24 de maio de 2022 - Tera-feira 20h30 (Leilo presencial e on-line) Lote 1 a 150 Clique na imagem para visualiz-la em tamanho maior |
001 |
Parte
de jogo de copos de cristal com lapidao em facetas, composto de:
11 flutes, de 20,7 cm (duas com bicado); 12 copos para gua, de 19,5 cm; 10
taas para vinho tinto, de 18 cm (dois com bicado); 11 taas para vinho
branco, de 16 cm; 12 clices para vermute, de 12 cm. Algumas poucas peas
apresentam relapidao. Total de 56 peas. Europa, sc. XX. |
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002 |
Nivoulis
de Pierrefort, Marie. Jardim
de Luxembourg. leo sobre papel colado em placa,
66,5 cm x 76 cm. Assinado embaixo direita: Nivoulis
de Pierrefort. |
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003 |
August
Wilhelm Goebel. Tnzerin mit Tambourin - Danarina Oriental com Pandeiro. Escultura
Art Deco de porcelana policromada e dourada, modelada de
forma naturalista, na figura de danaria com pandeiro, em pose de dana,
sobre base almofadada oval onde, em seu reverso, encontram-se: marca do
fabricante gravada em verde e, em baixo relevo, marca do fabricante, FF566/1;
19 cm de altura total. Alemanha, sc. XX. Desenho criado por volta de
1925. |
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004 |
Autoria
no identificada. Jovem
Retratada. leo sobre carto, 24 cm x 19 cm. Sem assinatura. |
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005 |
So
Miguel. Imagem
em madeira esculpida, policromada e dourada,
com belo movimento de sua tnica drapeada e rico traje de soldado. Capacete
encimado por penacho e sandlias de canos altos rematadas por pseudo
cabouchons, tambm em madeira. Acabamento em esgrafitos arrematam os
"rolos" de nuvens sobre as quais se apoia o Arcanjo, num todo de
grande movimentaao barroca; 41,5 cm de altura. Brasil, sc. XIX/XX. Esto
ausentes os atributos desta iconografia, a espada e a balana. |
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006 |
Luca
Madrassi (1848
- 1919). Frade
Franciscano. Escultura de bronze patinado de
marron, modelada e esculpida de forma naturalista, na figura de um Frade de
p sobre base escalonada de mrmore preto rajado. Cabea encoberta por capuz,
rosto e p direito de marfim, braos dobrados sobre o peito com as mos
escondidas pelas mangas de sua tnica atada por cordo com trs ns, que
representam a pobreza, castidade e obedincia. No reverso da base assinatura
incisa: L. Madrassi; 46,5 cm de altura total. Frana, sc. XIX / XX. Luca Madrassi Escultor
francs de origem italiana. Comeou seus estudos artsticos em Roma antes de
estudar na cole des Beaux-Arts em Paris, onde foi aluno de Pierre-Jules Cavelier.
Juntou ao estdio de Albert-Ernest Carrier-Belleuse. Entre 1876 e 1880
Madrassi foi o praticante de Gustave Dor. Exps
no Salo da Sociedade de Artistas Franceses em Paris a partir de 1879,
obtendo, por seus temas muitas vezes alegricos, menes honrosas em1881,
1882, 1883 e 1885, e medalha de terceira classe em 1896. Obteve a
nacionalidade francesa e tornou-se membro da Sociedade de Artistas Franceses
em 1890. Tambm exps no Salo da Sociedade Nacional de Belas Artes em 1896. |
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007 |
J.
Baptista. Paisagem.
leo sobre tela, 19 cm x 24 cm. Assinado embaixo
esquerda: J Baptista. No reverso: inscries ilegveis. |
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008 |
Lapinha
com Menino Deus. Grupo
escultrico de madeira, policromada e
dourada, representando Menino Deus coroado, na sua representao de Bom
Pastor sobre rocha de vrios nveis ornamentada por animais. Na parte
inferior espelho, como se lago fosse, diante de gruta, ornamentados com
pequenos caramujos. O todo, protegido por grande redoma de vidro e sobre base
circular dourada com aba revirada, terminada em quatro ps de volutas; 31,5
cm de dimetro da base e 51 cm de altura total. Brasil, sc XVIII. |
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009 |
Par de cadeiras de madeira
envernizada. Encosto vazado com reserva central em palhinha, trs colunelos e
dois pees laterais. |
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010 |
Hans
ACHTZIGER, para Hutschenreuther. Escultura
de porcelana policromada, Art Deco, modelada na figura de
bailarina em pose de dana, sobre base circular de contornos irregulares
onde, em seu reverso, encontram-se marcas de identificao: Hutschenreuther / Selb / braso com leo encimando
as letras LHS / Germany / Kunstabteilung em verde e, prensada, Achtziger; 22 cm de altura total.
Alemanha, sc. XX. Hans
Achtziger foi designer e modelador de
porcelana, membro da 'Werkbund alem. Treinou de 1937 a 1939 na Staatliche
Fachschule fr Porzellanindustrie em Selb, Baviera. Depois de 1946, estudou
na Bau-und Handwerker Schule em Munique antes de ingressar na Hutschenreuther
AG, onde foi diretor do departamento de arte de 1961-64 antes de dirigir o
estdio de decorao e forma. Criou servios de jantar e um grande nmero de
esculturas de animais para a empresa. |
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011 |
Claudia Faissol. Alegria.
leo sobre tela, 90 cm x 115 cm. Assinado embaixo
direita: C Faissol. |
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012 |
Nossa
Senhora da Conceio. Imagem de madeira
esculpida, policromada e discreta dourao; apresenta-se em p com a cabea desproporcional,
cabelos soltos, panejamento primitivos, mos postas, base circular com rosto
de anjo; 31 cm de altura. So Paulo, Brasil sc. XVII. |
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013 |
Pequena
mesa de apresentao de madeira nobre. Tampo retangular de
duas sees, estando a mais estreita ligeiramente solta, de lados recortados.
Saia formada por grandes perolados rematada nas extremidades por pees,
encimando quatro pernas torneadas centralizando prateleira; quatro ps
esparramados e movimentados; 65,5 cm de comprimento, 44 cm de largura e 82,7
cm de altura total. Brasil, sc. XX. Necessita de tratamento profissional. |
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014 |
Edouard
Drouot (1859 - 1945). Rumo
Liberdade. Escultura Art Deco de bronze fundido e
patinado de verde, modelada na figura de homem acorrentado. Corpo atltico seminu
com pano amarrado cintura onde, em sua ponta apoiada sobre a base,
encontra-se assinatura fundida em baixo relevo: E. Drouot. Ajoelhado
sobre a perna direita, com a esquerda esticada, braos dobrados com as mos
tracionando a corrente para libertar-se. Base retangular dupla e em degrau,
sendo a superior de mrmore preto rajado e a inferior de nix medidndo 60 cm
de comprimento e 25 cm de largura; 51,5 cm de altura total. Frana, incio
sc. XX. douard
Drouot. Aluno de mile Thomas e Mathurin
Moreau na Beaux-Arts de Paris, membro do Salon des artistes franais, douard
Drouot apresentou um grupo em gesso, Le Crpuscule, em 1929 e obteve uma
meno honrosa em 1889 e uma medalha de 3 classe. 1892. Recebeu ainda meno
honrosa na Exposio Universal de 1900. Ele
conhecido por suas esculturas de bronze e mrmore de cenas alegricas e
mitolgicas que so caracterizadas por uma sensao de movimento e um toque
expressivo. |
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015 |
Nossa
Senhora da Conceio. Imagem
de barro esculpida policromada com manto azul celrio, vestido
creme nuanado longo e com lindo panejamento, mos postas, longos cabelos
sobre os ombros e costas, encimando cabea e corpo de drago e anjo em base
globular mos, rosto dela e do anjo, encarnados; 39 cm de altura total, com
resplendor de prata. Portugal, sc. XVIII. |
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016 |
Nayr
Falque. Guerreiros
em Ataque. leo sobre tela, 71,7 cm x 51,7 cm. Assinado e datado embaixo direita: Nayr
Falque/1917. |
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017 |
Galileo Emendabili. Ado e Eva. Escultura de bronze
patinado, assinado e datado atrs embaixo: Galileo Emendabili 62; 99,5
cm de altura. Brasil, sc. XX. Reproduzido
pgina 89 do livro "Galileo Emendabili", do Instituto Italiano de
Cultura e do Museu de Arte de So Paulo. |
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018 |
Par
de cadeiras com braos, estilo D. Jos I; estrutura de
jacarand; tabela vazada na parte inferior e decorada com elementos
geomtricos e plumas; encimada por entalhes concheados; pernas em curvas,
terminadas em garras com bola; assento revestido de bordado no padro folha
de tabaco; 111 cm de altura do espaldar. Brasil, sc. XVIII. |
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019 |
Corpo
de Cristo em punjante escultura de madeira policromada. Pedras vermelhas encastoadas nos
ferimentos, acentuam a dramaticidade do conjunto. Coroa em metal. Brasil,
incio do sc. XVIII. Antiga infestao por cupins, j
tratada. |
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020 |
Bruno
Giorgi. Sem
ttulo. Escultura de bronze polido sobre base retangular de mrmore; 33
cm de altura total; na parte inferior da escultura monograma e nmero de
tiragem: BG
7/10. |
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021 |
Artista
no identificado. Deusa Artemis. Busto de bronze
dourado e patinado modelado na figura da deusa Artemis em sua tradicional
representao iconogrfica; 50,5 cm de altura. Atrs,
em baixo relevo, localizao: Knossos
e assinatura incisa no identificada. |
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022 |
Hrcules
Barsotti. lbum
acondicionado em capa dura de papelo; litografias
50 cm x 51 cm. A
edio deste lbum consta de 100 exemlares, impressos em papel fabria 300
gramas, contendo10 serigrafias numeradas e assinadas pelo artista. Alm da
tiragem foram impressas 10 P.A. (prova do Artista). 10 PI (prova do
impressor) e 10 H.C. (hors commerce) com as mesmas caractersticas. Exemplar
n 99/100. Ficha
Tcnica: Editores/Papel assinado/Pedro Paulo Mendes/Teca Lacerda. Projeto
Grfico: Tuneu. Produo:
Luis Felipe de Abreu Duarte Mendes/Pedro de Abreu Duarte Mendes e Silva. Sergrafo
Impressor: Ricardo Marques dos Santos (Abobrinha). Cartonagem:
LPS Embalagens. Agradecimentos:
Aurora Duarte/Tuneu Ano
de Edio: 2006 |
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023 |
So
Benedito das Flores. Imagem
de madeira entalhada e policromada representando So Benedito
com vestimentas tpicas de um Franciscano da Ordem dos Capuchinhos. Descalo,
de p sobre base quadrada de ngulos facetados, segurando com a mo esquerda
um cesto com rosas (representando o milagre dos pes) e, na mo direita,
tecido estilizado (representando o milagre do sangue); 30 cm de altura total.
Portugal, sc. XVIII. A
base apresenta rachadura em seu lado esquerdo. |
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024 |
Mvel
auxiliar, de apresentao, de madeira envernizada.
Tampo retangular, de lados movimentados, encimando caixa com duas gavetas
superpostas, com chaves e vistas metlicas, sendo a superior dividida em nove
compartimentos; apoiados em balastre central e ps trpodes recurvos; 59,5
cm de comprimento, 42,7 cm de largura e 82 cm de altura total. Brasil, sc.
XX. |
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025 |
Edgard
Oehlmeyer. A
Modelo. Tcnica mista sobre papel, 19,7 cm x 13,5 cm. Datado e assinado embaixo no centro: 1963/E.
Oehlmeyer |
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026 |
Rugendas,
Maurice. Voyage
PittoresquedansleBrsil; 65 pp divididas em 4 partes: Parte 1,
48 pp., 30 pranchas; Parte 2, 34 pp., 20 pranchas; P3,51 pp., 30 pranchas;
Parte 4, 32 pp., 20 pranchas. As pranchas de cada parte so numeradas
independentemente. Impressa por Engelman& Cie, Paris, 1835. 55 x 35,2 cm.1 edio especial completa com as pranchas em papel
china, traduzida do alemo por Colbery.Citado: Borba de Moraes II: 221
Sabin 73935; Colas 2594; LipperheideMd 12; Palau 281204. |
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027 |
Amadeo
Genarelli Pierrot.
Escultura Art Deco com corpo de bronze fundido e
patinado com listras escuras e rosto de mrmore. Modelada na figura de
pierrot de p, com vestimenta tradicional e mos camufladas sob bata, apoiado
sobre base de mrmore preto retangular e facetado onde, em sua superfcie
junto ao ngulo direito posterior, encontra-se assinatura incisa: A. Amadeo;
53,5 cm de altura total. Frana, incio sc. XX. A
base apresenta pedao colado com pequena perda na parte inferior de seu
ngulo direito posterior, sem interferir no conjunto. Amedeo
Gennarelli (1881 - 1943). Foi aluno de Francesco Jerace. Em
1909, emigrou para a Frana, onde se estabeleceu em Paris. Exps regulamente
no Salo da Sociedade de Artistas Franceses de 1913 a 1936. Em
suas obras utilizou materiais como o bronze, o mrmore, a cermica e por
vezes a madeira. Algumas de suas obras so produzidas e distribudas pelo
editor de arte e fundidor Jules Levi-Lehmann e por Arthur Goldscheider. |
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028 |
Bandeja
e tesoura espevitadeira de prata repuxada e cinzelada;
corpo retangular, borda recortada, varanda vazada decorada com flores folhas
e no plano algumas caneluras; sobre quatro ps de bola; marca de contraste da
cidade do Porto (P-45) utilizada em 1853 - 1861 e de prateiro APC
do Porto, no identificado; 27 cm x 12
cm e 3 cm altura. Portugal, sc. XIX. |
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029 |
Par de cadeiras tesoura, de madeira, dobrveis com encosto e assento de couro lavrado; pernas retas
e cruzadas fixadas por travas; 86 cm de altura. Brasil, sc. XIX. |
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030 |
Anita
Malfatti. Paisagem
Rural. Fazendinha. Aquarela sobre papel, 31 x 46 cm. Assinado embaixo direita: Anita Malfatti. Acompanha
Documento de Autenticao de 10 de novembro de 2009, sob n 6056, assinado
por Elisabeth Cecilia Malfatti e Stella Maria C. de Mendona, datando a obra
da dcada de 50. |
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031 |
So
Sebastio. Imagem
de madeira esculpida e policromada
representando o santo seminu com pano vermelho encobrindo suas partes
ntimas, amarrado em tronco sobre base de lados arredondados no formato de
rocha, entalhados de forma naturalista; 32 cm de altura total. Brasil, sc.
XIX. Esto
ausentes os atributos desta iconografia, as flechas. Maiores
informaes sobre a iconografia do Santo so encontradas no lote 77. |
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032 |
Hans
ACHTZIGER, para Hutschenreuther. Escultura
de porcelana policromada, Art Deco, modelada na figura de
bailarina em pose de dana, sobre base longitudinal de contornos irregulares
onde, em seu reverso, encontram-se marcas de identificao: Hutschenreuther
/ Selb / braso com leo encimando as letras LHS / Germany / Kunstabteilung
em verde e, prensada, Achtziger; 22
cm de altura total. Alemanha, sc. XX. Hans
Achtziger foi designer e modelador de
porcelana, membro da 'Werkbund alem. Treinou de 1937 a 1939 na Staatliche
Fachschule fr Porzellanindustrie em Selb, Baviera. Depois de 1946, estudou
na Bau-und Handwerker Schule em Munique antes de ingressar na Hutschenreuther
AG, onde foi diretor do departamento de arte de 1961-64 antes de dirigir o
estdio de decorao e forma. Criou servios de jantar e um grande nmero de
esculturas de animais para a empresa. |
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033 |
Edouard Cortes. Port Saint-Denis. Guache sobre papel,
59 cm x 30 cm. Assinado embaixo direita: E.
Cortes. |
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034 |
Santo
Antnio. Imagem
de madeira esculpida, policromada e dourada,
representado Santo em p segurando o Menino Jesus sobre livro esquerda,
cruz na mo direita, olhos de vidro, bom panejamento, ps calados com
sandlias, cinto de corda, base escalonada de frente arredondada e contos
chanfrados; 63,5 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII. Acompanha
resplendor de prata de 11 cm de altura e cruz de matel prateado. |
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035 |
Calixto, Benedicto. Casarios com
Bandeira Francesa. leo
sobre madeira, 26,3 cm x 15,3 cm. Assinado embaixo
direita: B. Calixto. |
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036 |
Alfredo
Volpi. Paisagem
Rural. leo sobre madeira, 26,5 cm x
34,5 cm. Assinado embaixo esquerda: A. Volpi. Registrado
no projeto Volpi sob o n 2306, que data o quadro como final da dcada de 20 e
inicio da dcada 30; |
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037 |
Santo
Antnio. Imagem
de madeira esculpida e policromada e discreta
dourao, representado Santo em p segurando o Menino Jesus sobre livro esquerda,
olhos de vidro, bom panejamento, ps calados com sandlias, cinto de corda,
base retangular com cantos chanfrados; 35,5 cm de altura. Brasil, sc. XIX. Esto
ausentes os atributos desta iconografia, as flechas. |
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038 |
Excepcional
cama D. Jos I, dita de viuvo, de jacarand escuro.
Cabeceira, ps e montantes ricamente lavrados; estrado com 104 cm x 205 cm; 150 cm de altura da cabeceira. Brasil, sc.
XVIII. |
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039 |
Manuel
Santiago. Natureza
Morta com Frutas. leo sobre tela, 46 x 55 cm. Assinado embaixo esqueda e no reverso: Manuel
Santiago. |
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040 |
Sopeira
de prata inglesa de corpo bojudo e circular,
acinturado em sua parte superior, com borda movimentada e aba decorada por elementos
fitomrficos e volutas; duas alas simtricas e opostas seguindo o mesmo
padro de decorao; puxador da tampa ovoide, com godres. O todo sobre base
almofada e escalonada. No corpo, prximo a uma das alas, marcas de
identificao da prata de Sheffield com letra data para os anos de 1961/1962
e marca do prateiro, parcialmente legvel e no identificado. Inglaterra,
sc. XX. |
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041 |
Mesa
de encostar de madeira envernizada Tampo retangular
movimentando encimando saia entalhada tendo, em sua parte frontal, cara de
leo em relevos; sobre quatro pernas recurvas; 77,5 cm de comprimento, 37 cm
de largura e 83,5 cm de altura total. Brasil, sc. XX. |
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042 |
Oscar
Pereira da Silva. Semana
da rvore. Aquarela sobre carto apoiado em
placa, 36 cm x 51 cm. Assinado embaixo esquerda: Oscar
P da Silva. No reverso da placa inscrio: Semana da rvore/Parque da
Cidade/Rio de ...../e outras inscries ilegveis. |
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043 |
Chiurazzi
Napoli. Furietti
Centauros. Dois Centauros de bronze
patinado, O Velho e o Novo, sobre bases retangulares escalonadas de
bronze e mrmore rajado com 36,5 cm de comprimento e 20,5 cm de largura; 59
cm e 65 cm de alturas totais, respectivamente. Sobre a superfcie das bases de bronze
cache em baixo relevo com inscrio: Chiurazzi
/ Napoli. O
Velho - Centauro barbudo, com expresso de dor, representado
com as mos amarrdas nas costas, cabea e tronco inclinados para para trs direita; perna dianteira levantada com
cauda caida para o lado direito. Nas costas, uma ligeira depresso mostra que
um pequeno Eros, deus alado do amor, costumava sentar-se em suas costas. O
Jovem - Centauro retratado
com rosto alegre, segurando um lagobolon (basto utilizado para caar lebres)
na mo esquerda e apoiado sobre o ombro, pele de um javali pendurada sobre o
brao esquerdo, perna e brao direito levantados, tronco e cabea voltados
para a esquerda. "Furietti
Centauros" A
descoberta das esculturas em mrmore, do perodo Helenstico compreendido
entre os sculos III e II A.C, ocorreu em dezembro de 1736 durante escavaes
realizadas pelo Cardeal Giuseppe Alessandro Furietti, antiqurio e filolgo,
quando sua equipe desenterrou as famosas esttuas de centauros conhecidas
hoje como "Furietti Centauros". Tornando-se rapidamente as mais
clebres de Roma. Em 1765 foram compradas por Clemente XIII e doadas ao Museu
Capitolino, sendo exibidas no salo principal do Palazzo Nuovo. Fundio
Chiurazzi Fundada
por Gennaro Chiurazzi snior (1840), primeiro aprendiz e depois digno
seguidor de Pietro Masulli, o famoso escultor napolitano que primeiro
concebeu e ps em prtica a ideia de copiar antigas obras de arte em seu
esplendor, inspirando-se no mtodo de Cellini. Desta
forma, todos os amantes da arte podero admirar e comprar nas esplndidas
galerias cpias das obras antigas de Pompeia, Ercolano, Roma e todos os
museus italianos. Por ocasio da Exposio Mundial em St. Louis (1900), o
triunfo de Gennaro Chiurazzi pai honrou tanto Npoles e a Itlia que toda a
imprensa americana da poca deu muito espao para escrever sobre ele. Federico e Salvatore Chiurazzi
continuaram o trabalho de seu pai no perodo mais importante (1895 - 1939)
que durou at a Segunda Guerra Mundial. Esta poca deu origem s marmorarias,
cermica, fundio monumental, fundio tradicional e fundio para a
cpia de obras clssicas, e registrou o maior nmero de trabalhadores, 600
pessoas altamente qualificadas, verdadeiros artistas na sua rea, produzindo
obras monumentais para todos os pases. Entre elas, a Madonna del Carmine em
Cuba, o grupo equestre em homenagem ao General Artigas em Montevidu, as
obras para o Carnegie Library College em Pittsburg, a quadriga de Politeama
Garibaldi em Palermo, a quadriga de Vittoriale em Roma, o monumento do
Visconde Caijru na Bahia, o grupo "Civilizao e Cincia" no
Panam, o grupo equestre de Diaz em Npoles. O
grande desenvolvimento da fundio monumental no impediu a atividade
primria e tradicional de copiar as obras clssicas que, em vez disso, se
espalharam por todo o mundo graas s demandas vindas tanto de colecionadores
particulares quanto de amantes e de muitos museus, como os de Londres ,
Edimburgo, Cambridge, Aberdeen, Glasgow, Dublin, Cardiff, Nova York, St.
Louis, Brooklyn, Boston, Baltimora, Chicago, Pittsburg, Kansas City, San
Francisco e muitos outros interessados em exibir em suas galerias as cpias
das obras guardadas em Museus. A
alta qualidade e a perfeita fidelidade dessas reprodues, que foram
possveis graas ao prestigioso trabalho de artistas formados na escola de
artesos de Chiurazzi, trazidos ao fluxo contnuo de demandas do exterior. S
a crise que a guerra provocou em 1939 ps fim ao esplendor daquele perodo
extraordinrio, que teria durado definitivamente num mundo pacfico e
harmonioso. O
filho de Federico, Gennaro Chiurazzi junior (1987), criado sombra dos
outros e amadurecido no melhor perodo, viu-se sozinho, com quase 50 anos, no
momento muito difcil da recuperao, aps a tragdia que chocou todo o
mundo. A
fundio tradicional das obras clssicas continuou graas seriedade
inalterada e ao amor pela arte da terceira gerao de trabalhadores.
Fundio Chiurazzi pertence uma galeria exclusiva, muio famosa e importante,
com moldes de gesso por ela produzidos copiando os originais guardados em
vrios museus italianos, desde as esttuas do Museu Nazionale em Npoles at
as esttuas do Museu Vaticano, Museu Capitolino, Museu di Villa Borghese em
Roma, dentre diversos outros. A
galeria de gesso de Chiurazzi constitui um patrimnio extraordinrio,
absolutamente necessrio para a reproduo em bronze de cpias exatas de
obras clssicas e modernas, especialmente da melhor escultura napolitana do
sculo XIX. Este patrimnio, fruto de um trabalho de 100 anos, realmente
exclusivo e nico em todo o mundo, pois hoje no dada nenhuma autorizao
das Autoridades competentes para a reproduo em bronze das obras expostas
nos vrios museus italianos. Portanto,
as nicas reprodues exatas e perfeitamente refinadas do patrimnio
escultrico clssico e moderno s podem ser produzidas na Fundio Chiurazzi,
graas sua galeria anexa de moldes de gesso.
A este respeito, pode-se mencionar a proviso para o "Museu J. Paul
Getty" em Malibu na Califrnia em 1974-75, que ordenou todas as cpias
de bronze e mrmore dos originais guardados no Museo Archeologico Nazionale
em Npoles para fornecer suas galerias. (Dra. Carmela Iacarino) |
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044 |
Fuga Para o Egito. Conjunto
de Imagens de madeira policromada e dourada, representando
Nossa Senhora sobre um burrico segurando O Menino Jesus,
com So Jos caminhando frente com cajado na mo esquerda e olhando
para trs. Base almofadada com detalhes irregulares, como se pedra fosse, e
rvore ao fundo sobre pequena elevao; 28,5 cm de comprimento e 32,5 cm de
altura toral. Brasil, sc. XVIII. |
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045 |
G. Abell. Madame Du Barry. Escultura de bronze patinado e marfim, apresentando-se
de p segurando ramo de flores, base circular de nix, identificada na frente
da base e assinada atrs, G Abell; 68 cm de altura total. Frana, sc.
XIX. |
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046 |
Mary Nicholl,
para Royal Doulton Past Glory. Grupo escultrico de porcelana policromada,
modelo HN 2484; 19 cm de altura total. Inglaterra, sc. XX. |
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047 |
Piet. Imagem
em madeira policromada representando a Virgem contrita, na sua
iconografia clssica; 44,5 cm de altura. Brasil sc. XVIII. |
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048 |
Conjunto
de seis cadeira de madeira de lei. Espaldar movimentado nas
extremidades ornado na parte superior por dois pees, vazado verticalmente
nas laterais centalizando encosto de palinha. Assento retangular com modura de
madeira e parte central de mesmo material do encosto sobre quatro ps, sendo
os anteriores torneados em sees e os posteriores de perfis retos; 109,5 cm
de altura do espaldar.
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049 |
Roger
Richard. Napoleo
Bonaparte. Grupo escultrico de bronze patinado
na figura de Napoleo Bonaparte fardado com condecoraes; de p sobre rocha
modelada de forma naturalista com guia imperial frente onde, em seu lado
esquerdo, encontra-se assinatura incisa: Roger Richard. Cabea
ligeiramente inclinada para frente com expresso facial pensativa, brao
direito dobrado com parte da mo no interior da jaqueta; 50 cm de altura
total. Frana, sc. XIX/XX. |
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050 |
Par
de jarras de prata de lei repuxada e cinzelada; orpo bojudo
decorado com elementos conchoides e fitomorficos, pescoo curto com bico no
formato rosto de Bacco, ala com volutas, base circular com perolado. No
reverso da base marca de contraste do Porto Javali II titulo e marca de ourives do Porto Serafim Ferreira Valente
registrada em 1911; 28 cm de altura, cada. Portugal, sec.XX. |
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051 |
Gino
Bruno. Crianas
a Caminho de Pequinique no Bosque. leo sobre tela, 65 cm x 50 cm. Assinado embaixo direita: Gino Bruno |
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052 |
Nu
Feminino em bronze patinado na tonalidade dita
"brown patinaction". maneira de "porteuse" carrega um
jarro sobre a cabea, atribuvel a dcada de 50; 119
cm de altura. |
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053 |
Caldeirinha,
e seu hissope de metal prateado no formato de vaso Medici; borda
ornada em gomos, ala recurva e base circundada com perolados onde, em sua
lateral, encontra-se marca de identificao: LF a Paris; 24 cm de altura total, (com a ala levantada).
Frana, sc. XIX. |
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054 |
Reynaldo
Fonseca Sem
Ttulo. Pincel seco
sobre carto colado em placa, 70 cm x 50 cm.
Assinado e datado esquerda: Reynaldo / 1988. Acompanha certificado do
Atelier do artista, com firma reconhecida em 2 de junho de 2019, assinado por
Lucia Helena de
Aquino Fonseca. cdigo: RY.1988.PS.002. |
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055 |
Calvrio
de madeira policromada, tardio, com vestgios de dourao, adornado por
quatro Imagens entalhadas e policromadas com suas
respectivas medidas totais, incluindo os resplendores: Cristo Crucificado, 25,5 cm; Nossa
Senhora das Dores, 26 cm; Santa
Maria Madalena, 21,5 cm; So Joo
Evangelista, 26 cm. Brasil, sc. XVIII. Todas
as Imagens executadas por grande Mestre, necessitando de maiores e mais
detalhados estudos para atribu-las a um deles, como por exemplo ao Mestre
Piranga. |
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056 |
Guerreiro.
Escultura de bronze prateado, com detalhes dourados,
modelada na figura de guerreiro vestido com armadura, mo direita sobre
escudo postado atrs de seu copo e esquerda apoiada sobre espada de p.
Base circular, tambm de bronze prateado, encimando bloco retangular de
mrmore com cantos chanfrados. Sobre a base cachet com as iniciais "RM"
encimadas pela letra "u", no identificado; 46 cm de altura
total. Europa, sc. XX. |
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057 |
Antnio
Gomide. Espera
na Estao Ferroviria. Desenho a lpis
crayon, 29 cm x 47 cm. Assinado embaixo esquerda:
Gomide. |
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058 |
Mestre Valentim. So Cristvo. Imagem de madeira, 100
cm de altura. Pertenceu a Igreja Santa Cruz dos Militares. Adquirida pelo colecionador, pesquisador e estudioso da obra do
artista no leilo patrocinado pela Irmandade da Santa Cruz dos Militares aps
o incndio ali acontecido em 1924, Jos Mariano Filho. Participou da exposio de "Arte Sacra, Retrospectiva Brasileira",
realizada em 1955 por ocasio do XXXVI Congresso Eucarstico Internacional,
organizada por D. Clemente da Silva Nigra, constando do catlogo (disponvel
para consulta) sob o nmero 127, pgina 30: " SO CRISTOVO. Madeira.
c. 1730. Altura 100 cm. Atribudo ao Mestre Valentim da Fonseca e Silva. Da
Igreja Santa Cruz dos Militares. Pertence ao Sr. Cludio Mariano. Rio de Janeiro
". Participou do leilo do grande e saudoso leiloeiro Hernani, em
1970 "Coleo Claudio Mariano", ento herdeiro do Sr. Jos Mariano
Filho e cuja ex-esposa atesta em carta, endereada pessoa para qual vendeu,
todas as informaes acima. |
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059 |
Santa
Teresa D' Avila. Imagem
de madeira policromada e encerada representando
a Santa de p com longo manto, segurando com a mo esquerda livro aberto e a
direita estendida em posio de segurar a pena; 31,5 cm de altura. Brasil,
sc. XVIII. Esta
ausente um atributo da Imagem, a pena e duas falanges nos dedos da mo
direita. |
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060 |
Grande
bule de prata de lei com corpo bojudo, decocrado
com elementos florais, ala recurva com isolante trmico de marfim, bico
modelado em cabea de ave, puxador da tampa no formato de boto. O todo sobre
base retangular almodadada terminada em quatro ps de garras. Sobre um dos
lados da base marcas de identificao; P coroado, marca da prata do
contraste do Porto Caetano Rodrigues de Araujo, registrada em 1853 e usada,
segundo Laurindo Costa, at 1861- marca do ourives do Porto, dos meados do
sculo XIX; em conformidade com Marcas de Contrastes e Ourives
Portugueses, pgina 11, marca102 e
pgina 90, marca 860, respectivamente; 31,5 cm de altura total. Portugal,
sc. XIX. |
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061 |
Yolanda
Mohalyi. Figura Feminina Sentada.
Tcica mista sobre papel, 65 cm x 50 cm. Assinado e
datado embaixo esquerda: Yolanda Lederer Mohalyi / 1948. No reverso
etiqueta: Autor; Yolanda Mohaly/Ttulo: S/ttulo (Figura de uma mulher)/Tcnica: Aquarela s/papel /Dim.: 67 x 50/Ano:
1948. |
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062 |
Nossa
Senhora da Apresentao. Fatura
erudita em madeira de cedro representando a Virgem com o Menino Jesus ao colo,
e apoiada sobre estrutura circular significativa da abbada celeste. Rico
panejamento apresentando pintura original e cabeleira em cachos, parcialmente
visvel por sob o vu; 36 cm de altura. Maranho, Brasil, incio do sc.
XVIII. |
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063 |
Tarsila
do Amaral. Sem Titulo. Nanquim e
tinta ferroglica sobre papel, 21,5 x 29,7 cm.
Assinado embaixo direita: Tarsila. Verso
de ilustrao no utilizada para o livro Sol sem Tempo II. Reproduzido
sob. n DI 320 pagina 97 do catlogo Raisonn
Tarsila do Amaral volume III. |
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064 |
Nossa
Senhora do Leite. Imagem
de madeira lavrada policromada e dourada,
apresenta-se sentada com o Menino Jesus no colo e seio esquerdo exposto, bom
panejamento, cabelos soltos repartidos, manto com esgrafitos, apoiada sobre
nuvens em volutas com cinco rostos de anjos alados, base retangular com cantos
chanfrados; 78 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII. Acompanha
resplendor de prata com vermeil de 8 cm de altura. |
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065 |
Santa
Rosa. Msicos.
Aguada e guache sobre carto, 31 cm x
25 cm. Dedicado e assinado embaixo direita: Ao Dante / Santa Rosa.
No reverso: P 19 8 78 |
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066 |
Giovanni
Boldini. Il
Buon Toscano. leo sobre tela, 78,5 x 59,5 cm. Assinado e datado em cima esquerda: G.
Boldini 19...ilegvel por oxidao do verniz, necessitando de limpeza. |
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067 |
Santa Ceclia. Imagem de madeira entalhada e policromada apresentenado a Santa
segurando harpa com a mo direita, representando o louvor e a msica que ela
cantou a Deus no momento de seu martrio e, na mo esquerda, uma palma
representando a vitoria dos Santos sobre a morte; 63 cm de altura. Sc.
XVIII. |
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068 |
Bandeja
e tesoura espevitadeira de prata repuxada e cinzelada; corpo retangular,
varanda vazada decorada com flores folhas e abacaxis; plano com ramos e
flores e reserva circular central, sobre quatro ps em volutas; marca de
contraste da cidade do Porto (P-40) utilizada em 1853 e de prateiro IRP
do Porto, no identificado, no plano e na ponteira da tesoura; 22
x 10 cm x 3,5 cm de altura. Portugal, sc. XIX. |
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069 |
Aldo
Bonadei. Brincando
com Cachorro. Aguada, 20 cm x
26 cm. Assinado e datado embaixo esquerda: Bonadei 45. |
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070 |
Santa
Luzia. Imagem de barro moldado, esculpido e queimado,
policromado, representando Santa Luzia em p, olhos puxados, cabelos soltos e
descobertos, segurando com a mo esquerda pequeno clice e patena contendo
dois olhos e na mo direita uma palma, bom panejamento, apoiada sobre base
retangular com cantos chanfrados; 43 cm de altura. Brasil, So Paulo, sc.
XVII. Descrio
pormenorizada sobre a iconografia desta Santa pode ser encontrada no lote
165. |
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071 |
Henner Jean
Jacques. Nu Feminino. leo
sobre madeira, 27,2 cm x 22,2 cm. Assinatura embaixo
esquerda, parcialmente legvel. No reverso selo do Escritrio de Renato Magalhes Gouva Escritrio de Arte e selo
com inscrio: tude de Me Guy
Loudmer/30, Place de la Madeleine - Paris 8ᵉ. |
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072 |
Par
de talhas longitudinais de madeira entalhada, policromada e dourada,
com belos movimentos drapeados, decorada em sua parte superior com elementos
fitomrficos estilizados; 65,5 cm de comprimento. Brasil, sc. XIX. |
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073 |
Santana
Mestra. Imagem
de madeira esculpida, policromada e discreta
dourao, representando Sant'Ana sentada segurando livro e abraando Nossa
Senhora Menina com cabelo preso, de p sua direita; cabelos totalmente
cobertos por manto curto, bom panejamento, sapato a mostra, espaldar alto
recortado encimado por floro e volutas e base quadrada com cantos
arredondados; 101,5 cm de altura. Brasil, sc. XVIII. |
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074 |
Almeida
Junior. Nu
Masculino. Grafite sobre papel, 63,5 x 43 cm. Assinado e datado embaixo esquerda: Al da
Jr/78. |
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075 |
Rara
escultura de madeira entalhada e policromada representando Menino Jesus
deitado, pernas e braos ligeiramente flexionados e levantados, com olhar
angelical para seu lado esquerdo; olhos de vidro; 47 cm x
41 cm e 21 cm de altura. Brasil, sc. XVIII. |
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076 |
Bandeira,
Antonio. Casario com Figuras e Lago. Guache
e nanquim e nanquim sobre papel colado em tela, 29,5 cm x
42,5 cm. Assinado, localizado e datado embaixo esquerda: Antonio Bandeira/I.G.
24-1-46. No reverso carimbo: Autenticao/Declaro que o trabalho no
verso, com as caractersticas abaixo obra autentica: Autor: Antonio
Bandeira/Tecnica: Guache/40 x 3 cms/Data: 24-1-1946
/ Assinatura ... Descrio: Paisagem com Figuras e Lago. Carimbo do MAM,
parcialmente legvel devidamete rubrcado. |
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077 |
Mestre
Piranga - atribuio So
Sebastio. Imagem de madeira esculpida e policromada, com esgrafitos
e dourao, representando o santo seminu com pano vermelho encobrindo suas
partes ntimas, amarrado em tronco sobre bloco de pedras entalhado de forma
naturalista; 45 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII. Esto
ausentes os atributos desta iconografia, as flechas. A
imagem de So Sebastio, to conhecida de todos ns, revela
um momento importante do martrio deste grande santo. Francs de nascimento,
nascido em 256, Sebastio ingressou no exrcito romano e tornou-se capito da
guarda pretoriana, cargo de confiana do imperador. Sebastio, porm, era
cristo e, sempre que podia, visitava os irmos na f que estavam presos,
levando-lhes conforto espiritual e consolo. Posicionava-se contra as
perseguies e torturas infringidas aso cristos. Por isso, descoberto pelo
Imperador Maximiano, foi preso, torturado e obrigado a renunciar a sua f
crist. Negando-se a obedecer, o imperador o condenou a uma morte lenta e
exemplar. As
flechas revelam-nos a primeira fase das
torturas que o santo enfrentou. Tendo como algozes seus companheiros de
exrcito, So Sebastio suportou vrias flechadas em seu corpo sem renegar a
f. Quando todos pensaram que ele estivesse morto, deixaram-no amarrado para
ser devorado pelos animais e aves de rapina. So
Sebastio representado amarrado numa rvore
em especial: o carvalho. No cristianismo primitivo, o carvalho era o smbolo
da perseverana, da tenacidade e da persistncia, por causa da dureza desta
madeira nobre. Assim, este smbolo nos fala da firmeza, da tenacidade e da
perseverana de So Sebastio. E a fora que ele recebeu do cu foi to
grande, que ele no morreu em decorrncia das flechadas. Ele foi recolhido
por outros cristos e cuidado por Santa Irene at se recuperar totalmente. O
carvalho simboliza toda essa fora de So Sebastio. O
corpo seminu simboliza a humilhao que ele sofreu
por parte do imprio romano. Simboliza tambm o 'despir-se do homem velho,
fraco e pecador, para vestir-se de Cristo, forte e vencedor.' O
pano vermelho encobrindo suas partes ntimas,
simboliza o duplo martrio. O primeiro este retratado na imagem. O segundo
foi aquele que causou sua morte fsica e teve causa mais nobre ainda. Depois
de recuperado, Sebastio voltou a se apresentar ao imperador, para lhe pedir
que parasse com as perseguies contra os cristos, alegando que o imperador
estava perseguindo o prprio Jesus Cristo na pessoa de seus seguidores. O
imperador, porm, no cedeu e mandou que Sebastio fosse aoitado e
decapitado. Assim aconteceu. Por isso, o pano vermelho em So Sebastio
representa seu duplo martrio. A
aura de So Sebastio representa sua santidade,
testemunhada por vrios cristos da poca. Esta santidade aparece desde o seu
amor dedicado aos cristos presos e necessitados, at sua disposio de morrer
por Jesus Cristo sem renegar sua f. Trata-se de um grande testemunho, que
serviu de exemplo para milhares de cristos ao longo de sculos. |
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078 |
Par
de candelabros de parede com estrutura de madeira dourada, em
forma de S, para dezesseis lmpadas cada um; 85 cm de largura por 90 cm de altura.
Itlia, sc. XVIII. Pertenceu
ao Palcio Barberini, em Roma. Necessitando pequenos restauros. |
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079 |
Rebolo,
Francisco. Paisagem
Rural. leo sobre placa, 21 x 30 cm. Assinado e datado embaixo direita. F. Rebolo
62. |
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080 |
Nossa
Senhora da Conceio. Imagem
de madeira entalhada com resqucios de
policromia, dourao e esgrafitos, com belo movimento no seu panejamento, caracterstico
do Barroco Brasileiro. Apresenta-se de forma bem caracterstica iconografia
de Nossa Senhora da Conceio: de p, mos postas, sobre trs cabeas de
anjos e meia lua; base elevada e facetada; 41,5 cm de altura total. Brasil,
sc. XVIII / XIX. |
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081 |
Mesa
de madeira de lei revestida de rdica. Tampo
retangular com larga moldura centralizando vo de 125 cm de comprimento e 69,5
cm de largura, encerrado por tampo de cristal transparente. Ps recurvos
apoiados em em base com degraus, sendo o primeiro de lados chanfrados; 221 cm
de comprimento, 111 cm de largura e 79 cm de altura. Brasil, sc. XX. |
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082 |
Vicente
Labriola. Paisagem
com Casas. leo sobre tela, 46 x
65 cm. Assinado e datado embaixo direita: Vicente Labriola/1966. Sem
moldura. |
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083 |
Cristallerie Baccarat. Servio de seis taas
para vinho. Selo do fabricante gravado a cido, utilizado a partir de 1936; 7,5 cm de dimetro de boca e
20 cm de altura. Frana, sc. XX. |
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084 |
So
Joo Evangelista. Imagem
de madeira esculpida, resqucios de policromia
e dourao, representando So Joo, com olhos puxados e de vidro, nariz
afilado, barba bipartida, cabelos soltos, brao direito levantado e livro na
mo esquerda; bom panejamento, ps descalos mostra, base retangular; 26,5
cm de altura. Brasil, sc. XVIII. Imagem
executada por grande Mestre, necessitando de maiores e mais detalhados
estudos para atribu-las a um deles, como por exemplo ao Aleijadinho. |
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085 |
Di
Cavalcanti, Emiliano. Fuso. Lps
sobre papel, 45,3 cm x 35,3 cm. Assinado embaixo
esquerda: Di Cavalcanti. |
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086 |
Par
de peanhas de cedro com lados lavrados com ornato
fitomrfico, folhas em relevos; 41 cm x 20 cm e 28,5
cm de altura. Brasil, sc. XVIII. |
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087 |
Michael
Powolny. Till
Eulenspiegel - Espelho de Coruja. Escultura de faiana policromada e
esmaltada modelada na figura de Arlequim sentado, com tronco inclinado para
frente, brao esquerdo apoiado sobre a perna, olhando uma coruja presa entre
seus ps. O todo sobre base retangular de 30,5 cm x
9,5 cm e 1,7 cm de altura; 17,7 cm de altura total. ustria, Viena, sc. XX. Modelo
criado circa 1907. A escultura foi quebrada e devidamente restaurada
profissionalmente, podendo ser visto, no reverso de sua base, diversos
vestgios de restauro sem, em momento algum, comprometer sua beleza e criao
artstica. Michael Powolny
foi um escultor e ceramista austraco que foi chefe da cermica no Wiener
Werkstte em Viena durante o incio do sculo XX. Suas figuras e objetos
decorativos utilizam a esttica Jugendstil (Art Nouveau austraca) semelhante
ao trabalho de outros secessionistas vienenses, como o pintor Gustav Klimt e
o arquiteto Koloman Moser. Notavelmente exclusivo de seu estilo a tecelagem
de elementos florais em padres de arabescos em meio a figuras e arquitetura.
Nascido em 18 de setembro de 1871 em Judenburg, ustria, ele aprendeu o
ofcio de cermica com seu pai e passou a estudar cermica na Escola de Artes
Industriais de Viena em Znaim, ustria em 1894. Ele tambm estudou por vrios
anos na Universidade de Artes Aplicadas em Viena. Em 1906, junto com o
artista Bertold Lffler, fundou a oficina Wiener Keramik, que mais tarde foi
absorvida pela Wiener Wekstatte, uma coalizo de artistas visuais com sede em
Viena. As obras de Powolny esto nas colees da Neue Galerie em Nova York e
do Museu Britnico em Londres, entre outras. Ele morreu em 4 de janeiro de
1954 em Viena, ustria. |
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088 |
Cristo
crucificado em madeira policromada, com pintura original, cruz arrematada
por ponteiras no estilo D. Jos I brasileiro. Coroa de espinhos entalhada no
mesmo bloco e a figura do Crucifixado trabalhada em Punjante realismo da dor
extremada no realismo da anatomia dorsal. Sob a tarja onde se l "INRI", resplendor tambm D.
Jos encima a cabea do Cristo; 37 cm e 72,7 cm de altura. Brasil, sc.
XVIII. |
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089 |
Grande
salva de prata Vitoriana, de formato circular, sobre quatro
ps de garras com bola. Borda com godres, dividida em seis sees,
delimitadas por folhas estilizadas, e centralizadas por elementos conchoides.
Plano com profusa decorao cinzelada de elementos fitomrficos, esferas e
volutas, centralizado por botes florais e perolados onde, em seu reverso,
encontram-se marcas de identificao da prata de Londres, para os anos de 1884/1885, e do prateiro RM/EM,
no identificado; 42 cm de dimetro. Inglaterra, sc. XIX. |
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090 |
Oscar
Pereira da Silva. Carro
de Boi. leo sobre tela, 37,5 x 45,5
cm. Assinado e datado embaixo direita: Oscar P. da Silva 37. |
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091 |
So
Miguel. Imagem
em madeira esculpida, policromada e dourada,
com belo movimento de sua tnica drapeada e rico traje de soldado. Capacete
encimado por penacho e sandlias de canos altos arrematadas por pseudo
cabouchons, tambm em madeira. Acabamento em esgrafitos arrematam os
"rolos" de nuvens sobre as quais se apoia o Arcanjo, num todo de
grande movimentaao barroca; 46 cm de altura. Brasil, sc. XVIII. Esto
ausentes os atributos desta iconografia, a espada e a balana. |
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092 |
Chocolateira
de prata de lei repuxada, modelada e cinzelada,
profusamente decorado em alto e baixo relevos por elementos fitomrficos,
conchas e elementos repetitivos; bico no formato de cara de golfinho, ala em
voluta invertida e puxador da tampa no formato de folha estilizada. Na borda
interna da tampa marca da contrastaria de Lisboa, Javali 1 ttulo que, segundo Marcas
de Contrastes e Ourives Portugueses, volume II, pgina 14, n 67,
Marca de garantia da prata do toque de, 916 usada na Contrastaria de Lisboa
de 1887 a 1938"; prateiro no identificado. Na base circular, em sua
borda, repetio das marcas encontradas na tampa, inscrio Leito &
Irmo/Lisboa e, em seu reverso, assinatura incisa F. Sousa/2 - 1925;
23 cm de altura total. Portugal, sc. XX. |
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093 |
Graciano,
Clvis. Mulher
com Feixe de Flores na Cabea. Monotipia, 56 cm x
41 cm. Assinado embaixo direita: Graciano. |
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094 |
Nossa
Senhora do Carmo. Imagem
de madeira esculpida, policromada e dourao,
apresenta-se em p, cabelos soltos, capa cobrindo os ombros, bom panejamento,
smbolo da Ordem do Carmo no peito, segurando a esquerda o Menino Jesus, base
circular alta com rosto de trs anjos; 32,7 cm de altura. Brasil, sc. XVIII. Apresenta
restauro; brao esquerdo do Menino Jesus colado. |
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095 |
Ottone
Zorlini. Escultura
de bronze fundido e patinado modelado na figura de ndio com arco, em posio
de atirar flecha; 120,5 cm de altura total. Assinado na
base: O. Zorlini. Brasil,
sc. XX. |
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096 |
Par
de robustas peanhas de madeira policromada e dourada;
corpo retangular com 22,5 cm x 31,5 cm e 54 cm de
altura; decoradas com entalhes de elementos fitomrficos em relevos. Brasil,
sc. XVIII. Ex
coleo Joo Augusto de Souza Lima. |
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097 |
Arranque
de escada em madeira de cedro entalhada em volutas, elemento
foleares e roms; 23,6 x 37 x 69 cm. Bahia, sc.
XVIII. Elemento
decorativo associado
arquitetura, colocado
no incio de uma escadaria para auxiliar no impulso inicial para a subida. |
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098 |
Jos
Antnio da Silva. Engenho.
Aguada e nanquim sobre papel, 50 cm x
65 cm. Assinado embaixo no meio e datado embaixo direita: J A S
Silva/1950. |
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099 |
Nossa
Senhora dos Prazeres. Pequena
Imagem de terracota policromada modelada na Figura de
Nossa Senhora sustentando o Menino em seu brao esquerdo com o p
apoiado sobre sua mo direita. O todo sobre base oval; 12,5 cm de altura.
Brasil, So Paulo, sc. XVIII. |
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100 |
Djanira
da Motta e Silva. Sem
Ttulo. Nanquim sobre papel, 21,5 cm x13,7
cm (a mancha). Assinado embaixo direita: Djanira. No reverso: Coleo Abelardo Rodrigues - Recife/Djanira/1949/N.Y./
assinatura ilegvel. |
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101 |
Santo
Antonio. Imagem
de madeira entalhada policroma e dourada representando Santo Antonio com
vestimentas tpicas de um Franciscano. Descalo, de p sobre base retangular
de ngulos facetados, segurando com a mo esquerda livro sob Imagem do Menino
sentado; 40 cm de altura total. Portugal, sc. XVII. Apresenta
perdas na policromia. |
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102 |
Royal
Copenhagen. Fauno
com Gaita de Pan. Escultura de porcelana policromada
modelada na figura de fauno sentado tocando gaita. No reverso da base marca
de identificao do fabricante, em verde: Royal/Copenhagen Dinamarca,
circunscrevendo coroa e n 1980 /1736; 14 cm de altura. Dinamarca,
sc. XX. |
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103 |
Carlota
Martins dos Santos (Portugal, 1916). Paisagem
Imaginria. leo sobre tela, 31 x 43,5 cm. Assinado embaixo direita: Carlota Santos. Pintora
e restauradora. Transferiu-se para o Breasil em 1920 e naturalizou-se
brasileira. Fez curso na Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro,
conquistando os prmios: medalha de
bronze em 1955; medalha de prata em 1956 e medalha de ouro em 1957. Por
duas vezes participou como Membro da Comisso do Salo Nacional de Belas
Artes, 1963 e 1969. Exps
individualmente, em 1962, na Galeria Macunaima, Rio de Janeiro; GEAD, Rio de
Janeiro, em 1968; e Panorama, Salvador, Bahia, em 1969. Participou
do Salo Nacional de Belas Artes, medalha de Bronze, trs prmios aquisio,
medalha de ouro e prmio de Viagem ao estrangeiro, Rio de Janeiro, 1957 a
1965. Fonte: Dicionrio Brasileiro de Artistas Plsticos
- Instituto Nacional do Livro - MEC; volume 4, pgina 182. |
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104 |
Escultura
Art Deco de faiana policromada, modelada de forma
naturalista, na figura de danarin em pose de dana sobre base almofada oval onde,
em seu reverso, encontra-se marca do fabricante gravada em verde, no
identificada; 23 cm de altura total. Europa, sc. XX. Apresenta
restauro. |
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105 |
Santo
Beneditino. Imagem
de madeira esculpida, policromada e dourada;
apresenta-se de p com a cabea parcialmente coberta, bom panejamento com
esgrafitos, sapatos a mostra, segurando a esquerda um cajado, sobra base
quadrada de cantos chanfrados; 46 cm de altura. So Paulo, sc. XVII. Acompanha cajado. |
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106 |
Cavalo
de carrossel, de madeira entalhada e policromada,
apresentando os arreios pintados em tonalidade escura; 101,3 cm x 19,5 cm e 55 cm de altura, sem a base; 92,5 cm de altura
total. Acompanha base de ferro, que possibilita movimento empinado. Brasil,
incio do sc. XX. |
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107 |
Djanira
da Motta e Silva. Candombl.
Guache sobre carto, 52 cm x 37 cm. Assinado e
datado direita: Djanira 52. No
reverso: Djanira - 1952/52 x 37 cms (guache)
/Candombl/Coleo Genildo Valena. |
|
108 |
Ernesto
Bazzaro. Pifferaio.
Escultura de bronze patinado, representando figura
masculina em p trajando roupas de poca, tocando flauta, assinada direita
da base "Bazzaro" e intitulada na parte frontal "Pifferaio";
73 cm de altura. Itlia, incio sc. XX. c. 1915. Flauta apresentando
colado. |
|
109 |
Biombo
oriental constitudo por 6 painis decorados, cada um, por quatro
reservas hexagonais, em laca, sobre os quais esto apostas esculturas em
pedra dura, em relevo, de animais e modelos de vasos das vrias dinastias
chinesas. Fundo
decorado com elementos fitomorfos em ncar, enquanto o reverso traz singela
decorao floral, de contornos dourados; 40 x 183 cm
de altura. China, sc. XX. |
|
110 |
Tarsila
do Amaral. Sem Titulo. Grafite e
nanqum, 22,5 x 32,5 cm. Assinado embaixo direita:
Tarsila. Verso
de ilustrao no utilizada para o livro Sol sem Tempo III. Reproduzido
sob. nDI 321 pagina 97 do catlogo Raisonn
Tarsila do Amaral volume III. |
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111 |
Malfatti,
Anita. Moinho.
Aquarela, 34,5 x 44 cm as dimensoes do papel.
Assinado embaixo esquerda. Annita. Acompanha documento de autenticao
assinado em 23/12/2016 por Elisabeth Ceclia Malfatti e Stela Maria C. de Camargo,
datando a obra para a dcada de dez. Pertenceu ao colecionador e marchand
Giuseppe Baccaro. |
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112 |
Autoria
no identificada. Cabea
de Cavalo. Aquarela, 29,5 x
23,5 cm. |
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113 |
Escola
Jesutica Sul Americana. Profeta
Jonas. leo sobre tela, 85 x 70 cm. Sc. XVIII. Em formato oitavado, moldura
entalhada com resqucios de douramento, apresenta inscrio em cima direita
"Iona P. t" O
quadro representa o profeta em grande erudio, trajado maneira de
dignatrio da coroa espanhola. Mandado
pelo Senhor cidade de Nnive para alertar a populao da eminente
destruio, desobedeceu, foi engolido por um grande peixe, arrependeu-se e
foi vomitado na praia, quando finalmente dirigiu-se ao destino ordenado. L,
fica fora da cidade protegido por uma rvore (representada esquerda sobre
sua cabea, antes que o Senhor tambm a mandasse destruir. O
profeta reverenciado no Cristianismo, Judasmo e Islamismo, tendo sido
inclusive representado por Michelangelo no teto da Capela Sistina.
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114 |
So
Paulo. Imagem
de madeira esculpida e policromada representando So Paulo
de p sobre base facetada. Hbito de
linhas retas com ligeiros dapreados, segurando livro com a mo esquerda
postado entre o brao e o corpo; 40,5 cm de altura total. Brasil, sc. XIX. Esta
ausente um dos atributos desta Imagem, a espada. A mo direita esta colada |
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115 |
Almeida
Junior. Pensador
e Estudo de Mo. Desenho a lpis preto; 17 x 11 cm. Sem assinatura. No
verso: diversos outros estudos. Origem: ex-coleo Maria Helena e Eldino F. Brancante. |
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116 |
Pintura
Hispano Americana. So
Joo Batista. leo sobre tela, 75 x 98 cm. Amrica Espanhola, sc. XVIII. |
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117 |
Antonio
Bandeira - atribuio. Abstrato.
Tcnica mista, 3,8 x 9,2 cm. Assinado e datado
embaixo esquerda: Bandeira/ 56. |
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118 |
Nossa
Senhora do Rosario. Imagem
de madeira entalhada policromada e dourada, com
a Santa de p, com a mo esquerda espalmada sustentando Imagem do Menino Jesus.
Belo e movimentado panejamento, caracterstico dos grandes mestres do Barroco
Brasileiro; 30,7 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII. Esta
ausente um atributo da Imagem, o rosrio. |
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119 |
Inim
de Paula. Paisagem.
Gravura, 56,3 x 71 cm (a pintura). Embaixo
direita: Inim... Papel apresenta pequena mancha e pequenos desgastes. |
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120 |
nfora
de porcelana francesa policromada e dourada, com corpo de
formato balastre decorado em todo seu entorno com paisagem campestre e cena
galante oposta a castelo e casas. Base campanular, azul cobalto, ornada com pinturas
em dourado. Duas alas, opostas e simtricas, vazadas encimando rosto
feminino. Alas no formato de boto e base movimentada, de elementos
metlicos; 73 cm de altura total. Frana, sc. XX. |
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121 |
Belmiro
de Almeida Figura
Feminina com Chapu. Nanquim e aquarela, 30 x 20 cm. Assinado embaixo esquerda: Belmiro. Origem: ex-coleo Maria Helena e Eldino F. Brancante. |
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122 |
Portinari,
Candido. Colheita
de Caf. Gicle, 40 cm x
44,5 cm. Acompanha Repografia Certificada Recriar. |
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123 |
Joseph
Macera. Nossa
Senhora e o Menino Jesus. Pintura
sobre carto, 16 cm x 12 cm. Assinado, localizado e
datado na faixa da cintura da Nossa Senhora: Joseph Macera - Roma 1842. Protegida por vidro, Italia, sc.
XIX. |
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124 |
Cena
da Sagrada Famlia encimada ao centro pelo Pai Eterno e o Divino Esprito
Santo que projeta raios sobre o
Menino. leo sobre tela, 56 cm x 58 cm.
Amrica Espanhola, sc. XVIII. |
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125 |
So
Benedito das Flores. Imagem
de madeira entalhada, policromada e dourada representando So Benedito
com vestimentas de um Franciscano da Ordem dos Capuchinhos com panejamento
tpico do Barroco Brasieiro. Descalo, de p sobre base facetada, segurando
com a mo esquerda ponta de seu hbito esticado para apoio de rosas
(representando o milagre dos pes) e, na mo direita, esponja estilizada
(representando o milagre do sangue); 33,5 cm de altura total. Brasil, sc.
XVIII. |
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126 |
Noe
Bordignon - Escola Veneziana - 1841-1920. Retrato
de Gondeleiro. leo sobre tela, 50 cm x 37,5 cm. Assinado embaixo esquerda: Noe Bordignon.
Itlia, sc. XIX / XX. O
Quadro apresenta no verso estudo de casario, posteriormente abandonado pelo
artista. Ativo
principalmente em Veneza, onde foi membro destacado da "Academiadi Belle
Artidi Venezia". |
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127 |
Sammarco, Amleto Nicola Daniele. Marinha.
leo sobre tela, 40 cm x 50 cm. Assinado embaixo
direita: Sammarco. No
reverso: 20 Salo Paulista de Belas Artes. |
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128 |
Andy
Moss, para Peggy Davies Ceramic. The
Bather. Grupo escultrico Art Deco de
porcelana policromada. Edio limitada a 650 exemplares, sendo este o de n
163; 23 cm de altura total. Inglaterra, sc. XX. Fundada
por Kevin Pearson & Francis Salmon, a cermica Kevin Francis tornou-se
conhecida por sua excepcional qualidade e criatividade em cermica de arte
figurativa. Inicialmente
focada em Toby Jugs com designs criados e inspirados pelos parceiros, a
empresa rapidamente se estabeleceu entre os colecionadores. Kevin
& Francis inicialmente encomendou seu trabalho Royal Doulton. Aps seu
primeiro lanamento, eles firmaram uma parceria exclusiva com Peggy e Rhodri
Davies para produzir todos os seus projetos atravs de suas instalaes,
Peggy Davies Ceramics. Apesar
de ter sido lanada durante uma recesso, a pequena empresa sobreviveu e, no
incio dos anos 90, estava focando na herana da cermica britnica com sua
coleo Toby Jug. Esta coleo foi um verdadeiro teste para a arte de
produo da Peggy Davies Ceramics e os resultados foram excelentes. Tambm
durante a dcada de 1990, a empresa comeou a desenvolver suas primeiras
figuras, construdas em torno do tema Art Deco e das obras de Clarice Cliff e
Susie Cooper em particular. Em
1995, Rhodri Davies - agora proprietrio da parte britnica de Kevin Francis
- apresentou a cermica Ladies como uma figura com um prato como pano de
fundo. No verdadeiro estilo Kevin Francis, as placas eram to intrincadas e
complicadas quanto as figuras. Esses
lanamentos de artigos de arte/figuras de muito sucesso, que se tornaram a
espinha dorsal da coleo de Kevin Francis, foram extremamente bem-sucedidos.
Muitas das edies esgotam-se muito rapidamente e algumas peas j so muito
colecionveis. |
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129 |
Edgar
Maxence. Lamuria.
leo sobre tela, 39,5 x 30 cm.
Assinado e datado embaixo esquerda: E.
Maxence 1892. |
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130 |
Fernando
Chaves Gran
Trianon - 2017. Fotografiaimpressa com pigmento
mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem cido; formato 48,5 X 31,5 cm (tamanho da mancha de Impresso); sem moldura. Nascido
na Frana, fotgrafo editorial, formado em Artes Plsticas pela Universidade
de Paris, Panthon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de
fotografia na Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo,
ECA-USP. Fotgrafo
independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre
as quais se destacam: Elisabeth FranckGallery (Blgica); ArtModerne
Internacional, Art Press, ConnaissancedesArts, Courrier de IUnesco, Galerie
Albert Loeb, Berggruen& Cie, ditionsGalerie Claude Bernard (Frana); The
British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopfrlag (Sucia); Weatherhill,
Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); EdicionesGaglianone
(Argentina); Arte enColombia (Colmbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora
Grficos Burti, Fundao Bienal de So Paulo (Brasil). Participou
de exposies coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome
Osaka", Osaka, Japo; Quatro Fotgrafos, 1985, Espao Fotoptica, Museu
de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo; I Bienal de la Habana,
1984, Havana, Cuba; LAmrique Latine Paris, 1982, Grand-Palais, Paris,
Frana. Exposio individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do
Som, So Paulo. Obteve Meno Honrosa na I Bienal de la Habana. |
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131 |
Eliseu
Visconti. Mulher
com Chapu. Aquarela sobre papel; 21 x 16,5 cm. Assinado embaixo esquerda: E. Visconti. Origem:
ex--coleo: Maria Helena e Eldino da F. Brancante. |
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132 |
Escultura
de faiana modelada na figura de co galgo sentado sobre
as patas traseiras, encimando base quadrada de 31,5 cm de lados; 88,5 cm de
altura total. Itlia, sc. XX. Apresenta
alguns pontos de restauro e, no reverso da base, placa de cimento, sugerindo
j ter sido assentado sobre coluna de alvenaria. |
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133 |
Manoel
Faria Guimares (1895-1980) Interior
de Floresta com Riacho. leo sobre tela, 65 x 80 cm. Assinado embaixo direita: M. Faria. |
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134 |
So
Miguel Arcanjo. Belssima
Imagem de madeira esculpida, prateada e dourada, representado So Miguel
Arcanjo segurando balana na mo esquerda,
um de seus atributos habituais e asas movimentadas. De p sobre nuvem, com
capa vemelho camaro e partes visveis do corpo encarnadas, usando seu
tradicional uniforme de protetor e lder do exrcito de Deus contra as foras
do mal; 82 cm de altura total. Brasil, sc. XVIII. |
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135 |
Ouseley,
W. Gore.Ouseley Serra
dos Orgaos - Cabeca do Fraile. Litogravura
colorida, litografo J. Needham; 35 x 41 cm. |
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136 |
Tadashi
Kaminagai. Natureza
Morta com Flores. leo sobre tela 50 cm x 70 cm. Assinado e datado embaixo direita: T.
Kaminagai 1962. No reverso assinado, localizado e datado: T
Kaminagai/Rio 1962. |
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137 |
Ivan
Serpa. Natureza
Morta. Aquarela, 30 x 25 cm. Assinado e
datado embaixo esquerda: I.
Serpa/47. |
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138 |
Fernando
Chaves. Versailles
- 2017. Fotografia impressa com pigmento
mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem cido; formato 48,5 cm X 31,5 cm (tamanho da mancha de impresso); sem moldura. Nascido
na Frana, fotgrafo editorial, formado em Artes Plsticas pela Universidade
de Paris, Panthon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de
fotografia na Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo,
ECA-USP. Fotgrafo
independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre
as quais se destacam: Elisabeth FranckGallery (Blgica); ArtModerne
Internacional, Art Press, ConnaissancedesArts, Courrier de IUnesco, Galerie
Albert Loeb, Berggruen& Cie, ditionsGalerie Claude Bernard (Frana); The
British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopfrlag (Sucia); Weatherhill,
Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); EdicionesGaglianone
(Argentina); Arte enColombia (Colmbia); Editora Abril, Editora da Unicamp,
Editora Grficos Burti, Fundao Bienal de So Paulo (Brasil). Participou
de exposies coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome
Osaka", Osaka, Japo; Quatro Fotgrafos, 1985, Espao Fotoptica, Museu
de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo; I Bienal de la Habana,
1984, Havana, Cuba; LAmrique Latine Paris, 1982, Grand-Palais, Paris,
Frana. Exposio individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do
Som, So Paulo. Obteve Meno Honrosa na I Bienal de la Habana. |
|
139 |
Royal
Doulton. Dance
of the World - American Cabaret. Escultura Art Deco, de porcelana
policromada, modelada na figura de danarina americana em posio de dana,
segurando com a mo esquerda bengala e com a direita aba do chapu. Trajando
vestido curto preto de saia evas, luvas sem os dedos at os cotovelos,
gravata borboleta preta envolta ao pescoo nu. O todo sobre base oval onde,
em seu reverso, encontra-se: assinatura no identificada/Royal
Doulton/London 1815/Dances of the World /American Cabaret/HN 5642 (criada em 2013)/Hand Decorated Bone Chine/Limited Edition of
2.500/N 0404/ 2013 WWWRD; 24 cm de altura total. Ingaterra, sc. XX. A
coleo Dances of the World celebra a dana - um
tema que h muito tem sido importante na coleo mais ampla de figurinhas
Royal Doulton com belas do salo de baile e bailarinas clssicas, todas
presentes no passado. Inspirando-se nas danas populares nacionais e nos
trajes coloridos que os artistas usam, os designers e artistas da Royal
Doulton capturaram o esprito e a vibrao de dez tradies de dana. |
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140 |
Casal
de black-a-moors em madeira entalhada e policromada
com temas orientalistas em relevo sobre cobertura ebanizada. Cada um dos
personagens porta elaborado turbante sobre a cabea presos por fieiras de
prolas entrelaadas. Trajam botas e, maneirade ligas, elementos dourados
arrematados por simulacro de "cabochons". No pescoo elaborados
colares em relevo com pingentes em forma de gotas. Uma das mos segura
pequeno plateau e, a outra erguida, cornucpia eletrificada em meados do sc.
XX e acendedor em porcelana. Parte superior da cornucpia da figura masculina
apresenta restauro antigo; 135 cm e 136 cm de alturas totais. Veneza, sc.
XIX/XX. Acompanham
duas cpulas de cristal Baccarat, uma delas com pequena perda na borda. |
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141 |
Fernando
Chaves. Histria
Natural II - 2017. Fotografia impressa com pigmento
mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem cido; formato 48,5 cm X 31,5 cm (tamanho da mancha de impresso). Nascido
na Frana, fotgrafo editorial, formado em Artes Plsticas pela Universidade
de Paris, Panthon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de
fotografia na Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo,
ECA-USP. Fotgrafo
independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre
as quais se destacam: Elisabeth FranckGallery (Blgica); ArtModerne
Internacional, Art Press, ConnaissancedesArts, Courrier de IUnesco, Galerie
Albert Loeb, Berggruen& Cie, ditionsGalerie Claude Bernard (Frana); The
British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopfrlag (Sucia); Weatherhill,
Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); EdicionesGaglianone
(Argentina); Arte enColombia (Colmbia); Editora Abril, Editora da Unicamp,
Editora Grficos Burti, Fundao Bienal de So Paulo (Brasil). Participou
de exposies coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome
Osaka", Osaka, Japo; Quatro Fotgrafos, 1985, Espao Fotoptica, Museu
de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo; I Bienal de la Habana,
1984, Havana, Cuba; LAmrique Latine Paris, 1982, Grand-Palais, Paris,
Frana. Exposio individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do
Som, So Paulo. Obteve Meno Honrosa na I Bienal de la Habana. |
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142 |
Par
de luminrias de ferro forjado com instalao eltrica para trs
lmpadas, decoradas com hastes de sustentao torcidas e ramos de rosas; cpulas
de pasta de vidro branco e verde de seo octogonal com 70 cm de dimetro;
212 cm de altura. Brasil, sc. XX. Faltam algumas placas de vidro. |
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143 |
Angelo
Cannone. Rio
Sena - Paris. leo sobre tela, 60 cm x 81 cm. Assinado, localizado e datado embaixo direita: Angelo
Cannone/Paris 55. Reintelado. |
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144 |
Victor Meirelles. A Fugitiva.
Desenho a lpis sobre papel, 14 cm x 17 cm (a
mancha). Assinado e datado embaixo direita: V. Meirelles 85. |
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145 |
Arthur
Leslie Harradine, para Royal Doulton. The
Jester - Bobo da Corte. Grupo escultrico, estilo Art Deco,
de porcelana policromada modelao na figura de Arlequim, modelo HN 2016,
produzido de 1949 a 1997; 23 cm de altura total. Inglaterra, sc. XX. Nascido
Arthur Leslie Harradine em Lambeth - nascida Tealby - em 1887, ingressou no
estdio de Doulton Lambeth como aprendiz em 1902. Em 1912 Leslie Harradine deixou os
estdios Royal Doulton para emigrar para o Canad. Ao retornar Inglaterra, no h muito tempo,
Charles Noke ouviu falar dele novamente e marcou uma reunio. Ele ofereceu a
Leslie um emprego como designer de figuras nas obras de Burslem, mas ele
recusou. Leslie passou a gostar de sua independncia e queria trabalhar
apenas para si mesmo. Ele, no entanto, acabou concordando em enviar a Noke
algumas amostras de seus modelos como freelancer e assim, em 1920, a primeira
de suas figuras Royal Doulton, HN 395, 'Contentment' foi lanada. Harradine forneceu um suprimento regular
de figuras para a Royal Doulton por quase quarenta anos, mas sempre como um
verdadeiro freelancer, Leslie era quem decidia o que ele modelaria e quando,
e ele os enviaria, talvez at trs de cada vez, mensalmente s obras de
Burslem. Diz-se que os outros desenhistas e pintores se reuniam avidamente
quando sua remessa mensal era desembalada para ver o que ele havia
"inventado desta vez". Muitos modelos extremamente populares
fluram de seu pequeno estdio caseiro. "Polly Peacham" e outras
figuras de sua interpretao de The Beggars Opera. "The Balloon
Seller" e "Flower Sellers Children" da srie de vendedores de
rua de Londres. A srie Dickens, que era uma das favoritas de Charles Noke.
e, claro, os modelos levemente ousados de "The Bather", tanto vestidos
de mai quanto nus. Leslie
Harradine adorava crianas e muitas vezes exibia suas habilidades de
conjurao autodidata para sua diverso. Ele produziu uma srie de
"Estudos da Criana" que eram quase antiquados em sua concepo e
representao, mas provaram ser muito populares com o pblico comprador e
permaneceram em produo por muitos anos. Outros modelos, como "The
Rocking Horse" s ficaram em produo por um ano ou dois e sero
bastante raros. Ainda
outra srie de estudos infantis, chamada de srie "Nursery Rhyme",
tinha uma forte semelhana com o trabalho de Freda Doughty para Royal
Worcester. Estes eram igualmente populares e tambm permaneceram em produo
por muitos anos. Aps
a morte prematura de sua primeira esposa em 1935, com apenas 46 anos, Leslie
se casou novamente dois anos depois com Jane Haley e teve mais duas filhas e
um filho com ela. Mais tarde, ele se casou pela terceira vez. Diz-se que
"Harradine tinha o hbito de se casar com seus modelos e todas as trs
esposas eram suas musas". l. Suas novas
criaes foram enviadas para o continente e depois para as Potteries, como
antes, at o final da dcada de 1950, quando ele finalmente informou a Royal
Doulton de sua inteno de se aposentar. A
ltima de suas figuras a ser lanada na srie foi HN 2175 "The
Beggar", que foi uma segunda verso da srie "Beggars Opera".
Este foi lanado em 1956. Outro modelo, "The Apple Maid" foi
lanado em 1957, mas tinha um nmero anterior de HN 2160 e, presumivelmente,
foi modelado um pouco antes, mas levou mais tempo para ser produzido. Em
1961 mudou-se para a Espanha, onde viveu e modelou camponeses locais em
terracota por prazer. Leslie Harradine morreu em 6 de dezembro de 1965, em
Gibraltar aos 78 anos. |
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146 |
Fernando
Chaves. Histria
Natural I - 2017. Fotografia impressa com pigmento
mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem cido; formato 48,5 X 31,5 cm (tamanho da mancha de impresso). Nascido
na Frana, fotgrafo editorial, formado em Artes Plsticas pela Universidade
de Paris, Panthon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de
fotografia na Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo,
ECA-USP. Fotgrafo
independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre
as quais se destacam: Elisabeth FranckGallery (Blgica); ArtModerne
Internacional, Art Press, ConnaissancedesArts, Courrier de IUnesco, Galerie
Albert Loeb, Berggruen& Cie, ditionsGalerie Claude Bernard (Frana); The
British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopfrlag (Sucia); Weatherhill,
Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); EdicionesGaglianone
(Argentina); Arte enColombia (Colmbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora
Grficos Burti, Fundao Bienal de So Paulo (Brasil). Participou
de exposies coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome
Osaka", Osaka, Japo; Quatro Fotgrafos, 1985, Espao Fotoptica, Museu
de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo; I Bienal de la Habana,
1984, Havana, Cuba; LAmrique Latine Paris, 1982, Grand-Palais, Paris,
Frana. Exposio individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do
Som, So Paulo. Obteve Meno Honrosa na I Bienal de la Habana. |
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147 |
Ernst
WENCK, para Rosenthal. Fortuna.
Escultura de porcelana, Art Dco, modelada em
figura feminina, parcialmente coberta por vu verde degrad, equilibrando-se sobre
esfera verde escuro que encima base circular almofada cinza e branco, como se
craquel fosse. No reverso da base marcas de identificao: Marca prensada
Ernest Wenk (Projetista) - Rosenthal Germany em verde; 31 cm de
altura total. Alemanha, sc. XX. Desenhado
por Ernst Wenck por volta de 1932, executado por Rosenthal por volta de 1940. Ernst
Wenck d, 1885 a 1889, foi aluno do Kunstgewerbemuseum e da Academia de Artes
de Berlim. Depois de algumas estadias no exterior (1885-1891), se tornou um
membro e depois se tornou o segundo presidente da Secesso de Berlim. Em 1901
recebeu uma pequena medalha de ouro na Grande Exposio de Arte de Berlim. Em
1922 tornou-se membro da Academia de Artes. Alm de alguns monumentos
notveis, algumas estatuetas de porcelana de Rosenthal foram preservadas. |
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148 |
Par
de colunas em madeira entalhada, com vestgios de dourao. Fuste em forma
de balastre, com pana ligeiramente proeminente a meio corpo, decorado em
torcido ascendente maneira Salomnica. Encimado por capitel clssico,
tambm outrora dourado. Base quadrangular, de fatura posterior; 89 cm de
altura. Brasil, Minas Gerais, sc. XVIII. |
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149 |
Ingres
Speltri Instrumentos
Musicais. leo sobre placa, 33,5 x 48 cm. Sem moldura. Assinado embaixo esquerda: Ingres
Speltri. Sem moldura. |
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150 |
Floreiro
Art Nouveau de regule prateado no formato de balastre;
profusamente decorado em relevos de forma realista por elementos fitomrficos
e figura feminina com coroa de louros, seminua, ajoelhada, sentada sobre
arbustos e mos seguras em galhos; 55 cm de altura total. No entorno da base
circular assinatura: Guy Moureau. Frana, sc. XX. Apresenta
dois pequenos furos, prximos base. |