvore. Aquarela sobre carto apoiado em placa, 36 cm x 51 cm. Assinado embaixo esquerda: Oscar P da Silva. No reverso da placa inscrio: Semana da rvore/Parque da Cidade/Rio de ...../e outras inscries ilegveis.

 

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043

Chiurazzi Napoli.

Furietti Centauros. Dois Centauros de bronze patinado, O Velho e o Novo, sobre bases retangulares escalonadas de bronze e mrmore rajado com 36,5 cm de comprimento e 20,5 cm de largura; 59 cm e 65 cm de alturas totais, respectivamente. Sobre a superfcie das bases de bronze cache em baixo relevo com inscrio:

Chiurazzi / Napoli.

O Velho - Centauro barbudo, com expresso de dor, representado com as mos amarrdas nas costas, cabea e tronco inclinados para para trs direita; perna dianteira levantada com cauda caida para o lado direito. Nas costas, uma ligeira depresso mostra que um pequeno Eros, deus alado do amor, costumava sentar-se em suas costas.

O Jovem - Centauro retratado com rosto alegre, segurando um lagobolon (basto utilizado para caar lebres) na mo esquerda e apoiado sobre o ombro, pele de um javali pendurada sobre o brao esquerdo, perna e brao direito levantados, tronco e cabea voltados para a esquerda.

"Furietti Centauros"

A descoberta das esculturas em mrmore, do perodo Helenstico compreendido entre os sculos III e II A.C, ocorreu em dezembro de 1736 durante escavaes realizadas pelo Cardeal Giuseppe Alessandro Furietti, antiqurio e filolgo, quando sua equipe desenterrou as famosas esttuas de centauros conhecidas hoje como "Furietti Centauros". Tornando-se rapidamente as mais clebres de Roma. Em 1765 foram compradas por Clemente XIII e doadas ao Museu Capitolino, sendo exibidas no salo principal do Palazzo Nuovo.

Fundio Chiurazzi

Fundada por Gennaro Chiurazzi snior (1840), primeiro aprendiz e depois digno seguidor de Pietro Masulli, o famoso escultor napolitano que primeiro concebeu e ps em prtica a ideia de copiar antigas obras de arte em seu esplendor, inspirando-se no mtodo de Cellini.

Desta forma, todos os amantes da arte podero admirar e comprar nas esplndidas galerias cpias das obras antigas de Pompeia, Ercolano, Roma e todos os museus italianos. Por ocasio da Exposio Mundial em St. Louis (1900), o triunfo de Gennaro Chiurazzi pai honrou tanto Npoles e a Itlia que toda a imprensa americana da poca deu muito espao para escrever sobre ele.

Federico e Salvatore Chiurazzi continuaram o trabalho de seu pai no perodo mais importante (1895 - 1939) que durou at a Segunda Guerra Mundial. Esta poca deu origem s marmorarias, cermica, fundio monumental, fundio tradicional e fundio para a cpia de obras clssicas, e registrou o maior nmero de trabalhadores, 600 pessoas altamente qualificadas, verdadeiros artistas na sua rea, produzindo obras monumentais para todos os pases. Entre elas, a Madonna del Carmine em Cuba, o grupo equestre em homenagem ao General Artigas em Montevidu, as obras para o Carnegie Library College em Pittsburg, a quadriga de Politeama Garibaldi em Palermo, a quadriga de Vittoriale em Roma, o monumento do Visconde Caijru na Bahia, o grupo "Civilizao e Cincia" no Panam, o grupo equestre de Diaz em Npoles.

O grande desenvolvimento da fundio monumental no impediu a atividade primria e tradicional de copiar as obras clssicas que, em vez disso, se espalharam por todo o mundo graas s demandas vindas tanto de colecionadores particulares quanto de amantes e de muitos museus, como os de Londres , Edimburgo, Cambridge, Aberdeen, Glasgow, Dublin, Cardiff, Nova York, St. Louis, Brooklyn, Boston, Baltimora, Chicago, Pittsburg, Kansas City, San Francisco e muitos outros interessados em exibir em suas galerias as cpias das obras guardadas em Museus.

A alta qualidade e a perfeita fidelidade dessas reprodues, que foram possveis graas ao prestigioso trabalho de artistas formados na escola de artesos de Chiurazzi, trazidos ao fluxo contnuo de demandas do exterior. S a crise que a guerra provocou em 1939 ps fim ao esplendor daquele perodo extraordinrio, que teria durado definitivamente num mundo pacfico e harmonioso.

O filho de Federico, Gennaro Chiurazzi junior (1987), criado sombra dos outros e amadurecido no melhor perodo, viu-se sozinho, com quase 50 anos, no momento muito difcil da recuperao, aps a tragdia que chocou todo o mundo.

A fundio tradicional das obras clssicas continuou graas seriedade inalterada e ao amor pela arte da terceira gerao de trabalhadores.

Fundio Chiurazzi pertence uma galeria exclusiva, muio famosa e importante, com moldes de gesso por ela produzidos copiando os originais guardados em vrios museus italianos, desde as esttuas do Museu Nazionale em Npoles at as esttuas do Museu Vaticano, Museu Capitolino, Museu di Villa Borghese em Roma, dentre diversos outros.

A galeria de gesso de Chiurazzi constitui um patrimnio extraordinrio, absolutamente necessrio para a reproduo em bronze de cpias exatas de obras clssicas e modernas, especialmente da melhor escultura napolitana do sculo XIX. Este patrimnio, fruto de um trabalho de 100 anos, realmente exclusivo e nico em todo o mundo, pois hoje no dada nenhuma autorizao das Autoridades competentes para a reproduo em bronze das obras expostas nos vrios museus italianos.

Portanto, as nicas reprodues exatas e perfeitamente refinadas do patrimnio escultrico clssico e moderno s podem ser produzidas na Fundio Chiurazzi, graas sua galeria anexa de moldes de gesso. A este respeito, pode-se mencionar a proviso para o "Museu J. Paul Getty" em Malibu na Califrnia em 1974-75, que ordenou todas as cpias de bronze e mrmore dos originais guardados no Museo Archeologico Nazionale em Npoles para fornecer suas galerias. (Dra. Carmela Iacarino)

 

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044

Fuga Para o Egito.

Conjunto de Imagens de madeira policromada e dourada, representando Nossa Senhora sobre um burrico segurando O Menino Jesus, com So Jos caminhando frente com cajado na mo esquerda e olhando para trs. Base almofadada com detalhes irregulares, como se pedra fosse, e rvore ao fundo sobre pequena elevao; 28,5 cm de comprimento e 32,5 cm de altura toral. Brasil, sc. XVIII.

 

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045

G. Abell.

Madame Du Barry. Escultura de bronze patinado e marfim, apresentando-se de p segurando ramo de flores, base circular de nix, identificada na frente da base e assinada atrs, G Abell; 68 cm de altura total. Frana, sc. XIX.

 

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Mary Nicholl, para Royal Doulton Past Glory. Grupo escultrico de porcelana policromada, modelo HN 2484; 19 cm de altura total. Inglaterra, sc. XX.

 

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Piet.

Imagem em madeira policromada representando a Virgem contrita, na sua iconografia clssica; 44,5 cm de altura. Brasil sc. XVIII.

 

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048

Conjunto de seis cadeira de madeira de lei. Espaldar movimentado nas extremidades ornado na parte superior por dois pees, vazado verticalmente nas laterais centalizando encosto de palinha. Assento retangular com modura de madeira e parte central de mesmo material do encosto sobre quatro ps, sendo os anteriores torneados em sees e os posteriores de perfis retos; 109,5 cm de altura do espaldar.

 

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049

Roger Richard.

Napoleo Bonaparte. Grupo escultrico de bronze patinado na figura de Napoleo Bonaparte fardado com condecoraes; de p sobre rocha modelada de forma naturalista com guia imperial frente onde, em seu lado esquerdo, encontra-se assinatura incisa: Roger Richard. Cabea ligeiramente inclinada para frente com expresso facial pensativa, brao direito dobrado com parte da mo no interior da jaqueta; 50 cm de altura total. Frana, sc. XIX/XX.

 

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050

Par de jarras de prata de lei repuxada e cinzelada; orpo bojudo decorado com elementos conchoides e fitomorficos, pescoo curto com bico no formato rosto de Bacco, ala com volutas, base circular com perolado. No reverso da base marca de contraste do Porto Javali II titulo e marca de ourives do Porto Serafim Ferreira Valente registrada em 1911; 28 cm de altura, cada. Portugal, sec.XX.

 

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Gino Bruno.

Crianas a Caminho de Pequinique no Bosque. leo sobre tela, 65 cm x 50 cm. Assinado embaixo direita: Gino Bruno

 

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052

Nu Feminino em bronze patinado na tonalidade dita "brown patinaction". maneira de "porteuse" carrega um jarro sobre a cabea, atribuvel a dcada de 50;

119 cm de altura.

 

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053

Caldeirinha, e seu hissope de metal prateado no formato de vaso Medici; borda ornada em gomos, ala recurva e base circundada com perolados onde, em sua lateral, encontra-se marca de identificao: LF a Paris; 24 cm de altura total, (com a ala levantada). Frana, sc. XIX.

 

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Reynaldo Fonseca

Sem Ttulo. Pincel seco sobre carto colado em placa, 70 cm x 50 cm. Assinado e datado esquerda: Reynaldo / 1988. Acompanha certificado do Atelier do artista, com firma reconhecida em 2 de junho de 2019, assinado por Lucia

Helena de Aquino Fonseca. cdigo: RY.1988.PS.002.

 

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055

Calvrio de madeira policromada, tardio, com vestgios de dourao, adornado por quatro Imagens entalhadas e policromadas com suas respectivas medidas totais, incluindo os resplendores: Cristo Crucificado, 25,5 cm; Nossa Senhora das Dores, 26 cm; Santa Maria Madalena, 21,5 cm; So Joo Evangelista, 26 cm. Brasil, sc. XVIII.

Todas as Imagens executadas por grande Mestre, necessitando de maiores e mais detalhados estudos para atribu-las a um deles, como por exemplo ao Mestre Piranga.

 

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056

Guerreiro. Escultura de bronze prateado, com detalhes dourados, modelada na figura de guerreiro vestido com armadura, mo direita sobre escudo postado atrs de seu copo e esquerda apoiada sobre espada de p. Base circular, tambm de bronze prateado, encimando bloco retangular de mrmore com cantos chanfrados. Sobre a base cachet com as iniciais "RM" encimadas pela letra "u", no identificado; 46 cm de altura total. Europa, sc. XX.

 

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057

Antnio Gomide.

Espera na Estao Ferroviria. Desenho a lpis crayon, 29 cm x 47 cm. Assinado embaixo esquerda: Gomide.

 

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058

Mestre Valentim.

So Cristvo. Imagem de madeira, 100 cm de altura. Pertenceu a Igreja Santa Cruz dos Militares.

Adquirida pelo colecionador, pesquisador e estudioso da obra do artista no leilo patrocinado pela Irmandade da Santa Cruz dos Militares aps o incndio ali acontecido em 1924, Jos Mariano Filho.

Participou da exposio de "Arte Sacra, Retrospectiva Brasileira", realizada em 1955 por ocasio do XXXVI Congresso Eucarstico Internacional, organizada por D. Clemente da Silva Nigra, constando do catlogo (disponvel para consulta) sob o nmero 127, pgina 30: " SO CRISTOVO. Madeira. c. 1730. Altura 100 cm. Atribudo ao Mestre Valentim da Fonseca e Silva. Da Igreja Santa Cruz dos

Militares. Pertence ao Sr. Cludio Mariano. Rio de Janeiro ".

Participou do leilo do grande e saudoso leiloeiro Hernani, em 1970 "Coleo Claudio Mariano", ento herdeiro do Sr. Jos Mariano Filho e cuja ex-esposa atesta em carta, endereada pessoa para qual vendeu, todas as informaes acima.

 

 

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059

Santa Teresa D' Avila.

Imagem de madeira policromada e encerada representando a Santa de p com longo manto, segurando com a mo esquerda livro aberto e a direita estendida em posio de segurar a pena; 31,5 cm de altura. Brasil, sc. XVIII.

Esta ausente um atributo da Imagem, a pena e duas falanges nos dedos da mo direita.

 

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060

Grande bule de prata de lei com corpo bojudo, decocrado com elementos florais, ala recurva com isolante trmico de marfim, bico modelado em cabea de ave, puxador da tampa no formato de boto. O todo sobre base retangular almodadada terminada em quatro ps de garras. Sobre um dos lados da base marcas de identificao; P coroado, marca da prata do contraste do Porto Caetano Rodrigues de Araujo, registrada em 1853 e usada, segundo Laurindo Costa, at 1861- marca do ourives do Porto, dos meados do sculo XIX; em conformidade com Marcas de Contrastes e Ourives Portugueses, pgina 11, marca102 e pgina 90, marca 860, respectivamente; 31,5 cm de altura total. Portugal, sc. XIX.

 

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061

Yolanda Mohalyi.

Figura Feminina Sentada. Tcica mista sobre papel, 65 cm x 50 cm. Assinado e datado embaixo esquerda: Yolanda Lederer Mohalyi / 1948. No reverso etiqueta: Autor; Yolanda Mohaly/Ttulo: S/ttulo (Figura de uma mulher)/Tcnica: Aquarela s/papel /Dim.: 67 x 50/Ano: 1948.

 

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062

Nossa Senhora da Apresentao.

Fatura erudita em madeira de cedro representando a Virgem com o Menino Jesus ao colo, e apoiada sobre estrutura circular significativa da abbada celeste. Rico panejamento apresentando pintura original e cabeleira em cachos, parcialmente visvel por sob o vu; 36 cm de altura. Maranho, Brasil, incio do sc. XVIII.

 

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063

Tarsila do Amaral.

Sem Titulo. Nanquim e tinta ferroglica sobre papel, 21,5 x 29,7 cm. Assinado embaixo direita: Tarsila.

Verso de ilustrao no utilizada para o livro Sol sem Tempo II.

Reproduzido sob. n DI 320 pagina 97 do catlogo Raisonn Tarsila do Amaral volume III.

 

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064

Nossa Senhora do Leite.

Imagem de madeira lavrada policromada e dourada, apresenta-se sentada com o Menino Jesus no colo e seio esquerdo exposto, bom panejamento, cabelos soltos repartidos, manto com esgrafitos, apoiada sobre nuvens em volutas com cinco rostos de anjos alados, base retangular com cantos chanfrados; 78 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII. Acompanha resplendor de prata com vermeil de 8 cm de altura.

 

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065

Santa Rosa.

Msicos. Aguada e guache sobre carto, 31 cm x 25 cm. Dedicado e assinado embaixo direita: Ao Dante / Santa Rosa. No reverso: P 19 8 78

 

 

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066

Giovanni Boldini.

Il Buon Toscano. leo sobre tela, 78,5 x 59,5 cm. Assinado e datado em cima esquerda: G. Boldini 19...ilegvel por oxidao do verniz, necessitando de limpeza.

 

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067

Santa Ceclia. Imagem de madeira entalhada e policromada apresentenado a Santa segurando harpa com a mo direita, representando o louvor e a msica que ela cantou a Deus no momento de seu martrio e, na mo esquerda, uma palma representando a vitoria dos Santos sobre a morte; 63 cm de altura. Sc. XVIII.

 

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068

Bandeja e tesoura espevitadeira de prata repuxada e cinzelada; corpo retangular, varanda vazada decorada com flores folhas e abacaxis; plano com ramos e flores e reserva circular central, sobre quatro ps em volutas; marca de contraste da cidade do Porto (P-40) utilizada em 1853 e de prateiro IRP do Porto, no identificado, no plano e na ponteira da tesoura;

22 x 10 cm x 3,5 cm de altura. Portugal, sc. XIX.

 

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069

Aldo Bonadei.

Brincando com Cachorro. Aguada, 20 cm x 26 cm. Assinado e datado embaixo esquerda: Bonadei 45.

 

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070

Santa Luzia. Imagem de barro moldado, esculpido e queimado, policromado, representando Santa Luzia em p, olhos puxados, cabelos soltos e descobertos, segurando com a mo esquerda pequeno clice e patena contendo dois olhos e na mo direita uma palma, bom panejamento, apoiada sobre base retangular com cantos chanfrados; 43 cm de altura. Brasil, So Paulo, sc. XVII.

Descrio pormenorizada sobre a iconografia desta Santa pode ser encontrada no lote 165.

 

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071

Henner Jean Jacques. Nu Feminino. leo sobre madeira, 27,2 cm x 22,2 cm. Assinatura embaixo esquerda, parcialmente legvel. No reverso selo do Escritrio de Renato Magalhes Gouva Escritrio de Arte e selo com inscrio: tude de Me Guy Loudmer/30, Place de la Madeleine - Paris 8.

 

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072

Par de talhas longitudinais de madeira entalhada, policromada e dourada, com belos movimentos drapeados, decorada em sua parte superior com elementos fitomrficos estilizados; 65,5 cm de comprimento. Brasil, sc. XIX.

 

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073

Santana Mestra.

Imagem de madeira esculpida, policromada e discreta dourao, representando Sant'Ana sentada segurando livro e abraando Nossa Senhora Menina com cabelo preso, de p sua direita; cabelos totalmente cobertos por manto curto, bom panejamento, sapato a mostra, espaldar alto recortado encimado por floro e volutas e base quadrada com cantos arredondados; 101,5 cm de altura. Brasil, sc. XVIII.

 

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074

Almeida Junior.

Nu Masculino. Grafite sobre papel, 63,5 x 43 cm. Assinado e datado embaixo esquerda: Al da Jr/78.

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075

Rara escultura de madeira entalhada e policromada representando Menino Jesus deitado, pernas e braos ligeiramente flexionados e levantados, com olhar angelical para seu lado esquerdo; olhos de vidro; 47 cm x 41 cm e 21 cm de altura. Brasil, sc. XVIII.

 

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076

Bandeira, Antonio.

Casario com Figuras e Lago. Guache e nanquim e nanquim sobre papel colado em tela, 29,5 cm x 42,5 cm. Assinado, localizado e datado embaixo esquerda: Antonio Bandeira/I.G. 24-1-46. No reverso carimbo: Autenticao/Declaro que o trabalho no verso, com as caractersticas abaixo obra autentica: Autor: Antonio Bandeira/Tecnica: Guache/40 x 3 cms/Data: 24-1-1946 / Assinatura ... Descrio: Paisagem com Figuras e Lago. Carimbo do MAM, parcialmente legvel devidamete rubrcado.

 

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077

Mestre Piranga - atribuio

So Sebastio. Imagem de madeira esculpida e policromada, com esgrafitos e dourao, representando o santo seminu com pano vermelho encobrindo suas partes ntimas, amarrado em tronco sobre bloco de pedras entalhado de forma naturalista; 45 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII.

Esto ausentes os atributos desta iconografia, as flechas.

A imagem de So Sebastio, to conhecida de todos ns, revela um momento importante do martrio deste grande santo. Francs de nascimento, nascido em 256, Sebastio ingressou no exrcito romano e tornou-se capito da guarda pretoriana, cargo de confiana do imperador. Sebastio, porm, era cristo e, sempre que podia, visitava os irmos na f que estavam presos, levando-lhes conforto espiritual e consolo. Posicionava-se contra as perseguies e torturas infringidas aso cristos. Por isso, descoberto pelo Imperador Maximiano, foi preso, torturado e obrigado a renunciar a sua f crist. Negando-se a obedecer, o imperador o condenou a uma morte lenta e exemplar.

As flechas revelam-nos a primeira fase das torturas que o santo enfrentou. Tendo como algozes seus companheiros de exrcito, So Sebastio suportou vrias flechadas em seu corpo sem renegar a f. Quando todos pensaram que ele estivesse morto, deixaram-no amarrado para ser devorado pelos animais e aves de rapina.

So Sebastio representado amarrado numa rvore em especial: o carvalho. No cristianismo primitivo, o carvalho era o smbolo da perseverana, da tenacidade e da persistncia, por causa da dureza desta madeira nobre. Assim, este smbolo nos fala da firmeza, da tenacidade e da perseverana de So Sebastio. E a fora que ele recebeu do cu foi to grande, que ele no morreu em decorrncia das flechadas. Ele foi recolhido por outros cristos e cuidado por Santa Irene at se recuperar totalmente. O carvalho simboliza toda essa fora de So Sebastio.

O corpo seminu simboliza a humilhao que ele sofreu por parte do imprio romano. Simboliza tambm o 'despir-se do homem velho, fraco e pecador, para vestir-se de Cristo, forte e vencedor.'

O pano vermelho encobrindo suas partes ntimas, simboliza o duplo martrio. O primeiro este retratado na imagem. O segundo foi aquele que causou sua morte fsica e teve causa mais nobre ainda. Depois de recuperado, Sebastio voltou a se apresentar ao imperador, para lhe pedir que parasse com as perseguies contra os cristos, alegando que o imperador estava perseguindo o prprio Jesus Cristo na pessoa de seus seguidores. O imperador, porm, no cedeu e mandou que Sebastio fosse aoitado e decapitado. Assim aconteceu. Por isso, o pano vermelho em So Sebastio representa seu duplo martrio.

A aura de So Sebastio representa sua santidade, testemunhada por vrios cristos da poca. Esta santidade aparece desde o seu amor dedicado aos cristos presos e necessitados, at sua disposio de morrer por Jesus Cristo sem renegar sua f. Trata-se de um grande testemunho, que serviu de exemplo para milhares de cristos ao longo de sculos.

 

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078

Par de candelabros de parede com estrutura de madeira dourada, em forma de S, para dezesseis lmpadas cada um; 85 cm de largura por 90 cm de altura. Itlia, sc. XVIII.

Pertenceu ao Palcio Barberini, em Roma. Necessitando pequenos restauros.

 

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079

Rebolo, Francisco.

Paisagem Rural. leo sobre placa, 21 x 30 cm. Assinado e datado embaixo direita. F. Rebolo 62.

 

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080

Nossa Senhora da Conceio.

Imagem de madeira entalhada com resqucios de policromia, dourao e esgrafitos, com belo movimento no seu panejamento, caracterstico do Barroco Brasileiro. Apresenta-se de forma bem caracterstica iconografia de Nossa Senhora da Conceio: de p, mos postas, sobre trs cabeas de anjos e meia lua; base elevada e facetada; 41,5 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII / XIX.

 

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081

Mesa de madeira de lei revestida de rdica. Tampo retangular com larga moldura centralizando vo de 125 cm de comprimento e 69,5 cm de largura, encerrado por tampo de cristal transparente. Ps recurvos apoiados em em base com degraus, sendo o primeiro de lados chanfrados; 221 cm de comprimento, 111 cm de largura e 79 cm de altura. Brasil, sc. XX.

 

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082

Vicente Labriola.

Paisagem com Casas. leo sobre tela, 46 x 65 cm. Assinado e datado embaixo direita: Vicente Labriola/1966. Sem moldura.

 

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083

Cristallerie Baccarat.

Servio de seis taas para vinho. Selo do fabricante gravado a cido, utilizado a

partir de 1936; 7,5 cm de dimetro de boca e 20 cm de altura. Frana, sc. XX.

 

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084

So Joo Evangelista.

Imagem de madeira esculpida, resqucios de policromia e dourao, representando So Joo, com olhos puxados e de vidro, nariz afilado, barba bipartida, cabelos soltos, brao direito levantado e livro na mo esquerda; bom panejamento, ps descalos mostra, base retangular; 26,5 cm de altura. Brasil, sc. XVIII.

Imagem executada por grande Mestre, necessitando de maiores e mais detalhados estudos para atribu-las a um deles, como por exemplo ao Aleijadinho.

 

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Di Cavalcanti, Emiliano.

Fuso. Lps sobre papel, 45,3 cm x 35,3 cm. Assinado embaixo esquerda:

Di Cavalcanti.

 

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086

Par de peanhas de cedro com lados lavrados com ornato fitomrfico, folhas em relevos; 41 cm x 20 cm e 28,5 cm de altura. Brasil, sc. XVIII.

 

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087

Michael Powolny.

Till Eulenspiegel - Espelho de Coruja. Escultura de faiana policromada e esmaltada modelada na figura de Arlequim sentado, com tronco inclinado para frente, brao esquerdo apoiado sobre a perna, olhando uma coruja presa entre seus ps. O todo sobre base retangular de 30,5 cm x 9,5 cm e 1,7 cm de altura; 17,7 cm de altura total. ustria, Viena, sc. XX.

Modelo criado circa 1907. A escultura foi quebrada e devidamente restaurada profissionalmente, podendo ser visto, no reverso de sua base, diversos vestgios de restauro sem, em momento algum, comprometer sua beleza e criao artstica.

Michael Powolny foi um escultor e ceramista austraco que foi chefe da cermica no Wiener Werkstte em Viena durante o incio do sculo XX. Suas figuras e objetos decorativos utilizam a esttica Jugendstil (Art Nouveau austraca) semelhante ao trabalho de outros secessionistas vienenses, como o pintor Gustav Klimt e o arquiteto Koloman Moser. Notavelmente exclusivo de seu estilo a tecelagem de elementos florais em padres de arabescos em meio a figuras e arquitetura. Nascido em 18 de setembro de 1871 em Judenburg, ustria, ele aprendeu o ofcio de cermica com seu pai e passou a estudar cermica na Escola de Artes Industriais de Viena em Znaim, ustria em 1894. Ele tambm estudou por vrios anos na Universidade de Artes Aplicadas em Viena. Em 1906, junto com o artista Bertold Lffler, fundou a oficina Wiener Keramik, que mais tarde foi absorvida pela Wiener Wekstatte, uma coalizo de artistas visuais com sede em Viena. As obras de Powolny esto nas colees da Neue Galerie em Nova York e do Museu Britnico em Londres, entre outras. Ele morreu em 4 de janeiro de 1954 em Viena, ustria.

 

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088

Cristo crucificado em madeira policromada, com pintura original, cruz arrematada por ponteiras no estilo D. Jos I brasileiro. Coroa de espinhos entalhada no mesmo bloco e a figura do Crucifixado trabalhada em Punjante realismo da dor extremada no realismo da anatomia dorsal. Sob a tarja onde se l "INRI", resplendor tambm

D. Jos encima a cabea do Cristo; 37 cm e 72,7 cm de altura. Brasil, sc. XVIII.

 

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089

Grande salva de prata Vitoriana, de formato circular, sobre quatro ps de garras com bola. Borda com godres, dividida em seis sees, delimitadas por folhas estilizadas, e centralizadas por elementos conchoides. Plano com profusa decorao cinzelada de elementos fitomrficos, esferas e volutas, centralizado por botes florais e perolados onde, em seu reverso, encontram-se marcas de identificao da prata de Londres, para os anos de 1884/1885, e do prateiro RM/EM, no identificado; 42 cm de dimetro. Inglaterra, sc. XIX.

 

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090

Oscar Pereira da Silva.

Carro de Boi. leo sobre tela, 37,5 x 45,5 cm. Assinado e datado embaixo direita: Oscar P. da Silva 37.

 

 

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091

So Miguel.

Imagem em madeira esculpida, policromada e dourada, com belo movimento de sua tnica drapeada e rico traje de soldado. Capacete encimado por penacho e sandlias de canos altos arrematadas por pseudo cabouchons, tambm em madeira. Acabamento em esgrafitos arrematam os "rolos" de nuvens sobre as quais se apoia o Arcanjo, num todo de grande movimentaao barroca; 46 cm de altura. Brasil, sc. XVIII.

Esto ausentes os atributos desta iconografia, a espada e a balana.

 

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092

Chocolateira de prata de lei repuxada, modelada e cinzelada, profusamente decorado em alto e baixo relevos por elementos fitomrficos, conchas e elementos repetitivos; bico no formato de cara de golfinho, ala em voluta invertida e puxador da tampa no formato de folha estilizada. Na borda interna da tampa marca da contrastaria de Lisboa, Javali 1 ttulo que, segundo Marcas de Contrastes e Ourives Portugueses, volume II, pgina 14, n 67, Marca de garantia da prata do toque de, 916 usada na Contrastaria de Lisboa de 1887 a 1938"; prateiro no identificado. Na base circular, em sua borda, repetio das marcas encontradas na tampa, inscrio Leito & Irmo/Lisboa e, em seu reverso, assinatura incisa F. Sousa/2 - 1925; 23 cm de altura total. Portugal, sc. XX.

 

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093

Graciano, Clvis.

Mulher com Feixe de Flores na Cabea. Monotipia, 56 cm x 41 cm. Assinado embaixo direita: Graciano.

 

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Nossa Senhora do Carmo.

Imagem de madeira esculpida, policromada e dourao, apresenta-se em p, cabelos soltos, capa cobrindo os ombros, bom panejamento, smbolo da Ordem do Carmo no peito, segurando a esquerda o Menino Jesus, base circular alta com rosto de trs anjos; 32,7 cm de altura. Brasil, sc. XVIII.

Apresenta restauro; brao esquerdo do Menino Jesus colado.

 

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Ottone Zorlini.

Escultura de bronze fundido e patinado modelado na figura de ndio com arco, em posio de atirar flecha; 120,5 cm de altura total. Assinado na base: O. Zorlini.

Brasil, sc. XX.

 

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Par de robustas peanhas de madeira policromada e dourada; corpo retangular com 22,5 cm x 31,5 cm e 54 cm de altura; decoradas com entalhes de elementos fitomrficos em relevos. Brasil, sc. XVIII.

Ex coleo Joo Augusto de Souza Lima.

 

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097

Arranque de escada em madeira de cedro entalhada em volutas, elemento foleares e roms; 23,6 x 37 x 69 cm. Bahia, sc. XVIII.

Elemento decorativo associado arquitetura, colocado no incio de uma escadaria para auxiliar no impulso inicial para a subida.

 

 

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Jos Antnio da Silva.

Engenho. Aguada e nanquim sobre papel, 50 cm x 65 cm. Assinado embaixo no meio e datado embaixo direita: J A S Silva/1950.

 

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Nossa Senhora dos Prazeres.

Pequena Imagem de terracota policromada modelada na Figura de Nossa Senhora sustentando o Menino em seu brao esquerdo com o p apoiado sobre sua mo direita. O todo sobre base oval; 12,5 cm de altura. Brasil, So Paulo, sc. XVIII.

 

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Djanira da Motta e Silva.

Sem Ttulo. Nanquim sobre papel, 21,5 cm x13,7 cm (a mancha). Assinado embaixo direita: Djanira. No reverso: Coleo Abelardo Rodrigues - Recife/Djanira/1949/N.Y./ assinatura ilegvel.

 

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101

Santo Antonio.

Imagem de madeira entalhada policroma e dourada representando Santo Antonio com vestimentas tpicas de um Franciscano. Descalo, de p sobre base retangular de ngulos facetados, segurando com a mo esquerda livro sob Imagem do Menino sentado; 40 cm de altura total. Portugal, sc. XVII.

Apresenta perdas na policromia.

 

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102

Royal Copenhagen.

Fauno com Gaita de Pan. Escultura de porcelana policromada modelada na figura de fauno sentado tocando gaita. No reverso da base marca de identificao do fabricante, em verde: Royal/Copenhagen Dinamarca, circunscrevendo coroa e n 1980 /1736; 14 cm de altura. Dinamarca, sc. XX.

 

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103

Carlota Martins dos Santos (Portugal, 1916).

Paisagem Imaginria. leo sobre tela, 31 x 43,5 cm. Assinado embaixo direita: Carlota Santos.

Pintora e restauradora. Transferiu-se para o Breasil em 1920 e naturalizou-se brasileira. Fez curso na Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, conquistando os prmios: medalha de bronze em 1955; medalha de prata em 1956 e medalha de ouro em 1957.

Por duas vezes participou como Membro da Comisso do Salo Nacional de Belas Artes, 1963 e 1969.

Exps individualmente, em 1962, na Galeria Macunaima, Rio de Janeiro; GEAD, Rio de Janeiro, em 1968; e Panorama, Salvador, Bahia, em 1969.

Participou do Salo Nacional de Belas Artes, medalha de Bronze, trs prmios aquisio, medalha de ouro e prmio de Viagem ao estrangeiro, Rio de Janeiro, 1957 a 1965.

Fonte: Dicionrio Brasileiro de Artistas Plsticos - Instituto Nacional do Livro - MEC; volume 4, pgina 182.

 

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104

Escultura Art Deco de faiana policromada, modelada de forma naturalista, na figura de danarin em pose de dana sobre base almofada oval onde, em seu reverso, encontra-se marca do fabricante gravada em verde, no identificada; 23 cm de altura total. Europa, sc. XX.

Apresenta restauro.

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Santo Beneditino.

Imagem de madeira esculpida, policromada e dourada; apresenta-se de p com a cabea parcialmente coberta, bom panejamento com esgrafitos, sapatos a mostra, segurando a esquerda um cajado, sobra base quadrada de cantos chanfrados; 46 cm de altura. So Paulo, sc. XVII. Acompanha cajado.

 

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Cavalo de carrossel, de madeira entalhada e policromada, apresentando os arreios pintados em tonalidade escura; 101,3 cm x 19,5 cm e 55 cm de altura, sem a base; 92,5 cm de altura total. Acompanha base de ferro, que possibilita movimento empinado. Brasil, incio do sc. XX.

 

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107

Djanira da Motta e Silva.

Candombl. Guache sobre carto, 52 cm x 37 cm. Assinado e datado direita: Djanira 52. No reverso: Djanira - 1952/52 x 37 cms (guache) /Candombl/Coleo Genildo Valena.

 

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108

Ernesto Bazzaro.

Pifferaio. Escultura de bronze patinado, representando figura masculina em p trajando roupas de poca, tocando flauta, assinada direita da base "Bazzaro" e intitulada na parte frontal "Pifferaio"; 73 cm de altura. Itlia, incio sc. XX. c. 1915. Flauta apresentando colado.

 

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109

Biombo oriental constitudo por 6 painis decorados, cada um, por quatro reservas hexagonais, em laca, sobre os quais esto apostas esculturas em pedra dura, em relevo, de animais e modelos de vasos das vrias dinastias chinesas.

Fundo decorado com elementos fitomorfos em ncar, enquanto o reverso traz singela decorao floral, de contornos dourados; 40 x 183 cm de altura. China, sc. XX.

 

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110

Tarsila do Amaral.

Sem Titulo. Grafite e nanqum, 22,5 x 32,5 cm. Assinado embaixo direita: Tarsila.

Verso de ilustrao no utilizada para o livro Sol sem Tempo III.

Reproduzido sob. nDI 321 pagina 97 do catlogo Raisonn Tarsila do Amaral volume III.

 

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111

Malfatti, Anita.

Moinho. Aquarela, 34,5 x 44 cm as dimensoes do papel. Assinado embaixo esquerda. Annita.

Acompanha documento de autenticao assinado em 23/12/2016 por Elisabeth Ceclia Malfatti e Stela Maria C. de Camargo, datando a obra para a dcada de dez.

Pertenceu ao colecionador e marchand Giuseppe Baccaro.

 

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112

Autoria no identificada.

Cabea de Cavalo. Aquarela, 29,5 x 23,5 cm.

 

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113

Escola Jesutica Sul Americana.

Profeta Jonas. leo sobre tela, 85 x 70 cm. Sc. XVIII. Em formato oitavado, moldura entalhada com resqucios de douramento, apresenta inscrio em cima direita "Iona P. t"

O quadro representa o profeta em grande erudio, trajado maneira de dignatrio da coroa espanhola. Mandado pelo Senhor cidade de Nnive para alertar a populao da eminente destruio, desobedeceu, foi engolido por um grande peixe, arrependeu-se e foi vomitado na praia, quando finalmente dirigiu-se ao destino ordenado. L, fica fora da cidade protegido por uma rvore (representada esquerda sobre sua cabea, antes que o Senhor tambm a mandasse destruir.

O profeta reverenciado no Cristianismo, Judasmo e Islamismo, tendo sido inclusive representado por Michelangelo no teto da Capela Sistina.

 

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114

So Paulo.

Imagem de madeira esculpida e policromada representando So Paulo de p sobre base facetada. Hbito de linhas retas com ligeiros dapreados, segurando livro com a mo esquerda postado entre o brao e o corpo; 40,5 cm de altura total. Brasil, sc. XIX.

Esta ausente um dos atributos desta Imagem, a espada. A mo direita esta colada

 

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115

Almeida Junior.

Pensador e Estudo de Mo. Desenho a lpis preto; 17 x 11 cm. Sem assinatura.

No verso: diversos outros estudos.

Origem: ex-coleo Maria Helena e Eldino F. Brancante.

 

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116

Pintura Hispano Americana.

So Joo Batista. leo sobre tela, 75 x 98 cm. Amrica Espanhola, sc. XVIII.

 

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Antonio Bandeira - atribuio.

Abstrato. Tcnica mista, 3,8 x 9,2 cm. Assinado e datado embaixo esquerda: Bandeira/ 56.

 

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Nossa Senhora do Rosario.

Imagem de madeira entalhada policromada e dourada, com a Santa de p, com a mo esquerda espalmada sustentando Imagem do Menino Jesus. Belo e movimentado panejamento, caracterstico dos grandes mestres do Barroco Brasileiro; 30,7 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII.

Esta ausente um atributo da Imagem, o rosrio.

 

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Inim de Paula.

Paisagem. Gravura, 56,3 x 71 cm (a pintura). Embaixo direita: Inim... Papel apresenta pequena mancha e pequenos desgastes.

 

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nfora de porcelana francesa policromada e dourada, com corpo de formato balastre decorado em todo seu entorno com paisagem campestre e cena galante oposta a castelo e casas. Base campanular, azul cobalto, ornada com pinturas em dourado. Duas alas, opostas e simtricas, vazadas encimando rosto feminino. Alas no formato de boto e base movimentada, de elementos metlicos; 73 cm de altura total. Frana, sc. XX.

 

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Belmiro de Almeida

Figura Feminina com Chapu. Nanquim e aquarela, 30 x 20 cm. Assinado embaixo esquerda: Belmiro.

Origem: ex-coleo Maria Helena e Eldino F. Brancante.

 

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Portinari, Candido.

Colheita de Caf. Gicle, 40 cm x 44,5 cm. Acompanha Repografia Certificada Recriar.

 

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Joseph Macera.

Nossa Senhora e o Menino Jesus. Pintura sobre carto, 16 cm x 12 cm. Assinado, localizado e datado na faixa da cintura da Nossa Senhora: Joseph Macera - Roma 1842. Protegida por vidro, Italia, sc. XIX.

 

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Cena da Sagrada Famlia encimada ao centro pelo Pai Eterno e o Divino Esprito Santo que projeta raios sobre o Menino. leo sobre tela, 56 cm x 58 cm. Amrica Espanhola, sc. XVIII.

 

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So Benedito das Flores.

Imagem de madeira entalhada, policromada e dourada representando So Benedito com vestimentas de um Franciscano da Ordem dos Capuchinhos com panejamento tpico do Barroco Brasieiro. Descalo, de p sobre base facetada, segurando com a mo esquerda ponta de seu hbito esticado para apoio de rosas (representando o milagre dos pes) e, na mo direita, esponja estilizada (representando o milagre do sangue); 33,5 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII.

 

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Noe Bordignon - Escola Veneziana - 1841-1920.

Retrato de Gondeleiro. leo sobre tela, 50 cm x 37,5 cm. Assinado embaixo esquerda: Noe Bordignon. Itlia, sc. XIX / XX.

O Quadro apresenta no verso estudo de casario, posteriormente abandonado pelo artista.

Ativo principalmente em Veneza, onde foi membro destacado da "Academiadi Belle Artidi Venezia".

 

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Sammarco, Amleto Nicola Daniele.

Marinha. leo sobre tela, 40 cm x 50 cm. Assinado embaixo direita: Sammarco.

No reverso: 20 Salo Paulista de Belas Artes.

 

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Andy Moss, para Peggy Davies Ceramic.

The Bather. Grupo escultrico Art Deco de porcelana policromada. Edio limitada a 650 exemplares, sendo este o de n 163; 23 cm de altura total. Inglaterra, sc. XX.

Fundada por Kevin Pearson & Francis Salmon, a cermica Kevin Francis tornou-se conhecida por sua excepcional qualidade e criatividade em cermica de arte figurativa.

Inicialmente focada em Toby Jugs com designs criados e inspirados pelos parceiros, a empresa rapidamente se estabeleceu entre os colecionadores.

Kevin & Francis inicialmente encomendou seu trabalho Royal Doulton. Aps seu primeiro lanamento, eles firmaram uma parceria exclusiva com Peggy e Rhodri Davies para produzir todos os seus projetos atravs de suas instalaes, Peggy Davies Ceramics.

Apesar de ter sido lanada durante uma recesso, a pequena empresa sobreviveu e, no incio dos anos 90, estava focando na herana da cermica britnica com sua coleo Toby Jug. Esta coleo foi um verdadeiro teste para a arte de produo da Peggy Davies Ceramics e os resultados foram excelentes.

Tambm durante a dcada de 1990, a empresa comeou a desenvolver suas primeiras figuras, construdas em torno do tema Art Deco e das obras de Clarice Cliff e Susie Cooper em particular.

Em 1995, Rhodri Davies - agora proprietrio da parte britnica de Kevin Francis - apresentou a cermica Ladies como uma figura com um prato como pano de fundo. No verdadeiro estilo Kevin Francis, as placas eram to intrincadas e complicadas quanto as figuras.

Esses lanamentos de artigos de arte/figuras de muito sucesso, que se tornaram a espinha dorsal da coleo de Kevin Francis, foram extremamente bem-sucedidos. Muitas das edies esgotam-se muito rapidamente e algumas peas j so muito colecionveis.

 

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Edgar Maxence.

Lamuria. leo sobre tela, 39,5 x 30 cm. Assinado e datado embaixo esquerda:

E. Maxence 1892.

 

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Fernando Chaves

Gran Trianon - 2017. Fotografiaimpressa com pigmento mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem cido; formato 48,5 X 31,5 cm (tamanho da mancha de Impresso); sem moldura.

Nascido na Frana, fotgrafo editorial, formado em Artes Plsticas pela Universidade de Paris, Panthon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de fotografia na Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo, ECA-USP.

Fotgrafo independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre as quais se destacam: Elisabeth FranckGallery (Blgica); ArtModerne Internacional, Art Press, ConnaissancedesArts, Courrier de IUnesco, Galerie Albert Loeb, Berggruen& Cie, ditionsGalerie Claude Bernard (Frana); The British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopfrlag (Sucia); Weatherhill, Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); EdicionesGaglianone (Argentina); Arte enColombia (Colmbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora Grficos Burti, Fundao Bienal de So Paulo (Brasil).

Participou de exposies coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome Osaka", Osaka, Japo; Quatro Fotgrafos, 1985, Espao Fotoptica, Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo; I Bienal de la Habana, 1984, Havana, Cuba; LAmrique Latine Paris, 1982, Grand-Palais, Paris, Frana. Exposio individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do Som, So Paulo. Obteve Meno Honrosa na I Bienal de la Habana.

 

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Eliseu Visconti.

Mulher com Chapu. Aquarela sobre papel; 21 x 16,5 cm. Assinado embaixo esquerda: E. Visconti.

Origem: ex--coleo: Maria Helena e Eldino da F. Brancante.

 

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Escultura de faiana modelada na figura de co galgo sentado sobre as patas traseiras, encimando base quadrada de 31,5 cm de lados; 88,5 cm de altura total. Itlia, sc. XX.

Apresenta alguns pontos de restauro e, no reverso da base, placa de cimento, sugerindo j ter sido assentado sobre coluna de alvenaria.

 

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Manoel Faria Guimares (1895-1980)

Interior de Floresta com Riacho. leo sobre tela, 65 x 80 cm. Assinado embaixo direita: M. Faria.

 

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So Miguel Arcanjo.

Belssima Imagem de madeira esculpida, prateada e dourada, representado So Miguel Arcanjo segurando balana na mo esquerda, um de seus atributos habituais e asas movimentadas. De p sobre nuvem, com capa vemelho camaro e partes visveis do corpo encarnadas, usando seu tradicional uniforme de protetor e lder do exrcito de Deus contra as foras do mal; 82 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII.

 

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Ouseley, W. Gore.Ouseley

Serra dos Orgaos - Cabeca do Fraile. Litogravura colorida, litografo J. Needham;

35 x 41 cm.

 

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Tadashi Kaminagai.

Natureza Morta com Flores. leo sobre tela 50 cm x 70 cm. Assinado e datado embaixo direita: T. Kaminagai 1962. No reverso assinado, localizado e datado: T Kaminagai/Rio 1962.

 

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Ivan Serpa.

Natureza Morta. Aquarela, 30 x 25 cm. Assinado e datado embaixo esquerda:

I. Serpa/47.

 

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Fernando Chaves.

Versailles - 2017. Fotografia impressa com pigmento mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem cido; formato 48,5 cm X 31,5 cm (tamanho da mancha de impresso); sem moldura.

Nascido na Frana, fotgrafo editorial, formado em Artes Plsticas pela Universidade de Paris, Panthon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de fotografia na Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo, ECA-USP.

Fotgrafo independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre as quais se destacam: Elisabeth FranckGallery (Blgica); ArtModerne Internacional, Art Press, ConnaissancedesArts, Courrier de IUnesco, Galerie Albert Loeb, Berggruen& Cie, ditionsGalerie Claude Bernard (Frana); The British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopfrlag (Sucia); Weatherhill, Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); EdicionesGaglianone (Argentina); Arte enColombia (Colmbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora Grficos Burti, Fundao Bienal de So Paulo (Brasil).

Participou de exposies coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome Osaka", Osaka, Japo; Quatro Fotgrafos, 1985, Espao Fotoptica, Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo; I Bienal de la Habana, 1984, Havana, Cuba; LAmrique Latine Paris, 1982, Grand-Palais, Paris, Frana. Exposio individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do Som, So Paulo. Obteve Meno Honrosa na I Bienal de la Habana.

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Royal Doulton.

Dance of the World - American Cabaret. Escultura Art Deco, de porcelana policromada, modelada na figura de danarina americana em posio de dana, segurando com a mo esquerda bengala e com a direita aba do chapu. Trajando vestido curto preto de saia evas, luvas sem os dedos at os cotovelos, gravata borboleta preta envolta ao pescoo nu. O todo sobre base oval onde, em seu reverso, encontra-se: assinatura no identificada/Royal Doulton/London 1815/Dances of the World /American Cabaret/HN 5642 (criada em 2013)/Hand Decorated Bone Chine/Limited Edition of 2.500/N 0404/ 2013 WWWRD; 24 cm de altura total. Ingaterra, sc. XX.

A coleo Dances of the World celebra a dana - um tema que h muito tem sido importante na coleo mais ampla de figurinhas Royal Doulton com belas do salo de baile e bailarinas clssicas, todas presentes no passado. Inspirando-se nas danas populares nacionais e nos trajes coloridos que os artistas usam, os designers e artistas da Royal Doulton capturaram o esprito e a vibrao de dez tradies de dana.

 

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Casal de black-a-moors em madeira entalhada e policromada com temas orientalistas em relevo sobre cobertura ebanizada. Cada um dos personagens porta elaborado turbante sobre a cabea presos por fieiras de prolas entrelaadas. Trajam botas e, maneirade ligas, elementos dourados arrematados por simulacro de "cabochons". No pescoo elaborados colares em relevo com pingentes em forma de gotas. Uma das mos segura pequeno plateau e, a outra erguida, cornucpia eletrificada em meados do sc. XX e acendedor em porcelana. Parte superior da cornucpia da figura masculina apresenta restauro antigo; 135 cm e 136 cm de alturas totais. Veneza, sc. XIX/XX.

Acompanham duas cpulas de cristal Baccarat, uma delas com pequena perda na borda.

 

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Fernando Chaves.

Histria Natural II - 2017. Fotografia impressa com pigmento mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem cido; formato 48,5 cm X 31,5 cm (tamanho da mancha de impresso).

Nascido na Frana, fotgrafo editorial, formado em Artes Plsticas pela Universidade de Paris, Panthon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de fotografia na Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo, ECA-USP.

Fotgrafo independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre as quais se destacam: Elisabeth FranckGallery (Blgica); ArtModerne Internacional, Art Press, ConnaissancedesArts, Courrier de IUnesco, Galerie Albert Loeb, Berggruen& Cie, ditionsGalerie Claude Bernard (Frana); The British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopfrlag (Sucia); Weatherhill, Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); EdicionesGaglianone (Argentina); Arte enColombia (Colmbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora Grficos Burti, Fundao Bienal de So Paulo (Brasil).

Participou de exposies coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome Osaka", Osaka, Japo; Quatro Fotgrafos, 1985, Espao Fotoptica, Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo; I Bienal de la Habana, 1984, Havana, Cuba; LAmrique Latine Paris, 1982, Grand-Palais, Paris, Frana. Exposio individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do Som, So Paulo. Obteve Meno Honrosa na I Bienal de la Habana.

 

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Par de luminrias de ferro forjado com instalao eltrica para trs lmpadas, decoradas com hastes de sustentao torcidas e ramos de rosas; cpulas de pasta de vidro branco e verde de seo octogonal com 70 cm de dimetro; 212 cm de altura. Brasil, sc. XX. Faltam algumas placas de vidro.

 

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Angelo Cannone.

Rio Sena - Paris. leo sobre tela, 60 cm x 81 cm. Assinado, localizado e datado embaixo direita: Angelo Cannone/Paris 55. Reintelado.

 

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Victor Meirelles.

A Fugitiva. Desenho a lpis sobre papel, 14 cm x 17 cm (a mancha). Assinado e datado embaixo direita: V. Meirelles 85.

 

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Arthur Leslie Harradine, para Royal Doulton.

The Jester - Bobo da Corte. Grupo escultrico, estilo Art Deco, de porcelana policromada modelao na figura de Arlequim, modelo HN 2016, produzido de 1949 a 1997; 23 cm de altura total. Inglaterra, sc. XX.

Nascido Arthur Leslie Harradine em Lambeth - nascida Tealby - em 1887, ingressou no estdio de Doulton Lambeth como aprendiz em 1902.

Em 1912 Leslie Harradine deixou os estdios Royal Doulton para emigrar para o Canad.

Ao retornar Inglaterra, no h muito tempo, Charles Noke ouviu falar dele novamente e marcou uma reunio. Ele ofereceu a Leslie um emprego como designer de figuras nas obras de Burslem, mas ele recusou. Leslie passou a gostar de sua independncia e queria trabalhar apenas para si mesmo. Ele, no entanto, acabou concordando em enviar a Noke algumas amostras de seus modelos como freelancer e assim, em 1920, a primeira de suas figuras Royal Doulton, HN 395, 'Contentment' foi lanada.

Harradine forneceu um suprimento regular de figuras para a Royal Doulton por quase quarenta anos, mas sempre como um verdadeiro freelancer, Leslie era quem decidia o que ele modelaria e quando, e ele os enviaria, talvez at trs de cada vez, mensalmente s obras de Burslem. Diz-se que os outros desenhistas e pintores se reuniam avidamente quando sua remessa mensal era desembalada para ver o que ele havia "inventado desta vez".

Muitos modelos extremamente populares fluram de seu pequeno estdio caseiro. "Polly Peacham" e outras figuras de sua interpretao de The Beggars Opera. "The Balloon Seller" e "Flower Sellers Children" da srie de vendedores de rua de Londres. A srie Dickens, que era uma das favoritas de Charles Noke. e, claro, os modelos levemente ousados ​​de "The Bather", tanto vestidos de mai quanto nus.

Leslie Harradine adorava crianas e muitas vezes exibia suas habilidades de conjurao autodidata para sua diverso. Ele produziu uma srie de "Estudos da Criana" que eram quase antiquados em sua concepo e representao, mas provaram ser muito populares com o pblico comprador e permaneceram em produo por muitos anos. Outros modelos, como "The Rocking Horse" s ficaram em produo por um ano ou dois e sero bastante raros.

Ainda outra srie de estudos infantis, chamada de srie "Nursery Rhyme", tinha uma forte semelhana com o trabalho de Freda Doughty para Royal Worcester. Estes eram igualmente populares e tambm permaneceram em produo por muitos anos.

Aps a morte prematura de sua primeira esposa em 1935, com apenas 46 anos, Leslie se casou novamente dois anos depois com Jane Haley e teve mais duas filhas e um filho com ela. Mais tarde, ele se casou pela terceira vez. Diz-se que "Harradine tinha o hbito de se casar com seus modelos e todas as trs esposas eram suas musas". l. Suas novas criaes foram enviadas para o continente e depois para as Potteries, como antes, at o final da dcada de 1950, quando ele finalmente informou a Royal Doulton de sua inteno de se aposentar.

A ltima de suas figuras a ser lanada na srie foi HN 2175 "The Beggar", que foi uma segunda verso da srie "Beggars Opera". Este foi lanado em 1956. Outro modelo, "The Apple Maid" foi lanado em 1957, mas tinha um nmero anterior de HN 2160 e, presumivelmente, foi modelado um pouco antes, mas levou mais tempo para ser produzido.

Em 1961 mudou-se para a Espanha, onde viveu e modelou camponeses locais em terracota por prazer. Leslie Harradine morreu em 6 de dezembro de 1965, em Gibraltar aos 78 anos.

 

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Fernando Chaves.

Histria Natural I - 2017. Fotografia impressa com pigmento mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem cido; formato 48,5 X 31,5 cm (tamanho da mancha de impresso).

Nascido na Frana, fotgrafo editorial, formado em Artes Plsticas pela Universidade de Paris, Panthon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de fotografia na Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo, ECA-USP.

Fotgrafo independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre as quais se destacam: Elisabeth FranckGallery (Blgica); ArtModerne Internacional, Art Press, ConnaissancedesArts, Courrier de IUnesco, Galerie Albert Loeb, Berggruen& Cie, ditionsGalerie Claude Bernard (Frana); The British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopfrlag (Sucia); Weatherhill, Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); EdicionesGaglianone (Argentina); Arte enColombia (Colmbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora Grficos Burti, Fundao Bienal de So Paulo (Brasil).

Participou de exposies coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome Osaka", Osaka, Japo; Quatro Fotgrafos, 1985, Espao Fotoptica, Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo; I Bienal de la Habana, 1984, Havana, Cuba; LAmrique Latine Paris, 1982, Grand-Palais, Paris, Frana. Exposio individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do Som, So Paulo. Obteve Meno Honrosa na I Bienal de la Habana.

 

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Ernst WENCK, para Rosenthal.

Fortuna. Escultura de porcelana, Art Dco, modelada em figura feminina, parcialmente coberta por vu verde degrad, equilibrando-se sobre esfera verde escuro que encima base circular almofada cinza e branco, como se craquel fosse. No reverso da base marcas de identificao: Marca prensada Ernest Wenk (Projetista) - Rosenthal Germany em verde; 31 cm de altura total. Alemanha, sc. XX.

Desenhado por Ernst Wenck por volta de 1932, executado por Rosenthal por volta de 1940.

Ernst Wenck d, 1885 a 1889, foi aluno do Kunstgewerbemuseum e da Academia de Artes de Berlim. Depois de algumas estadias no exterior (1885-1891), se tornou um membro e depois se tornou o segundo presidente da Secesso de Berlim. Em 1901 recebeu uma pequena medalha de ouro na Grande Exposio de Arte de Berlim. Em 1922 tornou-se membro da Academia de Artes. Alm de alguns monumentos notveis, algumas estatuetas de porcelana de Rosenthal foram preservadas.

 

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Par de colunas em madeira entalhada, com vestgios de dourao. Fuste em forma de balastre, com pana ligeiramente proeminente a meio corpo, decorado em torcido ascendente maneira Salomnica. Encimado por capitel clssico, tambm outrora dourado. Base quadrangular, de fatura posterior; 89 cm de altura. Brasil, Minas Gerais, sc. XVIII.

 

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Ingres Speltri

Instrumentos Musicais. leo sobre placa, 33,5 x 48 cm. Sem moldura. Assinado embaixo esquerda: Ingres Speltri. Sem moldura.

 

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Floreiro Art Nouveau de regule prateado no formato de balastre; profusamente decorado em relevos de forma realista por elementos fitomrficos e figura feminina com coroa de louros, seminua, ajoelhada, sentada sobre arbustos e mos seguras em galhos; 55 cm de altura total. No entorno da base circular assinatura: Guy Moureau. Frana, sc. XX.

Apresenta dois pequenos furos, prximos base.