DescriC'C#o: ./botao-voltar.png

26 de maio de 2021 - Quinta-feira 20h30

(Leilão presencial e on-line)

Lote 301 a 420

Clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior

DescriC'C#o: ./botao-continuar.png

 

./images/Lote301.jpg

301

Pequeno centro de prata de lei repuxada e cinzelada, de formato ovalado, com borda fenestrada decorada com elementos fitomórficos e repetitivos; plano com casal sentado em jardim com arbustos. No reverso do plano marca da prata de teor 800 e do prateiro "H encimando MM", não identificado; 17,5 cm x 12 cm 3 2,5 cm de altura. Europa, séc. XX.

 

./images/Lote302.jpg

302

Weigel.

Paisagem com Cabana. Óleo sobre tela. 27,5 cm x 22 cm. Assinado embaixo à direita: Weigel.

 

./images/Lote303.jpg

303

São Longuinho.

Imagem de madeira entalhada e policromada representando o santo em sua tradicinal icongrafia, trajando uniforme de soldado romano, wegurando com a mão direita uma lança e longo manto apoiada sobre o braço esquerdo estendendo-se até os pés, sobre base escalonada e movimentada; 27 cm de altura total, incluindo resplendor de prata e a lança, tardia, de madeira. Brasil, séc. XVIII.

Esta Imagem foi executada por grande Mestre, necessitando de maiores e mais detalhados estudos para atribuí-las a um deles, como por exemplo ao Mestre Piranga.

"São Longuinho, o santo dos objetos perdidos”.

Longuinho" foi um dos soldados romanos destacados para acompanharem o castigo, a crucificação e a morte de Jesus. Chamava-se, na verdade, Longinus, nome que significa "Uma Lança". Por isso, acredita-se que ele tenha sido o soldado que perfurou com uma lança o lado de Jesus, de onde brotou sangue e água, como São João afirma em seu Evangelho. São Longuinho, como é conhecido, foi provavelmente o soldado que reconheceu Jesus como o "Verdadeiro Filho de Deus", logo após a morte do Mestre. Ele é citado pelos evangelistas São Mateus, São Lucas e São Marcos no momento da morte de Jesus.

Conta-se que Longinus era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma antes de ser destacado para servir em Israel. Servindo na corte de Roma, ele vivia nas festas dos romanos. Por causa de sua baixa estatura, ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso ele achava vários pertences das pessoas e sempre devolvia os achados para seus donos. Daí surgiu sua fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado Longinus, do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.

Por causa da fama do soldado Longinus, espalhou-se a devoção de se rezar para São Longuinho pedindo para ele ajudar a encontrar objetos perdidos. Depois de encontrados, se dá três pulinhos e se faz uma oração para agradecer ao Santo. Os pulinhos podem ser dispensados. O importante é a fé e o belíssimo testemunho de vida de São Longuinho."

 

./images/Lote304.jpg

304

O Economie Rustique. Gravura européia explicativa do beneficiamento do algodão, coton; 35,5 cm x 22,5 cm. França, séc. XIX.

 

./images/Lote305.jpg

305

Palais do comte d'Avero, a Lisbonne e Vué Du Palais Royal de Lisbonne. Duas litografias emolduradas, 25 cm x 16,5 cm.

 

./images/Lote306.jpg

306

Takaki, Shokishi.

Rosas. Óleo sobre tela, 35 cm x 27 cm. Assinado embaixo à esquerda: S.Takaki

 

./images/Lote307.jpg

307

Conjunto de sete peças de metal prateado, composto de: pequena leiteira de marca Wolff, 13 cm de altura; 1 bandeja oval sem marcas de identificação, duas alças simétricas e opostas, borda decorada em relevos por arranjos florais e plano cinzelado com volutas e elementos repetitivos, 58,5 cm x 38, 5 cm de largura; salva circular Sheffield Plate com 28 cm de diâmetro, plano liso, aba movimentada e escalonada seguindo o mesmo movimento da borda; bandeja retangular marca St James, de cantos arredondados e plano rebaixado, 48 cm x 38 cm de largura; 3 dessous de plats de formatos circulares formados por volutas invertidas, vazadas e interligadas. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote308.jpg

308

Gallotti, Frncesco Antonio.

Marinha. Óleo sobre tela, 60 cm x 73 cm. Assinado e datad embaixo à direita: F. Gallotti/74.

Apresenta insignificante perda na camada pictórica.

 

./images/Lote309.jpg

309

Dupont.

Dama. Escultura de bronze patinado modelada, fundida e patinada, na figura de dama da sociedade européia. De pé, braço esquerdo dobrado, vestido longo de gola alta, chale, bolsa pendurada presa à cintura e chapéu com penhacho; sobre base circular almofadada e escalonada onde, em sua parte superior, do lado esquerdo da escultura, encontra-se assinatura incisa: Dupont; 45 cm de altura.

 

./images/Lote310.jpg

310

Anjo da Guarda de madeira entalhada e policromada, com longa vestimenta com predominância da cor rosa claro, de pé, com simulacro de sandálias delineadas sobre os pés, rosto angelical, braços abertos em sinal de louvor; 44 cm de altura total. Europa, séc. XIX.

 

./images/Lote311.jpg

311

Autoria não identificada.

Paisagem com Igreja e Ponte. Aquarela, 25,5 x 17,5 cm. Assinatura não legível embaixo à direita.

 

./images/Lote312.jpg

312

Pierre-Victurnien Vergniaud, (1753, Limoges - 1793, Paris).

Litografia com busto de Vergniaud publicada por Furne Paris; 19 cm x 12,5 cm.

Porta-voz eloquente da facção Girondina moderada durante a Revolução Francesa.

Filho de um empreiteiro do exército, Vergniaud frequentou a faculdade em Paris e em 1781 tornou-se advogado no Parlement (alta corte de justiça) de Bordeaux. Embora fosse um advogado capaz, era tão indolente que se recusava a aceitar casos a menos que precisasse de dinheiro.

Vergniaud saudou a eclosão da Revolução com entusiasmo. Em 1790, ele atraiu a atenção generalizada ao defender o caso de um soldado que havia se envolvido em um motim contra um proprietário de terras. Eleito para a administração do departamento de Gironde (1790), ele viu com aprovação como a revolucionária Assembleia Nacional em Paris aboliu as instituições feudais da França e restringiu os poderes até então absolutos do rei Luís XVI. Vergniaud tomou assento com os demais deputados girondinos na Assembléia Legislativa, que sucedeu à Assembléia Nacional em 1º de outubro de 1791, e falou com eloquência a favor da guerra com a Áustria. Depois que a guerra foi declarada (20 de abril de 1792), ele expôs as intrigas contrarrevolucionárias de Luís XVI e sugeriu (3 de julho) que o rei fosse deposto. No entanto, ao contrário de seus rivais jacobinos, Vergniaud e os outros girondinos não estavam dispostos a formar laços com as classes mais baixas desprivilegiadas. Diante da ameaça de insurreição popular em Paris, Vergniaud tentou secretamente chegar a um acordo com o rei no final de julho. A população de Paris se levantou contra Luís em 10 de agosto, e Vergniaud, como presidente da Assembleia, foi forçado a propor a suspensão do rei e a convocação de uma Convenção Nacional.

Na Convenção, que se reuniu em 20 de setembro de 1792, Vergniaud evitou atacar os montanheses (como os deputados jacobinos eram chamados) até que eles revelassem (3 de janeiro de 1793) suas negociações anteriores com o rei. Durante o julgamento de Luís XVI, Vergniaud primeiro procurou salvar a vida do monarca, mas finalmente se juntou à maioria na votação (janeiro de 1793) pela sentença de morte. Em 2 de junho de 1793, insurgentes parisienses, em aliança com os montanheses, forçaram a convenção a colocar Vergniaud e 28 outros líderes girondinos em prisão domiciliar. Vergniaud continuou a desafiar seus oponentes, mas não fez nenhuma tentativa de escapar de Paris. Preso em 26 de julho, foi condenado pelo Tribunal Revolucionário em 30 de outubro e guilhotinado no dia seguinte.

 

./images/Lote313.jpg

313

Três centros de mesa de tecido bege, profusamente bordados de marron claro com vazados, e um jogo americano composto de oito peças, com suas respectivas medidas:

107 cm x 37,5 cm, 109 cm x 37 cm, 106 cm x 41 cm e 41 cm x 26 cm, respectivamente. Total de onze peças. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote314.jpg

314

Centro de mesa de porcelana policromada e dourada com corpo ovalado decorado com godrões concêntricos ao seu fundo. Alças e base trípode de bronze modeladas nas figuras de golfinhos estilizados. O todo sobre coluna com ornatos florais, também de bronze, terminada em três pés revirados. Sem marcas aparentes de identificação; 30 cm x 19,5 cm e 25 cm de altura total. Europa, séc. XX.

 

./images/Lote315.jpg

315

Solifleurs de cristal aquamarine com corpo bojudo e pescoço cilíndrico, no formato de gota, com parte inferior em grosso cristal translúdo; 29 cm de altura total. Sem marcas aparentes de identificação. Século XX.

Provavelmente italiano, de Murano.

 

./images/Lote316.jpg

316

Bicorne, ou bicórnio, da marinha portuguesa revestido de veludo castor, abas largas reviradas para cima com duas faixas pretas interligadas aos dois bicos com apliques dourados, terminados em franjas. No centro de um dos lados fita nas cores da bandeira de Portugal sobreposta por encordoado dourado rematado por botão com âncora, sendo, provavelmente, insígnia da marinha Portuguesa. Internamente marcas do fabricante:  Ao Chapeu Modelo encimado por coroa e circundando Clemente & Agostinho 76 - 78 R. do Alrecrim / Lisboa / E.O; 41 cm x 15,5 cm e10,5 cm de altura. Portugal, séc. XIX.

 

./images/Lote317.jpg

317

Arte Africana.

Máscara Bamana de madeira; 47,5 cm x 15,5 cm. Mali, África, séc. XX.

 

./images/Lote318.jpg

318

Travessa funda de faiança inglesa esmaltada, conhecida como azul borrão; formato retangular de cantos chanfrados, profusamente decorada em azul com elementos fitomórficos e pagodes; 44,5 cm x 34 cm de largura. Inglaterra, séc. XIX.

Pequeno lascado em um dos lados, próximo à borda.

 

./images/Lote319.jpg

319

Arte Africana.

Máscara Igbo de madeira. 40 x 23,5 cm. África. séc. XX.

 

./images/Lote320.jpg

320

 

Gino Bruno

Canal de Bertioga. Óleo sobre tela, 50 cm x 65 cm. Assinado acima à direita: Gino Bruno.. No reverso selo da Pìnacoteca com as seguintes inscrições; ..ol. João Ataliba de Arruda / Autor: Gino Bruno/Título: Canal de Bertioga/Técnica: Óleo s/Tela/Dimensões:

50 x 65 cm/ Data/Obs. Exp. "O Olhar Italiano Sobre SP".

 

./images/Lote321.jpg

321

Medalha de metal prateado Comemorativa de Inauguração da Sede da Academia Paulista de Letras em 1954; 55 mm de diâmetro.

 

./images/Lote322.jpg

322

Marisa.

Crianças. Óleo sobre tela, 58,5 cm x 48,5 cm. Assinado, localizado e datado embaixo à direita. Marisa, Olinda, 85.

 

./images/Lote323.jpg

323

Pequeno centro de prata de lei repuxada e cinzelada, de formato ovalado, com borda fenestrada decorada com guirladas florais e elementos repetitivos; plano com arranjo floral onde, próximo a uma de suas extremidades, encontra-se marca da prata alemã, meia lua com coroa precedida do teor 800, utilizada a partir de 1888; 18,5 cm x 14 cm e 3 cm de altura. Alemanha, séc. XIX/XX.

 

./images/Lote324.jpg

324

Pintura Hispano Americana.

Árvore de Jessé. Óleo sobre tela, 130 cm x 183 xm. América espanhola, séc. XVIII.

 

./images/Lote325.jpg

325

Réchaud de metal prateado, de fabricação St James, e sua travessa de vidro, marca Marinex. Corpo retangular de cantos arredondados, sobre quatro pés curvos que se prolongam em traves, centralizando lamparina; duas alças simétricas e opostas; 44,7 cm x 24,5 cm e 22 cm de altura. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote326.jpg

326

Leonor Fini.

Ave Estilizada. Guache, 46,5 cm x 33 cm. Assinado embaixo à esquerda: L. Fini.

 

./images/Lote327.jpg

327

Havdalah Besamim.

Torre com caixa de especiarias de prata sterling alemã, com bandeiras e sino. No entorno da base almofadada marcas da prata alemã, meia lua com coroa e teor 925, aplicada a partir de 1888, segundo Poinçon D'Argent, Tardy, página 50; 22,5 cm de altura. Alemanha, séc. XIX / XX.

Esta ausente uma bandeira, no topo da torre.

 

./images/Lote328.jpg

328

Mesa auxiliar, de encostar, de madeira nobre envernizada. Tampo retangular, de lados e frente movimentados, encimando gaveta central com puxador metálico, quatro pernas torneadas, prateleira de mesmo movimento do tampo e quatro pés, sendo os dianteiros curvos e avaçados; 80 cm de comprimento, 41 cm de largura e 81 cm de altura total. Brasil, séc. XX, Desgastes do tempo e uso; o fundo da gaveta esta solto.

 

./images/Lote329.jpg

329

Medalha de bronze dourado, comemorativa da inauguracão da Catedral da Sé.

Anverso: Busto do Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta centralizando Carolvs - Carmelvs - de - Vasconcellos - Motta - S.R.E - Card - S - Paulia - Arch.

Reverso: Templo centralizando Pavlopolis - Brasilae-Templum - Princeps - Dicatvr - Anno- MCMLIV; 44 mm de diâmetro. Acondicionada em estojo.

 

./images/Lote330.jpg

330

Clóvis Pescio. Natureza Morta. Óleo sobre tela, 20 cm x 30 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Clovis Pescio 95.

 

./images/Lote331.jpg

331

Arte Africana.

Máscara Lega de madeira; 22 cm x 15,5 cm. República Democrática do Congo, África, séc. XX.

 

./images/Lote332.jpg

332

Abraham Palatinik.

Escultura de poliéster, com filme preto em seu interior, modelada na figura de golfinho saltando. Internamente monogramada "A P"; 21,5 cm de altura. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote333.jpg

333

Prato de porcelana com aba fenestrada e com imagem do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sem marcas aparentes; 17 cm de diâmetro. Brasil, séc. XX.

Perdas e restauro na aba. Origem: ex-coleção Maria Helena e Eldino F. Brancante.

 

./images/Lote334.jpg

334

A. Slom.

Etablissement dês Imigrants dans l'ilha das Flores, Baie de Rio; gravado por Maynard a partir de uma fotografia. Assinado na chapa, 14,5 x 19 cm. Inglaterra, séc. XIX.

 

./images/Lote335.jpg

335

Arte Africana.

 Máscara Senufo de madeira; 45 cm x 15,5 cm. Costa do Marfim, África, séc. XX.

 

./images/Lote336.jpg

336

Jorge Reider.

Natureza Morta. Óleo sobre tela, 60 cm x 73 cm. Assinado embaixo à direita: Jorge Reider.

 

./images/Lote337.jpg

337

Declaração funcional manuscrita, referente ao Bacharel Sebastião JosePereira; 40 x 50 cm. Assinada por Jose Xavier de Azevedo Marques. Selo com as armas imperiais de São Paulo, 1866. Brasil, séc. XIX.

 

./images/Lote338.jpg

338

Três peças de metal, como segue:

- cinzeiro retangular decorado com cachorros, em relevo; 11,5 cm x 8 cm.

- recipiente com tampa; corpo bojudo decorado com flores; 10 cm de altura.

- peça de adorno, de bronze dourado, decorada com homem e seu cavalo; 13,5 cm de altura.

 

./images/Lote339.jpg

339

Arte Africana.

Máscara de madeira; 29 cm x 21,5 cm. África, séc. XX.

 

./images/Lote340.jpg

340

Camara, Joel.

Cangaceiros. Desenho a nanquim, 35 cm x 50 cm. Assinado e datado acima à esquerda: Joel 75.

 

./images/Lote341.jpg

341

Vitrine de madeira laqueada de azul com duas prateleiras de vidro, encerrada por tampo de vidro fixado por quatro roscas; 43,5 cm x 25,5 cm e 100 cm de altura. Brasil, séc. XX.

Faltando tampo de vidro para encerramento da vitrine.

 

./images/Lote342.jpg

342

Arte Africana.

Máscara Lega de madeira; 43 cm x 21 cm. República Democrática do Congo,

África, séc. XX.

 

./images/Lote343.jpg

343

FilippoPalizze

Des Anes. Óleo sobre madeira, 28,4 x 39,3 cm. Assinado embaixo à esquerda: F. Palizzi.

 

./images/Lote344.jpg

344

Par de abajures eletrificados, de metal amarelo patinado; corpo bojudo encimando base campanular, ornados com volutas e elementos repetitivos polidos. Um deles apresenta cúpula circular de vidro acetinado âmbar com pequenos bicados em sua borda; 56,3 cm e 39,5 cm, com e sem cúpula, respectivamente. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote345.jpg

345

Arte Africana.

Máscara Baole de madeira; 25 cm x 15 cm. Costa do Marfim, África, séc. XX.

 

./images/Lote346.jpg

346

Wilian Pereira.

Jesus Vive. Óleo sobre placa, 60 cm x 40 cm. Assinado embaixo à direita: William Pereira e intitulado à direita: Jesus/ Vive. Sem moldura.

 

./images/Lote347.jpg

347

Autoria Desconhecida

Janela Florida. Óleo sobre placa, 74,5 cm x 55,5 cm. Sem assinatura.

 

./images/Lote348.jpg

348

Arte Africana.

Máscara Punu de madeira; 47,5 cm x 18,5 cm. Mali, África, séc. XX.

 

./images/Lote349.jpg

349

Medalha de bronze dourado comemorativa ao cetenário de morte do Almirante Guillermo Brown.

Anverso: No campo oval busto em uniforme militar três quartos perfil direito do Almirante Brown. Em ambos os lados a legenda GUILLERMO BROWN. À esquerda e na dragona o nome do mais importante escultor e medalhista da República Argentina, Don Luis I. Aquino, primeiro presidente da Academia Argentina de Numismática e Medalhistas.

Reverso: Âncora vertical, sobre sol radiante, cano com porta-pistola, em ambos os lados as datas 1857 - 1957. No semicírculo superior uma corrente com 19 elos. No semicírculo inferior a legenda em duas linhas Decreto Lei 18853 - COMISION NACIONAL DE HOMENAJE.

Fonte: cnba.org.ar

 

./images/Lote350.jpg

350

Escultura de faiança policromada e esmaltada modelada na figura de gato deitado; olhos salientes e sintéticos. No reverso marca de identificação do fabricante e origem: Alcobaça / Made in Portugal; 30 cm x 13,5 cm e 11,5 cm de altura. Portugal, séc. XX.

 

./images/Lote351.jpg

351

D. Pedro II.

Dois Botões de metal dourado com P IIº I sob coroa Imperial; 21 mm e 11 mm de diâmetros, respectivamente. No reverso do maior, inscrição: Luis Tarragao / Rio de Janeiro.

 

./images/Lote352.jpg

352

Arte Africana.

Máscara Songye de madeira; 26 cm x 13 cm. Congo, África, séc. XX.

 

./images/Lote353.jpg

353

Dario Mecatti.

Abstrato. Óleo sobre tela, 80 x 55 cm. Assinado embaixo à direita: D. Mecatti.

 

./images/Lote354.jpg

354

Vitrine de madeira laqueada de azul com uma prateleira de vidro, encerrado por tampo de vidro fixado por quatro roscas; 119 cm x 25,5 cm e 60 cm de altura. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote355.jpg

355

Fuhro.

Estudo - Insetos. Técnica mista, 70,5 cm x 57 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Fugro 73. Sem moldura. 

 

./images/Lote356.jpg

356

Arte Africana.

Máscara Fang de madeira; 32 cm x 19,5 cm. Gabão, África, séc. XX.

 

./images/Lote357.jpg

357

Artista não Identificado.

Marinha. Óleo sobre tela, 70 cm x 50 cm. Assinado embaixo à direita, ilegível.

 

./images/Lote358.jpg

358

Arte Africana.

Máscara Punu de madeira; 30 cm x 15,5 cm. Gabão, África, séc. XX.

 

./images/Lote359.jpg

359

Roque Gameiro.

Procissão. Aquarela sobre papel, 22 cm de altura e 14,5 cm de largura. Assinado embaixo à direita: Roque Gameiro.

 

./images/Lote360.jpg

360

Arte Africana.

Máscara Dan de madeira; 23,5 cm x 15,4 cm. Costa do Marfim, África, séc. XX.

 

./images/Lote361.jpg

361

Mesa de apresentação, de madeira envernizada estilo Louis Philippe. Tampo retangular e movimentado de mármore branco, encimando saia e quatro pernas recurvas amarradas por traves entrecruzadas centralizando pinha; 104,5 cm de comprimento, 87,5 cm de largura e 79,5 cm de altura total. Brasil, séc. XX, Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote362.jpg

362

Branet, J.

Estrada Arborizada. Aquarela, 32 cm x 32 cm. Assinado e datado embaixo à direita:

J. Branet /1945.

 

./images/Lote363.jpg

363

Arte Africana.

Máscara de madeira; 24,3 cm x 16,5 cm.  África. séc. XX.

 

./images/Lote364.jpg

364

Newton de Sá.

Figuras. Gravura, 32 cm x 39,5 cm. Assinado lateralmente, à direita: Newton de Sá e à esquerda: H C (Hors commerce).

Catalogado no Dicionário de Artes Plásticas no Brasil à página 466, por Roberto Pontual.

./images/Lote365.jpg

365

Lote composto por seis itens, conforme descrição abaixo:

a) Porta torradas de metal prateado 14.5 cm x 10 cm e 11,5 cm de altura, sem marcas aparentes.

b) Cesta para pão, circular com hastes de metal prateado, marcada Wolff 28 cm de diâmetro, Brasil, séc. XX.

c) Porta migalhas circular com tampa de metal amarelo e cabo de madeira torneada, sem marcas aparentes, 13 cm de diâmetro e 26 cm de comprimento. Brasil, séc. XX.

d) Pequeno paliteiro de metal prateado, base retangular sustentando seis suportes cilíndricos em leque, marca Eberle. Brasil, séc. XX.

e) Suporte de galheteiro de metal prateado, base retangular com alça central, sem marcas aparentes, 15 cm x 8 cm e 16,5 cm de altura. Brasil, séc. XX.

f) Porta guardanapos de metal prateado no formato de leque, sem marcas aparentes, 14,5 cm x 3 cm e 7 cm de altura. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote366.jpg

366

Arte Africana.

Máscara Guro de madeira; 37,5 cm x 19 cm. Costa do Marfim, África, séc. XX.

 

./images/Lote367.jpg

367

Valter Levy.

Natureza Morta. Óleo sobre tela, 80 cm x 120 cm. Assinado e datado embaixo à direita e impressão digital do artista: Levy/1991. No reverso dedicatória: Para Evelyn e José Francisco com os votos para um/feliz matrimonio de..... (assinatura ilegível)

 

./images/Lote368.jpg

368

Tribst Jr., Lazaro.

Abstrato-equação Reduzida da Reta. Acrílica sobre placa, 17,5 cm x 44,5 cm. Assinado e datado embaixo: Tribst/88. Intitulado, assinado e datado no reverso: Equação Reduzida da Reta Tribst/88.

 

./images/Lote369.jpg

369

Cabeça de anjo em pedra lavrada, onde são visíveis traços de policromia parcialmente encobertos pela acentuada pátina. Remanescente decorativo dos antigos chafarizes de nossas cidades históricas; 31 cm de altura. Brasil, séc. XVIII.

 

./images/Lote370.jpg

370

Centro de mesa de metal prateado de corpo ovalado e base almofada, decorados em gomos verticais e concêntricos; 36 cm x 21 cm e 18,5 cm de altura. Junto à borda do corpo marcas de identificação: coroa, Seffield PLate e leão. Iglaterra, séc. XX.

 

./images/Lote371.jpg

371

Lucas Pennacchi.

Corales Brasilis. Óleo sobre tela, 50 cm x 70 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Lucas Pennacchi 1/2022; intitulado no reverso.

 

./images/Lote372.jpg

372

Arte Africana.

Máscara de madeira; 28 cm x 16 cm. África, séc. XX.

 

./images/Lote373.jpg

373

Bandeira, Ladjane.

Duas Figuras Femininas. Desenho a nanquim, 65 cm x 50 cm. Assinado e datado embaixo a esquerda: Ladjane 65.

 

./images/Lote374.jpg

374

Arte Africana.

Máscara Guro de madeira; 31 cm x 17,5 cm. Costa do Marfim, África, séc. XX.

 

./images/Lote375.jpg

375

Espelho com moldura entalhada e policromada decorada com rostos de quatro anjos; 37,5 cm x 28,5 cm. Séc. XVIII. Brasil, séc. XVIII.

 

./images/Lote376.jpg

376

Gustavo Rosa.

O Beijo. Gravura, 71 cm x 49 cm. Assinado, localizado e datado embaixo à direita: Gustavo Rosa USA 96. Embaixo à esquerda: P A (Prova do Artista).

 

./images/Lote377.jpg

377

Jaqueline Terpins.

Floreiro de cristal acetinado, branco, com base circular bojuda, corpo movimentado teminado em boca no formato de copo de leite e gota de cristal translúcio pendente a partir de sua borda; 32 cm de altura total. Brasil, séc. XX.

Nascida na Paraíba, criada no Rio de Janeiro e radicada em São Paulo desde 1973, a artista Jacqueline Terpins tem o vidro e cristal como parte de seu trabalho criativo desde o começo de sua vida profissional e são responsáveis pela sua trajetória de sucesso no mercado nacional. Designer e artista plástica, ela possui uma linha de objetos em cristal soprado e mobiliário em vidro plano, madeira e uma linha de estofados. Como artista plástica, participou de várias exposições coletivas e individuais. Desenvolveu peças de mobiliário para a Móveis Tepermam, assim como uma linha de objetos funcionais em aço inox e prata para a Indústria Riva, Brasil, e uma linha de frascos de perfume para a indústria Verreries Brosse, França.

Fonte: homedsign.com.br

 

./images/Lote378.jpg

378

Arte Africana

Máscara Youruba de madeira; 37 cm x 19 cm. Nigéria, África, séc. XX.

 

./images/Lote379.jpg

379

Medalha de bronze dourado, comemorativa do Bicentenário de Nascimento do Padre Diego Antonio Feijó.

Anverso: No centro busto do Padre centralizado por coroa de louro e, em caixa alta, por: Padre Diogo Antonio Feijó.

Anverso: Mapa do Estado de São Paulo com inscrição no centro: 1784 / Paulista / Por Mercê / De Deus / 1984. O todo centralizado por inscrição, em caixa alta, na borda: Comissão Para as Comemorações do Bi-Centenário do Nascimento do Padre Diogo Antonio Feijó / Esmaltarte; 70 mm de diâmetro.

Acondicionada em estojo com algumas avarias.

 

./images/Lote380.jpg

380

Nossa Senhora da Apresentação.

Imagem de madeira policromada, entalhada e dourada, representando a Santa de pé sobre base retangular de cantos facetados; 21,5 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

Faltando a Imagem do Menino Jesus. Apresenta alguns pontos de desgaste na policromia.

 

./images/Lote381.jpg

381

Gavazzoni Filho, Aluisio Jose T. (Séc. XX)

Pedras no Litoral. Óleo sobre placa, 20 cm x 40 cm. Assinado e datado 

no reverso: Gavazzoni 89.

 

./images/Lote382.jpg

382

D. Pedro I.

Pequena comenda unifacial, esférica, de bronze com esmalte, centralizando "P I" e encimada por coroa Imperial.

 

./images/Lote383.jpg

383

Par de mesas auxiliares de madeira envernizada; tampo circular, fuste de torneado misto e quatro pés curvos terminados em ponteiras de garras, metálicas; 49,5 cm de diâmetro e 53 cm de altura total. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote384.jpg

384

Jogo mahjong com suas respectivas peças de material artificial, acondicionadas em seis gavetas de pequeno móvel de laca vermelha decorado com dragões e ideogramas orientais em dourado e tampa frontal de correr, verticalmente; puxadores e alças metálicos;

22 cm x 16 cm e 22 cm de altura. China, séc. XX.

 

./images/Lote385.jpg

385

Alberto Mattera.

Marinha. Óleo sobre placa, 44 cm x 59 cm. Assinado embaixo à direita: A. Mattera.

 

./images/Lote386.jpg

386

Margaret Peggy Davies, para Royal Doulton

Coppélia. Escutura de porcelana policromada modelada na figura de balarina na ponta dos pés sobre livro, vestido curto, plissado e rodado levantado, segurando com aa mãos as ponta de avental. O todo sobre base retangular de 9,5 cm x 6 cm e 1,5 cm de altura onde, em seu reverso, encontram-se marcas de identificação do fabricante em verde: leão encimando coroa sobre legenda Made in England/Royal Doulton/England/Bone china - Coppélia/Copr.1952./Doulton & Co. Limited seguidos de 4 números de série. Inglaterra, séc. XX.

Peggy Davies foi uma das modeladoras de figuras mais conceituadas da Royal Doulton.

Em 1945, o primeiro modelo de Peggy 'HN1976 Easter Day' foi lançado.

A versatilidade de Peggy Davies surpreendeu os colecionadores de Doulton

Peggy Davies foi uma das modeladoras de figuras mais conceituadas da Royal Doulton.

Margaret (Peggy) Davies nasceu em Burslem, a poucos passos das obras do Royal Doulton Burslem.

Ela sofria de tuberculose que contraiu quando era jovem e foi forçada a passar grande parte de sua jovem vida em hospitais.

Como resultado, ela ficou para trás com seus trabalhos escolares, mas felizmente um professor percebeu seu talento artístico e ficou feliz em deixá-la se concentrar nisso em vez de seus estudos mais acadêmicos.

A década de 1920 foi uma década difícil e Peggy Davies foi enviada para morar com seus avós, pois eles eram mais capazes de lidar com suas necessidades especiais.

Seu avô era engenheiro trabalhando em um banco local e morava em uma grande casa anexa às obras.

Aos doze anos Peggy ganhou uma bolsa de estudos para o Burslem College of Art e estudou em período integral por vários anos sob a tutela de Gordon Forsyth.

As circunstâncias familiares a forçaram a procurar emprego antes do término do curso e ela encontrou uma posição de assistente de meio período com uma designer de cerâmica local chamada Clarice Cliff.

Em 1939, ela assumiu um cargo na Royal Doulton como assistente de Cecil Noke, filho do renomado Charles Noke, e simultaneamente montou uma pequena oficina em casa.

A Segunda Guerra Mundial interrompeu o emprego de Peggy com Doulton quando uma bomba destruiu parcialmente sua casa e ela decidiu se juntar ao esforço de guerra e se tornar enfermeira.

Após a guerra, Peggy Davies voltou ao seu primeiro amor, quando montou uma nova oficina em casa.

A partir daqui, ela trabalhou como freelancer sob contrato com a Royal Doulton e produziu um longo fluxo de novos modelos de figuras para a série Doulton HN.

Em 1945, o primeiro modelo de Peggy 'HN1976 Easter Day' foi lançado.

Um modelo encantador de uma jovem em um vestido de corpo inteiro e gorro amarrado com fitas longas.

Em 1947, ela seguiu isso com 'HN1992 Christmas Morn'.

Peggy Davies passou a produzir uma excelente série de oito figuras retratando as Damas Importantes na História Inglesa e numeradas de HN2005 a HN2012.

Ela investiu uma enorme quantidade de tempo e trabalho para garantir que os vários figurinos fossem realistas e historicamente precisos.

Embora Peggy tenha produzido um fluxo aparentemente interminável de encantadoras figuras femininas, estudos infantis e figuras de personagens, seu primeiro amor foi pelas peças maiores e mais complexas, como 'HN2041 The Broken Lance' e 'HN2051 St George'. Ambas as peças foram lançadas antes de 1962.

Ela então passou a produzir outras figuras soberbas, como; HN2261 O casamento da arte e da indústria; HN2324 O Matador e o Touro e HN2428 O Palio.

A versatilidade de Peggy Davies surpreendeu os colecionadores de Doulton

Desde que sua carreira na Royal Doulton começou, suas figuras retrataram todos os períodos da moda, desde os tempos medievais até os modernos.

Doultons Peggy Davies - O pregoeiro da cidade

Entre as figuras mais amadas de Peggy Davies estão Southern Belle, Christmas Morn, Ninette e Victoria.

Além de sua carreira artística, Peggy Davies era uma esposa e mãe dedicada e criou três filhos que costumavam posar para suas figuras infantis como o River Boy.

Seu marido e pai também aparecem como personagens no Pregoeiro e O Mestre.

Após sua aposentadoria da Royal Doulton, Peggy continuou trabalhando e assumiu novos desafios.

Produzindo uma coleção de jarros de personagens encomendados pela Pascoe and Company em 1987.

Peggy Davies morreu em 1999... sessenta anos depois de começar a trabalhar com a Royal Doulton.

Fonte: antique-marks.com

 

./images/Lote387.jpg

387

Arte Africana.

Máscara de madeira; 35,5 cm x 17 cm.  África. séc. XX.

 

./images/Lote388.jpg

388

Toalha de mesa de tecido bege, profusamente bordada de marron claro com vazados e doze guardanapos; 305 cm x 178 cm de largura e 41 cm de lados, respecticamente. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote389.jpg

389

 

Arte Africana.

Songye, para ritos iniciáticos, de madeira; 36,5 cm de altura. Congo, África, séc. XX.

 

./images/Lote390.jpg

390

Buda Shakyamuni Tathagata.

Escultura de madeira entalhada, envernizada e dourada, modelada na figura de Buda, sentado em posição de lótus, com profusa decoração de pedras coloridas e espelhadas;

43 cm de altura total. Tailandia, séc. XIX / XX.

 

./images/Lote391.jpg

391

Jogo de copos de cristal com decoração de frisos verticais entrecruzados, composto de:

12 flutes, de 16 cm; doze copos para água, de 14 cm; 12 taças para vinho tinto, de 14,5 cm; 11 taças para vinho branco, de 12 cm; 12 cálices para vermute, de 10 cm. Total de 59 peças. No reverso do pés das peças marcas de identificação do fabricante: "R" coroado. Europa, séc. XX.

 

./images/Lote392.jpg

392

Coluna de madeira envernizada com fuste cilíndrico sobre base quadrada de 29 cm de lados e quatro pés esféricos. Acompanha balde para gelo, da mesma madeira e tonalidade, de corpo circular com duas alças de argolas; internamente recipiente móvel de metal prateado; 71 cm e 26 cm de alturas, respectivamente; 97 cm de altura total. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote393.jpg

393

Conjunto de oito peças de metal prateado, para chá e café, modelo Ruban Croisé. No reverso do fundo das peças marcas de identificação. Fabricante Wolff: dois bules para café e um para chá, de 17 cm, 15 cm e 13 cm de alturas, respectivamente; uma cremeira de 9 cm de altura; dois açucareiros de 9,5 e 9 cm de alturas. Fabricante Fracalanza: um bule de 10 cm de altura e uma bandeja retangular de cantos chanfrados com plano rebaixado em relação a borda, duas alças simétricas e opostas, rematadas com folhas estilizadas, 58,5 cm x 33 cm de largura. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote394.jpg

394

Aparelho de jantar de faiança esmaltada creme. Borda movimentada decorada com friso dourado e, na aba, friso marron encimando friso com libélulas, composto de: doze pratos rasos, doze pratos fundos, doze pratos para sobremes (um com lascado na borda), doze pratos para pão, duas sopeiras, uma molheira, um bowl, quatro travessas de tamanhos diferentes (uma com fio de cabelo), dez xícaras para café e doze para chá, com seus respectivos pires, um prato para bolo, uma manteigueira, um açucareiro, um bule para chá e um para café e uma cremeira. Total de 84 peças tendo, em seus reversos, marcas de identificação do fabricante: Creampetal/Grindley/England/Portman. Inglaterra, séc. XX.

 

./images/Lote395.jpg

395

Conjunto de vinte peças de tecido bege com bordados na mesma tonalidade, composto de: dois jogos americanos, sendo: um com quatro peças de corpo inteiramente bordado com vazados e outro de sete peças com margens bordadas; oito guaradanapos com pequeno bordado em um dos ângulos, 40 cm de lados; uma toalha de bandeja, circundada por bordado vazado, 45,5 cm x 30,5 cm de largura. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote396.jpg

396

Parte de baixela de metal prateado composto de: um prato redodondo com 36,2 cm de diâmetro; três travessas ovais de 68 cm x 27,3 cm - 36 cm x 24,2 cm - 1 cm x 27,2 cm e 50 cm x 21,3 cm. No reverso das peças marcas de identificação do fabricante: Fracalanza, sendo que a travess de 50 cm x 21,3 cm tem marca distinta, Prata © Wolff. Brasil, séc. XX.

./images/Lote397.jpg

397

Valter Levy.

Paisagem com Figura. Óleo sobre tela, 60 cm x 80 cm. Assinado e datado embaixo à direita, com impressão digital do artista: Levy 1982.

 

./images/Lote398.jpg

398

Toalha de mesa e seis guardanapos de cambraia de linho de borda azul, linha de serpente. Toalha inteiramente bordada com cores variadas de elementos florais e vazados, e guardanapos com mesma decoração em um de seus ângulos; 126 cm x 129 cm e 28 cm x 27 cm, respectivamente. Total de sete peças. Brasil, séc. XX. 

 

./images/Lote399.jpg

399

Pedro Tort.

Abstrato. Óleo sobre tela, 61 cm x 49,7 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Tort 66

 

./images/Lote400.jpg

400

Pequena medalha prateada, com fita, comemorativa ao centenário de nascimento do Barão do Rio Branco.

Anverso: Rosto do Barão ladeado pelas iniciais FL / 45.

Reverso: Esfera armilar encimando Abril, ladeada pelas datas 1845 1945 e centralizada em caixa alta por: Cent do Nasc de J.M. da Ssilva Paranhos do Rio Branco; 16 mm de diâmetro.

 

./images/Lote401.jpg

401

Lustre de cristal, para dez lâmpadas, com braços em torcidos e recurvos sustentando bobéches e suportes para lâmpadas, como se velas fossem. Fuste de dois segmentos bojudos; pingentes e bola de remate facetados; 80 cm de diâmetro e 70 cm de altura. Europa, séc. XX.

 

./images/Lote402.jpg

402

Arte Africana.

Máscara de madeira; 41 cm x 21,5 cm. África, séc. XX.

 

./images/Lote403.jpg

403

Adolf Guntert.

Paisagem com Rio. Aquarela, 23,5 x 30 cm. Assinado embaixo à direita: Adolf Guntert.

 

./images/Lote404.jpg

404

Maciel, Luisa C.

Mulher Rendeira. Desenho a nanquim, 47,5 x 32 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Luisa C. Maciel / 1967.

 

./images/Lote405.jpg

405

Arte Africana.

Máscara de madeira; 39 cm x 18 cm. África, séc. XX.

 

./images/Lote406.jpg

406

Gabriel Núñes.

Mesa de centro com base de mármore, esculpido e polido em curvas e planos, encimada por tampo de cristal circular e pequeno bloco, também de mármore. Na parte posterior assinatura: Gabriel Núñes. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote407.jpg

407

Aparelho de jantar de porcelana branca decorada com dois frisos dourados intercalados por friso bordô, composto de: vinte e quatro pratos rasos, doze pratos fundos, doze pratos para sobremesa e doze pratos para pão. Total de sessenta peças tendo, em seus reversos, marcas de identificação: do fabricante Schmidt, modelo Ivory China. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote408.jpg

408

Arte Africana.

Máscara de madeira; 29,5 cm x 20 cm. África, séc. XX.

 

./images/Lote409.jpg

409

Abraham Palatinik.

Escultura de poliéster, com filme branco em seu interior, modelada na figura de gato sentado, olhando para seu lado esquerdo. Internamente monogramada "A P ©"; 20 cm de altura. Brasil, séc. XX.

 

./images/Lote410.jpg

410

Clovis Pescio.

Natureza Morta. Óleo sobre tela, 20 cm x 30 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Clovis Pescio 95.

 

./images/Lote411.jpg

411

Arte Africana.

Máscara de madeira; 28,5 cm x 21,5 cm. África, séc. XX.

 

./images/Lote412.jpg

412

Valter Levy.

Sem Título. Óleo sobre tela, 60 cm x 80 cm. Assinado e datado embaixo à direita, com impressão digital do artista: Valter Levy 1985.

 

./images/Lote413.jpg

413

Arte Africana.

Máscara Punu de madeira; 33 cm x 21 cm. Gabão, África, séc. XX.

 

./images/Lote414.jpg

414

Garrafa com tampa e quatro taças de cristal, trabalhadas em cameo, decoradas com estrelas e linhas superpostas de retângulos, com predominância da tonalidade rubi sobre fundo translúcido; 27 cm e 20,5 cm de alturas, respectivamente. Europa, séc. XX.

 

./images/Lote415.jpg

415

Waud.

Cenário Grego. Gravura, 31 x 39 cm. Embaixo à esquerda tiragem: 8/30 e à direita:Waud. Sem moldura.

 

./images/Lote416.jpg

416

Diploma-comunicado a todos os macons regulares da categoria de cavaleiro Kadosch do tabeliao Antonio Bernardino Velozo, datado de 31 de maio de 1898; 42,5 x 37 cm. Brasil, séc. XIX.

 

./images/Lote417.jpg

417

Buffet, Bernard

Vegetação. Reprodução gráfica, 32 x 25 cm. Assinado e datado embaixo à direita:

 Bernard Buffet / 65.

 

./images/Lote418.jpg

418

Vitrine de parede de madeira e vidros bisotê; três portas frontais com fechadura, prateleira interna; 21 cmx 84 cm e 46 cm de altura. Brasil, séc. XX. Fundo de madeira no estado.

 

./images/Lote419.jpg

419

Tamanishina.

Copo e Fruteira. Gravura, 38 x 27 cm (a ilustração). Assinado no rodapé à direita: Tamanishina e datado embaixo à esquerda: 1961.

 

./images/Lote420.jpg

420

Conjunto de livros composto pelos seguintes títulos:

a) Brasiliana Itaú, Uma Grande Coleção Dedicada ao Brasil, por Pedro Correa do Lago; capa dura com sobrecapa preservada. São Paulo, 2009; 25 cm x 31 cm de altura; 694 pp.

b) O Oficio da Prata no Brasil, por Humberto M. Franceschi; capa dura com sobrecapa preservada. Rio de Janeiro, 1988; 32 x 24 cm; 325 pp. Tiragem de 2000 exemplares.