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Lote 181 a 360

(Leilão on-line)

Terça-feira - 4 de outubro de 2022 - 20h30

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181

Arte Africana.

Totem de madeira; 19,3 cm de altura. África, séc. XX.

 

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Aldo Bonadei.

Brincando com Cachorro. Aguada, 20 cm x 26 cm. Assinado e datado embaixo à esquerda: Bonadei 45.

 

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183

Nu Feminino em bronze patinado na tonalidade dita "brown patinaction". À maneira de "porteuse" carrega um jarro sobre a cabeça, atribuível a década de 50; 119 cm de altura. 

 

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184

São Sebastião.

Imagem de madeira esculpida e policromada representando o santo seminu com sendal encobrindo suas partes íntimas, amarrado em tronco sobre base no formato de rocha, entalhados de forma naturalista; 33 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

Estão ausentes os atributos desta iconografia, duas flechas.

 

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185

Pequeno elefante de jade verde modelado na figura de elefante de pé, apoiado sobre base de madeira de lados fenestrados; 10,3 cm de altura total. Séc. XX.

Faltando pequeno pedaço da ponta do rabo.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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186

Duas alabardas metálicas, provavelmente de bronze, com vestígios de douração, decoradas com elementos repetitivos e guarnecidas com cabo cilíndrico de madeira rústica; 199 cm e 193,5 cm de alturas totais. Europa, séc. XVIII / XIX.

 

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187

Oratório de viagem no formato de livro em madeira policromada, tendo em seu interior um mine altar de Nossa Senhora da Conceição encimado por sobre céu; portas pintadas internamente com elementos florais; 15 cm x 9,5 cm x 5 cm. Brasil, séc. XIX.

Atentar para as dobradiças em cordão de algodão embutidas para possibilitar o movimento das portas.  

 

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188

Prato de porcelana, aba delimitada por borda ondulada, friso dourado em relevo e cordão com pingentes, monograma LF entrelaçado em dourado, marca de ThéodoreHaviland; 24,5 cm de diâmetro. França, sec. XX.

 

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189

Gustavo Ortiz.

Músicos. Óleo sobre tela, 80 cm x 60 cm. Assinado embaixo à esquerda: Gustavo Ortiz e datado à direita: 80.

 

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190

Pote de grés de corpo facetado com decoração em relevo imitando as peças chinesas de Yishing. No reverso da base marcas de Meissen e Bottger; 12 cm de altura. Alemanha, séc. XVIII.

Reproduzido à página 144 figura 105 do livro "O Brasil e a Cerâmica Antiga", por Eldino

Brancante.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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190-A

Bule de louça monocromática chocolate. Corpo bojudo com dois furos em sua parte superior, alça recurva e bico curto, encimado por tampa escalonada e pega no formato de botão. No reverso da base marcas de identificação, parcialmente legível; 20 cm de altura total. Brasil, séc. XX.

Aparentemente o bico foi recortado.

Reproduzido à página 446 do livro "O Brasil e a Cerâmica Antiga", por Eldino da Fonseca Brancante que, em sua descrição, classifica-o como fabrico do Bairro da Água Branca São Paulo.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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191

Familia Imperial - Carolus I e Hinrica Maria Regina com os Filhos. Litografia,

57,5 cm x 45 cm. Impressor Ant. Van Dick e gravador Joan Massard, 1784.

 

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192

Arcanjo de madeira entalhada, a maneira primitiva, com corpo em um só bloco, braços e asas esculpidos e colados; 23 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

Faltando parte dos dedos da mão esquerda.

 

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193

Rodrigues.

A Partida do Jangadeiro. Óleo sobre tela, 52 cm x 83 cm. Assinado e datado embaixo à esquerda: Rodrigues/88. Assinado, datado e intitulado no verso.

 

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194

Ânfora de porcelana policromada e dourada; corpo bojudo, sobre boca de sino, encimando pé campanular e base quadrada de 12 cm de lado onde, na parte inferior, encontra-se marcas da porcelana Vista Alegre; duas alças no formato de quimeras; 34,5 cm de altura e 13,5 cm de diâmetro de boca. Portugal, séc. XX.

 

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195

Autoria não Identificada.

Retrato de Jovem. Óleo sobre tela, 55,5 cm x 46,5 cm.

Por tradição oral da famíla a quem pertencia, julga tratar-se de D. Nilsa Pacheco e Silva, jovem aristocrata brasileira ligada à Fazenda Três Pedras, em Paulo Egídio, Campinas - SP.

 

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196

Oratório de madeira de lei entalhada e policromada. Frontão movimentado, com entalhes de volutas e elementos fitomórficos, sobre caixa retangular com ângulos frontais facetados decorados em relevos, também por elementos fitomórficos. Duas portas almofadadas encerrando vão livre guarnecido por moldura de decoração similar ao frontão. Internamente, nos ângulos posteriores, quatro suportes superpostos dois a dois, para Imagens; 82 cm de comprimento, 41 cm de largura e 153 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

 

 

 

 

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197

Jaqueline Terpins.

Floreiro de cristal acetinado, branco, com base circular bojuda. Corpo movimentado teminado em boca no formato de copo de leite e gota de cristal translúcio pendente a partir de sua borda; 32 cm de altura total. Brasil, séc. XX.

 

Nascida na Paraíba, criada no Rio de Janeiro e radicada em São Paulo desde 1973, a artista Jacqueline Terpins tem o vidro e cristal como parte de seu trabalho criativo desde o começo de sua vida profissional e são responsáveis pela sua trajetória de sucesso no mercado nacional. Designer e artista plástica, ela possui uma linha de objetos em cristal soprado e mobiliário em vidro plano, madeira e uma linha de estofados. Como artista plástica, participou de várias exposições coletivas e individuais. Desenvolveu peças de mobiliário para a Móveis Tepermam, assim como uma linha de objetos funcionais em aço inox e prata para a Indústria Riva, Brasil, e uma linha de frascos de perfume para a indústria Verreries Brosse, França.

Fonte: homedsign.com.br

 

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198

Belmiro de Almeida.

Figura Feminina com Chapéu. Nanquim e aquarela, 30 cm x 20 cm. Assinado embaixo à esquerda: Belmiro.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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Santa Verônica.

Imagem de madeira entalhada, policromada e dourada representando a Santa em sua iconografia tradicional: de pé, sobre base escalonada, com vasto e movimentado manto apoiado sobre o braço esquerdo envolvendo parte de seu corpo, segurando com ambas as mãos lenço com a imagem do Rosto de Cristo; 26,5 cm de altura total, incluindo o resplendor de prata. Brasil, séc. XVIII.

Imagem executada por grande Mestre, necessitando de maiores e mais detalhados estudos para atribuí-la a um deles, como por exemplo ao Mestre Piranga.

 

"O nome Verônica" tem origem latina e deriva de uma expressão: "vera ícone", que significa imagem verdadeira. O nome é referência à imagem do rosto de Cristo que ficou impresso no véu com o qual Santa Verônica teria enxugado o rosto do Mestre todo ensanguentado. Tradições cristãs antiquíssimas a colocam entre as mulheres de Jerusalém às quais Jesus dirigiu um lamento quando caminhava para o Calvário. Para alguns estudiosos, Verônica pode ter sido a mulher que sofrera 12 anos de uma hemorragia e que fora curada por Jesus.

Desde os primórdios do cristianismo a Igreja acolheu a Tradição sobre Santa Verônica. Tanto, que o episódio do enxugamento da Sagrada Face de Jesus, realizado por ela, passou a ser a Sexta Estação da Via Sacra, que é rezada pelos cristãos há séculos. É a Tradição Oral incorporada à vida da igreja e dos fiéis.

Segundo a Tradição e vários testemunhos históricos, Santa Verônica teria levado o véu com a Sagrada Face de Jesus para a Europa. Ele foi encontrado no ano 525 na cidade de Edessa. De alguma maneira, mais tarde, ele chegou a Roma e, alguns séculos mais tarde, ficava exposto na Basílica de São Pedro para veneração dos fiéis. Século depois, foi levado para a Igreja do "Volto Santo" ou seja, da Sagrada face, na cidade de Manoppello, que fica a 190 km de Roma, onde, até hoje, é venerada pelos fiéis."

 

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200

Pintura Hispano Americana.

Sagrada Família e os Três Reis Magos. Óleo sobre tela, 157,5 cm x 106,5 cm. América Espanhola, séc. XVIII.

 

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Santo Antonio.

Imagem de madeira entalhada policroma e dourada representando Santo Antonio com vestimentas típicas de um Franciscano. Descalço, de pé sobre base retangular de ângulos facetados, segurando com a mão esquerda livro sob Imagem do Menino sentado; 40 cm de altura total. Portugal, séc. XVII.

Apresenta perdas na policromia.

 

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Prato de porcelana; aba rosa com relevos; borda recortada com realces dourados; apresentando monograma MNL - Ayapuá; no reverso marca de Vista Alegre; 23 cm de diâmetro. Portugal, séc. XIX.

 

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Bandeira, Antonio.

Casario com Figuras e Lago. Guache e nanquim sobre papel colado em tela, 29,5 cm x 42,5 cm. Assinado, localizado e datado embaixo à esquerda: Antonio Bandeira/I.G. 24-1-46. No reverso carimbo: Autenticação/Declaro que o trabalho no verso, com as características abaixo é obra autentica: Autor: Antonio Bandeira/Tecnica: Guache/40 x 3 cms/Data: 24-1-1946 / Assinatura ... Descrição: Paisagem com Figuras e Lago. Carimbo do MAM, parcialmente legível devidamete rubricado.

 

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Tassinari, Gino.

Miniatura. Paisagem com Ponte e Figura. Aquarela sobre papel, 12 cm x 16 cm. Assinado embaixo à direita: Tassinari.

 

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Rara escultura de madeira entalhada e policromada representando Menino Jesus deitado, pernas e braços ligeiramente flexionados e levantados, com olhar angelical para seu lado esquerdo; olhos de vidro; 47 cm de comprimento, 41 cm de largura e 21 cm de altura. Brasil, séc. XVIII.

 

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Pintura Hispano Americana.

São Pedro. Óleo sobre tela, 175 cm x 108 cm. América Espanhola, séc. XVIII. 

 

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Par de robustas peanhas de madeira policromada e dourada; corpo retangular com 22,5 cm x 31,5 cm x 54 cm de altura; decoradas com entalhes de elementos fitomórficos em relevos. Brasil, séc. XVIII. Ex coleção João Augusto de Souza Lima.

 

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Aldemir Martins.

Vaso com Flores. Acrílica sobre cartão, 31,5 x 21,5 cm. Assinado e datado embaixo no centro: Aldemir Martins 2000.

 

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Pintura Hispano Americana

A Virgem e o Menino. Óleo sobre tela, 66 cm x 53 cm. América Espanhola, séc. XVIII

 

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Par de tocheiros para altar, de madeira pintada e dourada, período D. José I; decoração com folhas de acanto e volutas estilizadas; base em pirâmide; três pés em volutas; 73,5 cm de altura. Brasil, séc. XVIII.

 

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Galileo Emendabili.

Adão e Eva. Escultura de bronze patinado, assinado e datado atrás embaixo: Galileo Emendabili 62; 99,5 cm de altura. Brasil, séc. XX.

Reproduzido à página 89 do livro "Galileo Emendabili", do Instituto Italiano de Cultura e do Museu de Arte de São Paulo.

 

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São Paulo.

Imagem de madeira esculpida e policromada representando São Paulo de pé sobre base facetada. Hábito de linhas retas com ligeiros dapreados, segurando livro com a mão esquerda postado entre o braço e o corpo; 40,5 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

Está ausente um dos atributos desta Imagem, a espada. A mão direita está colada.

 

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Ânfora de porcelana francesa policromada e dourada, com corpo de formato balaústre decorado em todo seu entorno com paisagem campestre e cena galante oposta a castelo e casas. Base campanular, azul cobalto, ornada com pinturas em dourado. Duas alças, opostas e simétricas, vazadas encimando rosto feminino. Alças no formato de botão e base movimentada, de elementos metálicos; 73 cm de altura total. França, séc.  XX.

 

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Carybé - Hector Julio Páride Bernabó.

Figuras. Vinil, 45,5 cm x 31 cm. Dedicado, assinado e datado embaixo à direita: Para Ro de Belinha/Carybe/72.

 

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Calvário de madeira policromada, tardio, com vestígios de douração, adornado por quatro Imagens entalhadas e policromadas com suas respectivas medidas totais, incluindo os resplendores: Cristo Crucificado, 25,5 cm; Nossa Senhora das Dores, 26 cm; Santa Maria Madalena, 21,5 cm; São João Evangelista, 26 cm. Brasil, séc. XVIII.

Todas as Imagens executadas por grande Mestre, necessitando de maiores e mais detalhados estudos para atribuí-las a um deles, como por exemplo ao Mestre Piranga.

 

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Floreiro Art Nouveau de regule prateado no formato de balaústre; profusamente decorado em relevos de forma realista por elementos fitomórficos e figura feminina com coroa de louros, seminua, ajoelhada, sentada sobre arbustos e mãos seguras em galhos; 55 cm de altura total. No entorno da base circular assinatura: Guy Moureau. França, séc. XX.

Apresenta dois pequenos furos, próximos à base.

 

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Ernesto Bazzaro.

Pifferaio. Escultura de bronze patinado, representando figura masculina em pé trajando roupas de época, tocando flauta, assinada à direita da base "Bazzaro" e intitulada na parte frontal "Pifferaio"; 73 cm de altura. Itália, início séc. XX. c. 1915. Flauta apresentando colado.

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Tadashi Kaminagai.

Natureza Morta com Flores. Óleo sobre tela 50 x 70 cm. Assinado e datado embaixo à direita: T. Kaminagai 1962. No reverso assinado, localizado e datado: T Kaminagai / Rio 1962.

 

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Barão de Araujo Ferraz.

Prato raso de porcelana com borda salmão entre frisos dourados, apresentando monograma "AF" em dourado, pertencente a Francisco Inacio de Araujo Ferraz; no reverso marca de Charles Pillivuyt; 23 cm de diâmetro. França, séc. XIX.

 

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Eliseu Visconti.

Mulher com Chapéu. Aquarela sobre papel; 21 x 16,5 cm. Assinado embaixo à esquerda: E. Visconti.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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Pintura Hispano Americana

Cena da Sagrada Família encimada ao centro pelo Pai Eterno e o Divino Espírito Santo que projeta raios sobre o Menino. Óleo sobre tela, 56 cm x 58 cm. América Espanhola, séc. XVIII. 

 

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Lapinha com Menino Deus

Grupo escultórico de madeira, policromada e dourada, representando Menino Deus coroado, na sua representação de Bom Pastor sobre rocha de vários níveis ornamentada por animais. Na parte inferior espelho, como se lago fosse diante de gruta, ornamentados com pequenos caramujos. O todo, protegido por grande redoma de vidro e sobre base circular dourada com aba revirada, terminada em quatro pés de volutas; 31,5 cm de diâmetro da base e 51 cm de altura total. Brasil, séc XVIII.

 

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D'Anville, Jean Baptiste Bourguignon (1697-1782).

Suite du Bresil. Dois mapas setecentistas pour servir … l'Histoire General desVoyages, fixados numa só folha, cobrindo o litoral brasileiro; … esquerda, desde Iguape, no atual Estado de São Paulo, at‚ o extremo sul, …s margens do Rio da Prata e, … direita, da Baia de Todos os Santos at‚ a Ilha de São Sebastião, também no atual Estado de São Paulo; mapas tirados da Carta da América de D'Auville, ns. 3 e 4 do tomo XIV; 36 x 51 cm.

Geógrafo e cartógrafo francês, nasceu e morreu em Paris. Ainda muito jovem, com apenas 22 anos, fez-se geógrafo do Rei. Produziu mais de 200 mapas, compondo seu importante Atlas executado entre 1743 e 1761.

 

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São Sebastião.

Imagem de madeira esculpida e policromada representando o santo seminu com sendal encobrindo suas partes íntimas, amarrado em tronco sobre base de lados arredondados no formato de rocha, entalhados de forma naturalista; 20,5 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

Estão ausentes os atributos desta iconografia, as flechas. Faltando as pontas do tronco.

 

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Artista não Identificado.

Casal Atravessando Lago. Óleo sobre placa, 13,5 cm x 10,5 cm. Sem assinatura aparente.

Provavelmente pintura italiana do século XIX.

 

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Declaração funcional manuscrita, referente ao Bacharel Sebastião José Pereira; 40 cm x 50 cm. Assinada por José Xavier de Azevedo Marques. Selo com as armas imperiais de São Paulo, 1866. Brasil, séc. XIX.

 

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Prato de porcelana monogramada, aba com borda lisa, delimitada por friso amarelo, ao alto reserva com monograma ALD entrelaçado, no reverso a marca de Charles Pillivuyt; 23 cm de diâmetro. França, séc. XIX.

 

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Raffaelo Sorbi (Atribuição)

Casario com Figura Femina, Cão e Galináceo. Óleo sobre tela, 29,5 cm x 19 cm. Sem assinatura aparente.

 

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Incensário de jade esverdeado; corpo bojudo com relevos, alças laterais com argolas, tampa com pega zoomórfica, apoiado sobre três pés; 16 cm de altura. China, séc. XX.

 

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229-A

Cinco cachimbos de barro cozido, sem suas respectivas piteiras e de tamanhos diferentes, sendo dois deles ornados com rosto masculino esculpido; 3 cm de comprimento o menor e 6,3 cm o maior. Brasil, séc. XX.

 

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Santa Rosa.

Músicos. Aguada e guache sobre cartão, 31 cm x 25 cm. Dedicado e assinado embaixo à direita: Ao Dante / Santa Rosa. No reverso: P 19 8 78.

 

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Franciscano.

Imagem de madeira entalhada e policromada representando figura de Franciscano em repouso. Sentado, torso desnudo, com ambas pernas dobradas, mão direita sobre abdômen e braço esquerdo dobrado com mão apoiando a cabeça. O todo suspenso por estrutura metálica patinada de preto; 50 cm de altura a Imagem e 65 cm de altura total. Brasil, séc. XVIII.

 

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Instrumento técnico e científico - grande bússola marítima da fabricação alemã, em bronze, com parafusos originais, nunca violada, e ainda com o óleo original em seu interior.

Aro circular, também em bronze, basculante, garantindo a posição de estabilidade. Na borda, as inscrições: "W. Ludolph" " Bremeshaven" "Hamburgh".

 

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Graciano, Clóvis.

Mulher com Feixe de Flores na Cabeça. Monotipia, 56 x 41 cm. Assinado embaixo à direita: Graciano.

 

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Maciel, Luisa C.

Mulher Rendeira. Desenho a nanquim, 47,5 cm x 32 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Luisa C. Maciel / 1967.

 

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Autoria não identificada.

A Morte do Negociante. Desenho a lápis, 28 cm x 14 cm. Intitulado embaixo à direita: A Morte do Negociante.

 

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Par de castiçais ditos de oratório no formato de bujão, em madeira torneada e policromada. Binets para fixação da vela revestido de cobre para não danificar a madeira; 13,5 cm de altura. Brasil, séc. XVIII.

 

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Italo Cencine.

Composição com Figuras. Desenho a nanquim sobre papel, 31 cm x 47 cm. Assinado e datado embaixo à direita: Italo Cencine/56.

 

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Adolf Guntert.

Paisagem com Rio. Aquarela, 23,5 cm x 30 cm. Assinado embaixo à direita: Adolf Guntert.

 

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Henner Jean Jacques.

Nu Feminino.Óleo sobre madeira, 27,2 cm x 22,2 cm. Assinatura embaixo à esquerda, parcialmente legível. No reverso selo do Escritório de Renato Magalhães Gouvêa Escritório de Arte e selo com inscrição: Étude de Me Guy Loudmer/30, Place de la Madeleine - Paris 8.

 

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São Sebastião.

Imagem de madeira esculpida e policromada representando o santo seminu com sendal encobrindo suas partes íntimas, amarrado em tronco sobre base de lados arredondados, no formato de rocha, entalhados de forma naturalista; 33 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

Estão ausentes os atributos desta iconografia, as flechas.

 

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241

Clóvis Graciano.

Figura Feminina com Chapéu. Nanquim e guache, 20,5 cm x 15 cm. Assinado embaixo à esquerda: Graciano.

 

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Escultura de grosso cristal translúcido com base bojuda e fuste em torcidos, ancedentes e concêntricos ao vértice, com decoração interna no formato de gota aquamarine; 27 cm de altura total. Sem marcas aparentes de identificação. Século XX.

Provavelmente italiano, de Murano.

 

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Buda Shakyamuni Tathagata.

Escultura de madeira entalhada, envernizada e dourada, modelada na figura de Buda, sentado em posição de lótus, com profusa decoração de pedras coloridas e espelhadas;

43 cm de altura total. Tailandia, séc. XIX / XX.

 

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Clodomiro Amazonas.

Paisagem. Desenho a lápis crayon sobre papel, 24 cm x 31,3 cm. Assinado embaixo à esquerda: C. Amazonas.

 

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245

Santo Beneditino.

Imagem de madeira esculpida, policromada e dourada; apresenta-se em pé com a cabeça parcialmente coberta, bom panejamento com esgrafitos, sapatos a mostra, segurando a esquerda um cajado, base quadrada com cantos chanfrados; 46 cm de altura. São Paulo, séc. XVII. Acompanha cajado.

 

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Linke, François.

Bureau de Dame, estilo Louis XV, decorado nas laterais e na gaveta com cenas campestres em verniz de Paris, varanda superior e arremates laterais de bronze, gaveta frontal com fechadura e espelho de bronze, pernas recurvas arrematadas com bronze; plano extensível e recoberto de veludo; 42 cm x 84 cm x 100 cm de altura. Apresenta na trave interna a assinatura F. Linke, estampada a ferro. França, séc. XIX.

François Linke foi considerado o maior ebanista de seu tempo na França do final do séc. XIX e início do séc. XX.

 

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Victor Meirelles.

A Fugitiva. Desenho a lápis sobre papel, 14 cm x 17 cm (a mancha). Assinado e datado embaixo à direita: V. Meirelles 85.

 

 

 

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Nossa Senhora da Conceição.

Imagem de madeira esculpida, policromada e dourada representando a Santa em sua iconografia tradicional: de pé sobre nuvem com três rostos de anjos, mão postas e manto movimentado, sobre base octagonal escalonada; 38,5 cm com a coroa de prata. Brasil, séc. XIX.

Apresenta algumas perdas na policromia.

 

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249

Par de talhas longitudinais de madeira entalhada, policromada e dourada, com belos movimentos drapeados, decorada em sua parte superior com elementos fitomórficos estilizados; 65,5 cm de comprimento. Brasil, séc. XIX.

 

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Noe Bordignon - Escola Veneziana - 1841-1920.

Retrato de Gondeleiro. Óleo sobre tela, 50 cm x 37,5 cm. Assinado embaixo à esquerda: Noe Bordignon.

O Quadro apresenta no verso estudo de casario, posteriormente abandonado pelo artista. Europa - Itália, séc. XIX / XX.

Ativo principalmente em Veneza, onde foi membro destacado da "Accdemiadi Belle Artidi Venezia".

 

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251

Tribst Jr., Lazaro.

Abstrato-equação Reduzida da Reta. Acrílica sobre placa, 17,5 cm x 44,5 cm. Assinado e datado embaixo: Tribst/88. Intitulado, assinado e datado no reverso: Equação Reduzida da Reta Tribst/88.

 

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252

Camara, Joel.

Cangaceiros. Desenho a nanquim, 35 cm x 50 cm. Assinado e datado acima à esquerda: Joel 75.

 

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Santa Teresa D' Avila.

Imagem de madeira policromada e encerada representando a Santa de pé com longo manto, segurando com a mão esquerda livro aberto e a direita estendida em posição de segurar a pena; 31,5 cm de altura. Brasil, séc. XVIII.

Está ausente um atributo da Imagem, a pena e duas falanges nos dedos da mão direita.

 

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254

Edgar Maxence.

Lamúria. Óleo sobre tela, 39,5 cm x 30 cm. Assinado e datado embaixo à esquerda:

E. Maxence 1892.

 

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Par de potiches holandeses, com tampas campanulares, de faiança policromada ornados com pescador e paisagem lacustre, em reservas rematadas nas extremidades por botão floral; corpos ovoides e facetados e bases almofadadas. No reverso das bases marca não identificada; 27 cm de altura, cada.

Faltando os puxadores das tampas.

 

Reproduzido à página 326 do livro "O Brasil e a Cerâmica Antiga", por Eldino da Fonseca Brancante, com a seguinte observação: "O potiche de forma barroca com tampa policromada, com predominâcia do azul e violeta, obedece a formato ainda do séc. XVII (vide exemplar no South Kensigton Museum com "chinoiseries") marcado de L. Sanderus - (vide Pitcairn Knowles - " Dutch Pottery and Porcelain"- London, 1913, pág. 50 verso e 80). Coleção do autor"

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante

 

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255-A

Pequeno e delicado floreiro de faiança vitrificada de fundo creme. Parte inferior bojuda, ornada com pequenos botões florais estilizados e boca de corneta de 7 cm de diâmetro, com pequenos bicados; 13 cm de altura. Brasil, séc. XX. Peça para colecionador.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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256

Santana Mestra.

Imagem de madeira esculpida, com vestígios de policromia, representando Sant'Ana sentada em poltrona de espaldar alto e decoração floral, segurando livro e abraçando Nossa Senhora Menina com cabelos penteados de pé à sua esquerda, cabelos cobertos por longo manto, bom panejamento, sobre base de cantos chanfrados; 30 cm de altura. Brasil.

 

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257

Gustavo Ortiz.

Violinista. Óleo sobre tela, 80 cm x 60 cm. Assinado embaixo à direita: Gustavo Ortiz. No reverso: Gustavo Ortiz/ Violinista/ S.P. Brasil 1980/ 80 x 60.

 

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Prato de porcelana policromada com decoração floral e, em dourado, monograma de Francisco José Alvares da Fonseca. No reverso marcas de identificação do fabricante e origem: A. Hache & Cie Vierzon, em vermelho e, em verde, A.H. & Cie. V. France; 21,2 cm de diâmetro. França, séc. XIX.

Pequeno bicado na borda.

Francisco José Alvares da Fonseca foi chefe da Casa Civil dos Presidentes Afonso Pena e Nilo Peçanha.

Reproduzido à página 607 do livro "O Brasil e a Cerâmica Antiga", por Eldino da Fonseca Brancante.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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259

Centro de mesa de bronze ormolu; decoração no prato com cenas gregas em relevo; haste em seções, seguindo o mesmo padrão decorativo; base circular, decorada com flores e elementos repetitivos; 19 cm de altura e 20 cm de diâmetro do prato. Europa, sec. XX.

 

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260

Nossa Senhora do Ó.

Imagem de madeira entalhada e policromada, em monobloco, cabeça coberta por manto longo preso na frente por cordão com pingentes, no peito o brasão da Ordem do Carmo, panejamento seco, apoiada sobre base circular; 59,5 cm de altura total, com a coroa de prata de 11 cm. Brasil, séc. XVII.

 

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261

Conjunto de seis cadeiras de jacarandá, estilo D. João V, com assentos removíveis de palhinha trançada; espaldar de tabela recortada; cachaço com plumagem e flores; saia recortada com volutas em relevo; pernas em cabriolet unidas por traves internas; pés frontais em sapata; 127 cm de altura do espaldar. Brasil, séc. XVIII. Uma delas está com palhinha rasgada.

 

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262

FilippoPalizze.

Des Anes. Óleo sobre madeira, 28,4 cm x 39,3 cm. Assinado embaixo à esquerda: F. Palizzi.

 

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Par de tocheiros para altar, de madeira entalhada, período D. João V; decoração com folha de acanto e volutas estilizadas; base em pirâmide recortada; resquícios de douração; 43,5 cm de altura. Brasil, séc. XVIII.

 

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Autoria não identificada.

Cabeça de Cavalo. Aquarela, 29,5 x 23,5 cm.

 

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Figura de Nobre. Placa oval de metal, miniatura, com pintura a óleo retratando figura de nobre, bela moldura de bronze com vazados e volutas, ornada lateralmente com Imagem de dois apóstolos, centralizando reserva; 5 cm e 12 cm de alturas e 4 cm e 8,6 cm de largura, respectivamentea. Europa, séc. XVIII / XIX. Pequena perda de matéria no entorno da placa.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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Figura de Nobre. Placa oval de metal, miniatura, com pintura a óleo retratando figura de nobre, bela moldura de madeira dourada, com vazados, ornada com botões florais em relevos e animal fantástico; 6,9 cm e 17 cm de alturas e 5,2 cm e 13 cm de largura, respectivamente. Europa, séc. XVIII / XIX. Pequena perda de matéria na parte superior.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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267

Santos Óleos. Frasco cilíndrico de metal prateado, tampa com resquício de puxador; 12 cm de altura. Brasil, séc. XX.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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268

Rebolo, Francisco.

Paisagem Rural. Óleo sobre placa, 21 cm x 30 cm. Assinado e datado embaixo à direita. F. Rebolo 62.

 

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269

Nossa Senhora do Carmo.

Imagem de madeira esculpida, policromada e douração. Apresenta-se em pé, cabelos soltos, capa cobrindo os ombros, bom panejamento, símbolo da Ordem do Carmo no peito, segurando à esquerda o Menino Jesus; base circular alta com rosto de três anjos; 32,7 cm de altura. Brasil, séc. XVIII. Apresenta restauro; braço esquerdo do Menino Jesus colado.

 

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Pequeno painel de madeira laqueada ornado com pagode em sua parte inferior, construído com partes de material sintético e osso, encimado por personagens em cenas do cotidiano, de osso e pedra dura; 103,5 cm de altura e 56,3 cm de largura. China, séc. XX.

Algumas perdas na cromia preta da moldura de madeira.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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271

Prato de porcelana Cia-das-Índias com decoração esmaltada da Familia Rosa; borda de contornos irregulares, aba ornada com rosas e volutas e o bojo com arranjo floral centralizado por friso dourado e rouge de fer; 23 cm de diâmetro. China, séc. XVIII.

Apresenta pequeno bicado na borda, onde se inicia trincado em sua extensão.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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272

Prato circular e covo de faiança esmaltada. Borda movimentada e aba com dois filetes delimitando decoração azul de elementos fitomórficos centralizando brasão armorial. No reverso marca de identificação: Talavera Niveiro, entre escudo, em azul; 22 cm de diâmetro. Espanha, séc. XIX / XX.

 

As produções mais antigas da Alfar El Carmen são marcadas com o escudo de fábrica que lembra o escudo Carmen, posteriormente são marcadas com o sobrenome da Família NIVEIRO, marca que tem uma longa cronologia desde 1849, ano de fundação da oficina, até 1960. Em que fecha

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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273

Conjunto de cinco pratos de faiança fina. Formatos circulares, com abas ornadas por elementos cruciados em baixo relevo e nos centros com paisagens iconográficas; em seus reversos marcas de identificação: "Ilha Fiscal", no Rio de Janeiro - ilegível / "Teatro Municipal, Rio de Janeiro, 1822 - 1922" - Société Céramique Maestricht - Made in Holland, em preto centralizando leão passante / "Manaos Rua Municipal" - Société Céramique Maestricht - Made in Holland, em preto centralizando leão passante / "Palácio do Governo, Maceió" - Petrus Regout & Cº - Made in Holland, em preto encimada por esfinge / "Praça Euclides Malta, Maceió" - Petrus Regout & Cº - Made in Holland, em preto encimada por esfinge; 20,3 cm de diâmetro o maior e 19 cm o menor. Holanda, séc. XX.

Prato da Ilha Fiscal reproduzido à página 533, prancha 479, do livro "O Brasil e a Cerâmica Antiga", por Eldino da Fonseca Brancante que, em sua descrição indica, pelas características, possivelmente fabricação de Boch Frés.

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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274

Fillippo Palizzi (Atribuição).

Burrico com Ovelha, Coelho e Galinha. Óleo sobre tela, 27,2 cm x 40 cm. Vestígios de assinatura no canto superior direito.

 

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Par de cadeiras tesoura, de madeira, dobráveis com encosto e assento de couro lavrado; pernas retas e cruzadas fixadas por travas; 86 cm de altura. Brasil, séc. XIX.

 

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Duas facas brasileiras, nordestinas, ditas de ponta em aço forjado com empunhadura executada em chifre; 21,7 cm e 23,5 cm. Brasil, início do séc. XX.

 

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277

Base para abajur de porcelana provavelmente francesa, bojo achatado, fundo amarelo com reservas.

 

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Porta retrato de prata de lei lisa. Formato retangular emoldurando filete de madeira com diversas pequenas travas para sustentação de seu fundo, preto. Em uma das extremidades marcas de identificação da prata da cidade de Londres com letra data para o ano de 1917, conforme "Poinçons D'Argent," por Tardy à página 250 e do fabricante Mappin & Webb; 28,5 cm de altura e 20,3 cm de largura. Inglaterra, séc. XX.

Está ausente o suporte do lado posterior, para apoio.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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279

Medalhão covo de fainça esmaltada e policromada, sobre fundo creme; formato circular com borda decorada de azul e aba com flores vermelhas estilizadas. Na caldeira grande arranjo com flores e folhas, multicoloridos; 31,5 cm de diâmetro. Sem marcas aparentes de identificação. Brasil, séc. XX.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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280

Prato circular de porcelana policromada alusivo à Revolução Farroupilha. Formato circular com borda ornada com filetes verdes em seu entorno. No centro, delimitado também por círculo verde, Brasão de Armas, com a seguinte inscrição: Republica - Rio - Frandense - Setembro - de - 1835 / Liberdade / Igualdade / Humanidade; 21 cm de diâmetro. Brasil, séc. XX.

Na borda pequeno quebrado, devidamente colado.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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281

Leque com hastes de madrepérola sustentando tecido rendado, acondicionado em caixa de madeira com monocromia dourada; 44 cm de comprimento, 24 cm de altura e 4 cm de profundidade, a caixa. Europa, séc. XIX / XX.

 

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Caneca com alça de faiança vitrificada. Corpo bojudo e boca de corneta, com alça rematada por elementos fitomórficos em relevos, com pequenas perdas; 10,5 cm de altura e 7,5 cm de diâmetro de boca. Atribuida a região de Barbacena. Brasil, séc. XIX / XX. Peça para colecionador.

Reproduzido às páginas 446 e 448 do livro "O Brasil e a Cerâmica Antiga", por Eldino da Fonseca Brancante, seguinte observação: na página 446 e 448: "... a caneca com flores de Barbacena..." e, na 448: " A caneca com folhagem é de Barbacena e foi identificada pela Conservadora do Museu Nacional de Sèvres (Mme. Antoinette Fay-Hallé) como sendo louça vidrada (poterie vernisée).

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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282-A

Bol de barro cozido, de corpo ligeiramente bojudo com decoração de pequenas linhas grossas e sinuosas em vermelho, junto sua boca de 11 cm de diâmetro, com pequenos bicados; 10,7 cm de altura. Brasil, séc. XX. Peça para colecionador.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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283

Recipiente de cerâmica de Iznik vitrificada. Formato retangular com gargalo cilíndríco, ornado em seus lados com padrões Otomanos e elementos fitomórficos, também característicos à cultura; 11 cm de comprimento, 5,5 cm de largura e 15,5 cm altura total. Império Otomano (hoje Turquia), séc. XVIII.  

 

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283-A

Duas floreiras de faiança vitrificada. Corpos bojudos decorados por elementos fitomórficos, duas alças opostas com mesma decoração, bases almofadadas e bocas de corneta; 16 cm e 12,3 cm, respectivante. Brasil, séc. XX.

Ambas apresentam perdas na base e na boca. Peça para colecionador.

A maior esta reproduzido à página 446 e 448 do livro "O Brasil e a Cerâmica Antiga", por Eldino da Fonseca Brancante.

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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Anônimo.

Baia de Guanabara. Aquarela sobre papel, 6,7 cm de diâmetro. Sem assinatura. Insignificante furo sobre o papel e alguns outros maiores sobre o paspatur, provocado por bichos.

 

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Anita Malfatti.

Bustos Femininos. Pendant de desenhos a lápis de cor e crayon, 40,5 cm x 30,5 cm. Siglados embaixo à direita: ACM.

Provenientes do acervo de Isabel Craig Deahl, amiga de Anita, ambas nascidas no mesmo ano. Tinham mães de nacionalidade americana que se conheceram no final do séc. XIX, quando residiam em Campinas.

 

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Par de candelabros para cinco luzes, em ferro forjado, sendo duas em cada extremidade apoiadas sobre curva e contra curva e, uma central, mais elevada que encima elemento decorativo em crescente. O conjunto apoia-se sobre quatro pés em duplos recurvos; 60 cm e 61 cm de altura. Europa, séc. XIX.

 

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Miniatura de jogo para sala de visitas, estilo Louis XV, composto de sofá e duas poltronas com braços. Predominância da tonalidade azul marinho e, nos assentos, listras brancas com decoração floral. Sofá 19 cm x 6 cm e 12 cm de altura do espaldar e poltronas 12 cm de altura do espaldar. Sem marcas aparentes de identificação. Séc. XX.

O sofá apresenta indícios de ter sido restaurado profissionalmente.

 

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Nossa Senhora da Conceição.

Imagem de barro esculpida policromada com manto azul celúrio, vestido creme nuançado longo e com lindo panejamento, mãos postas, longos cabelos sobre os ombros e costas, encimando cabeça e corpo de dragão e anjo em base globular, mãos, rosto dela e do anjo, encarnados; 39 cm de altura total, com resplendor de prata. Portugal, séc. XVIII.

 

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Pintura Hispano Americana.

São Vicente Ferrer. Óleo sobre tela, 150 cm x 100 cm. América Espanhola, séc. XVIII. 

 

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Luminária de teto, estilo Tiffany; corpo formado por lâminas de vidro azul e amarelo, preso à armação de metal decorado com pássaros e guirlanda de flores; 55 cm de diâmetro e 40 cm de altura. Brasil, séc. XX.

Faltando duas lâminas amarelas.

 

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Prato de porcelana monogramada, aba com borda lisa, decorada por ramos e pássaros e deslocada à direita EW entrelaçado, sem marcas aparentes; 22 cm de diâmetro. França, séc. XIX. Apresenta pequeno bicado na borda.

 

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Noêmia Mourão.

Moça com Aves. Desenho a lápis preto, 24 cm x 17 cm. Assinado embaixo à direita: Noemia.

 

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D. João VI.

Par de botões circulares de metal prateado, de farda militar, com inscrição circundando metade inferior da borda: Príncipe Regente, centralizando coroa entre incrições D. João e VI. No reverso guirlanda com ramos; 1,6 cm de diâmetro. Provavelmente Inglaterra, início séc. XIX.

 

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293-A

Pequena medalha prateada, com fita, comemorativa ao centenário de nascimento do Barão do Rio Branco.

Anverso: Rosto do Barão ladeado pelas iniciais FL / 45.

Reverso: Esfera armilar encimando Abril, ladeada pelas datas 1845 1945 e centralizada em caixa alta por: Cent do Nasc de J.M. da Ssilva Paranhos do Rio Branco; 16 mm de diâmetro.

 

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Cabo de bengala reto de porcelana azul cobalto, ornado com arabescos dourados em relevos e duas reservas com figuras de nobres no campo, à maneira de Sèvres. Extremidades de metal dourado também ornadas em relevos, com volutas e elementos repetitivos; 9 cm de comprimento. França, séc. XIX / XX.

Engastado pequeno pedaço de sua haste, quebrado.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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295

Conjunto de seis puxadores de porta de cristal com terminações de bronze, decoração interna prateada, conhecida como favo de mel; 4,5 cm de diâmetro. França, séc. XIX / XX.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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295-A

Conjunto de quatro puxadores de porta, hezagonais, de vidro âmbar com terminações de bronze; 4 cm de diâmetros. França, séc.XX.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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Conjunto de três puxadores de porta, de vidro com terminações de bronze, sendo dois hezagonais, azul e rosa claro e um esférico, âmbar. O azul apresenta arranhões na superfície; 4,4 cm e 5 cm de diâmetros, respectivamente. França, séc. XX.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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José Carlos de Macedo Soares.

Santo Antonio de Lisboa Militar no Brasil - Livraria José Olympio - Editora - Rio de Janeiro 1942. Ilustrações de Wasth Rodrigues e Pecy Lav. Brochura, capas soltas, amareladas e com rasgos. Miolo em bom estado com um furo de broco na parte superior direita, sem ter atingido o conteúdo. A obra requer apenas encadernação.

 

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Diploma-comunicado, a todos os maçons regulares da categoria de cavaleiro Kadosch do tabeliao Antonio Bernardino Velozo, datado de 31 de maio de 1898; 42,5 cm x 37 cm. Brasil, séc. XIX.

 

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Weidergorn, Menase.

Natureza Morta. Óleo sobre tela, 40 cm x 60 cm. Assinado embaixo à direita: Weidergorn.

Weidergorn, Romeno da cidade de Hotin, veio para o Brasil em 1932 quando seus pais estabeleceram-se em São Paulo. Ingressou na APBA onde, após travar conhecimento com Mecatti, foi por ele influenciado na luminosidade ao gosto da pintura peninsular, derivada do ottocento italiano.

 

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300

Par de grandes urnas em ferro fundido no estilo "medice" no seu formato clássico de bases quadrangulares e bojos gomados. À maneira de alças cabeças de leão laterais e opostas. Bordas abauladas para baixo. Alguma oxidação e patina original. São visíveis marcas de reforço na união do bojo com a pança outrora encobertos pela pintura;

78,5 cm de altura. Europa neoclássica, séc. XIX.

Apresenta pequenos pontos de corrosão, naturais para época e uso.

 

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Nossa Senhora das Dores.

Imagem de vestir de devoção doméstica, executada na tradição dos artistas napolitanos do séc. XVIII, ricamente trajada com três camadas de saias em palha de seda decoradas com fios de ouro; 38,5 cm de altura.

 

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302

Joseph Macera.

Nossa Senhora e o Menino Jesus. Pintura sobre cartão, 16 cm x 12cm. Assinado, localizado e datado na faixa da cintura da Nossa Senhora: Joseph Macera - Roma - 1842. Protegida por vidro. Itália, séc.XIX.

 

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Nossa Senhora do Ó.

Imagem de madeira esculpida e policromada representando a Santa de pé, sobre base retangular, trajando seu tradicional manto azul e as mãos cruzadas sobre o ventre; 18,5 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

 

A origem da denominação Nossa Senhora do "Ó" vem das expressões contidas nas orações litúrgicas que antecediam o Natal de Jesus. Com efeito, na liturgia pré-natalina, as orações começam sempre com a interjeição exclamativa "Ó", como por exemplo: "Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não tardeis mais"; "Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da salvação"; "Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus" Por causa disso, o povo passou a chamá-la carinhosamente de Nossa Senhora do "Ó".

Nossa Senhora do Ó é uma invocação à Virgem Maria que se originou na Espanha. A devoção é inspirada nos últimos dias de gravidez da Mãe do Salvador, em sua expectativa de ver seu Filho Primogênito. Tanto que hoje, a devoção é conhecida como "Expectação do parto de Nossa Senhora". Essa expectativa, porém, não se resume à mera curiosidade de uma mãe que quer muito ver o filho que carrega em seu ventre. Trata-se de uma expectativa bem mais profunda e sobrenatural, que envolve toda a missão do Salvador que vai nascer.

A expectativa da Virgem Maria por ver o Filho Bendito que está em seu ventre resume a expectativa da humanidade pelo Salvador. É uma expectativa que se baseia nas promessas bíblicas que o próprio Deus fez à humanidade a respeito do Salvador. Tais promessas começam no livro do Gênesis, quando o Senhor Deus mostra sua misericórdia depois do pecado de Adão e Eva, prometendo que a descendência da mulher esmagará a cabeça da serpente. As promessas de que Deus enviaria o Salvador à humanidade perpassam todo o Antigo Testamento até se cumprirem totalmente em Jesus. E esta era a grande expectativa da Virgem Maria: não só de ver o rosto de seu Filho, mas de contemplar e colaborar com sua missão redentora da humanidade. Trata-se, portanto, de uma expectativa maravilhosa e sobrenatural.

Fonte: cruzterrasanta.com.br

 

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304

Casal de black-a-moors em madeira entalhada e policromada com temas orientalistas em relevo sobre cobertura ebanizada. Cada um dos personagens porta elaborado turbante sobre a cabeça presos por fieiras de pérolas entrelaçadas. Trajam botas e, à maneira de ligas, elementos dourados arrematados por simulacro de "cabochons". No pescoço elaborados colares em relevo com pingentes em forma de gotas. Uma das mãos segura pequeno plateau e, a outra erguida, cornucópia eletrificada em meados do séc. XX e acendedor em porcelana. Parte superior da cornucópia da figura masculina apresenta restauro antigo; 135 cm e 136 cm de alturas totais. Veneza, séc. XIX/XX.

Acompanham duas cúpulas de cristal Baccarat, uma delas com pequena perda na borda.

 

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Menino Jesus.

Imagem de madeira entalhada e policromada representando o Menino desnudo, de pé, braços parcialmente dobrados, olhos de vidro, cabelos curtos, cacheados e ligeiramente dourados. Base retangular elevada e movimentada, tardia; 49 cm de altura total. Brasil, séc. XVIII.

 

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Black Linhares.

Casario. Acrílica sobre tela, 80 cm x 60 cm. Assinado embaixo à direita e no reverso: Black.

 

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307

Candeia de azeite com três bicos, de bronze, equipada com quebra luz e acessórios: balde de azeite, extinguidor de lume e ativador de pavio; faltando a pinça; 28 cm de altura total. Séc. XX.

 

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308

Solifleurs de cristal aquamarine com corpo bojudo e pescoço cilíndrico, no formato de gota, com parte inferior em grosso cristal translúdo; 29 cm de altura total. Sem marcas aparentes de identificação. Séc. XX.

Provavelmente italiano, de Murano.

 

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309

Lanterna de carruagem em ferro patinado na cor verde. Corpo quadrangular, onde duas das faces foram mantidas cegas e outrora polidas internamente para melhor propagação do lume. As outras duas, protegidas por fino vidro bisotado.

Alguma oxidação na parte superior requerendo nova pintura. Alguns pontos de ferrugem e desgastes do tempo. Os vidros originais, apresentam riscos, sem danos maiores.

A peça foi adaptada para arandela de parede, eletrificada. Adaptação facilmente reversível.

 

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310

Conjunto de livros composto pelos seguintes títulos:

a) Brasiliana Itaú, Uma Grande Coleção Dedicada ao Brasil, por Pedro Correa do Lago; capa dura com sobrecapa preservada. São Paulo, 2009; 25 cm x 31 cm de altura; 694 pp.

b) O Oficio da Prata no Brasil, por Humberto M. Franceschi; capa dura com sobrecapa preservada. Rio de Janeiro, 1988; 32 x 24 cm; 325 pp. Tiragem de 2000 exemplares.

 

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311

Caixa retangular de madeira nobre envernizada com tampa decorada em sua parte central com flor estilizada e puxador na forma de botão, em reserva delimitada por retângulos escalonados; 40 cm de comprimento, 33 cm de largura e 12 cm de altura. Brasil, séc. XIX/XX.

 

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Jorge Reider.

Natureza Morta. Óleo sobre tela, 60 cm x 73 cm. Assinado embaixo à direita: Jorge Reider.

 

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313

Par de carimbos em pedra dura, decorado em baixo relevo nos quatro quadrantes;

16,5 cm x 5,5 cm x 5,5 cm. China, séc. XIX /XX.

 

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Jose Paulo da Fonseca.

Espaço e Liberdade. Óleo sobre tela, 41 cm x 33 cm. Assinado e datado embaixo à direita: J. Paulo / 71 e no reverso: Espaço e liberdade /J. Paulo / 71. Necessita pequeno restauro.

 

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315

Santos Óleos. Frasco cilíndrico de metal prateado, contendo as letra "O C", tampa fixada e com pequeno orifício; 11 cm de altura, Brasil, séc. XX.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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Santa Luzia.

Imagem de madeira esculpida e policromada representando a santa de pé, sobre base semiesférica, sustentando na mão esquerda prato com dois olhos, estando ausente, na mão direita, a palma; 15,5 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

 

A bandeja com os olhos de Santa Luzia representa sua fidelidade a Jesus Cristo. Luzia era uma linda jovem. Por isso, um nobre quis se casar com ela. Acontece que Luzia era cristã e tinha feito um voto de castidade. Por isso, recusou o pretendente. Este insistiu, alegando que Luzia era linda demais e ele estava encantado com sua beleza e com os olhos que ela tinha. Por causa disso, Luzia sentiu a forte inspiração de arrancar seus olhos e entregar a ele numa bandeja, dizendo que a verdadeira beleza não se vê com os olhos, mas sim com o coração. Por isso, Santa Luzia é representada segurando uma bandeja com dois olhos. E por isso também ela é a protetora dos olhos. E foi a partir daí que começou o martírio de Santa Luzia. Este martírio está representado em sua imagem.

 

A palma na imagem de Santa Luzia representa o seu martírio. É um símbolo de vitória e é usado pela Igreja para representar a vitória de Cristo sobre o pecado, e vitória dos santos sobre a morte. É o símbolo de todos os santos que morreram martirizados.

 

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Dr. Sérgio Meira.

Prato de porcelana francesa, pertencente a Sergio de Paiva Meira; aba delimitada por friso rosa e filete preto; na aba e parte da caldeira, à esquerda o monograma "SM" entrelaçado em rosa com realces em preto; no reverso marca GDA, França, séc. XIX.

Foi o primeiro Diretor da Faculdade de Medicina da futura Universidade de São Paulo.

 

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FulvioPennacchi.

Figuras. Papel pirografado, 8,5 cm x 4,5 cm. Assinado e datado em cima à direita: Penacchi 71.

 

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319

Janela Indiana de madeira entalhada com resquícios de policromia; batente decorado com ramos serpenteados, duas folhas articuladas decoradas com rosetas quadradas fixadas com metais lado a lado; 123 cm x 106 cm. Índia, séc. XVIII. Apresenta ferros e travas.

 

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320

Mesa de centro com tampo quadrado, de vidro; apoiado em quatro fragmentos arquitetônicos de mármore travertino, sendo dois pares diferentes; decorados com volutas e elementos fitomórficos, em relevo; 200 cm de lados e 46,5 cm de altura. Europa, séc. XVIII / XIX. Fragmentos apresentando desgastes do uso e alguns bicados.

 

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321

São Sebastião.

Imagem de madeira esculpida e policromada representando o Santo seminu com sendal vermelho encobrindo suas partes íntimas, de pé e amarrado em tronco sobre rochas, entalhados de forma naturalista; 26,6 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

Estão ausentes os atributos desta iconografia, as flechas.

 

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322

Ezio Marzi.

Natureza Morta com Frutas. Óleo sobre tela, 20,5 cm x 54 cm. Assinado embaixo à direita: Ezio Marzi.

No reverso inscrição: Ezio Marzi Firenze 1935.

 

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Artista não identificado.

Deusa Artemis. Busto de bronze dourado e patinado modelado na figura da deusa Artemis em sua tradicional representação iconográfica; 50,5 cm de altura.

Atrás, em baixo relevo, localização: Knossos e assinatura incisa não identificada.

 

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Mesa de centro de madeira encerada; tampo retangular apoiado em quatro pernas cilíndricas; 49 cm x 120 cm e 51,5 cm de altura. Brasil, séc. XX.

Necessitando pequeno reparo; tampo manchado.

 

 

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Soldado de Infantaria Peniche com fardamento de 1808. Escultura de porcelana policromada, de fabricação Vista Alegre, modelada na figura de soldado inteiramente fardado, de pé, com chapéu bicorne, sustentando tambor à cintura e mãos em posição de rufe, sobre base quadrangular que, em seu reverso encontram-se marcas de identificação: em azul, Infantaria / de / Peniche / 1808 e, em baixo relevo, VA / Portugal; 20 cm de altura total. Portugal, séc. XX.

Faltando a ponta de um dos bilros pendurados nas extremidades do chapéu.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

Modelo criado em 1943 pelo escultor Américo Gomes (1880 - 1963).

Escultor nortenho, foi discípulo de Marques de Oliveira, Alves Pinto e Sousa Caldas. Trabalhou na Fábrica Vista Alegre entre os anos de 1948 e 1968. Dentre diversos outros de seus trabalhos destaca-se a famosa escultura, em homenagem aos marinheiros, O Homem do Leme, de 1934 e inaugurada na Avenida Montevideu, no Porto, em 1938.

 

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Aquecedor adaptado para luminária de mesa, de metal fundido; na cúpula marca de fabricante Thermore de origem: Made in France - Orleans; 45 cm de altura. Franca, séc. XX.

 

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Rodrigues.

Colheita de Cacau. Óleo sobre tela, 70 cm x 56 cm. Assinado e datado embaixo à esquerda: Rodrigues/88. Assinado, datado e localizado no verso.

 

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Santa Luzia.

Imagem de madeira esculpida e policromada repreentando a Santa de pé sobre base retangular com ângulos frontais chanfrados sustentado na mão esquerda prato com dois olhos e, na mão direita, a palma; 17,5 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

 

A bandeja com os olhos de Santa Luzia representa sua fidelidade a Jesus Cristo. Luzia era uma linda jovem. Por isso, um nobre quis se casar com ela. Acontece que Luzia era cristã e tinha feito um voto de castidade. Por isso, recusou o pretendente. Este insistiu, alegando que Luzia era linda demais e ele estava encantado com sua beleza e com os olhos que ela tinha. Por causa disso, Luzia sentiu a forte inspiração de arrancar seus olhos e entregar a ele numa bandeja, dizendo que a verdadeira beleza não se vê com os olhos, mas sim com o coração. Por isso, Santa Luzia é representada segurando uma bandeja com dois olhos. E por isso também ela é a protetora dos olhos. E foi a partir daí que começou o martírio de Santa Luzia. Este martírio está representado em sua imagem.

A palma na imagem de Santa Luzia representa o seu martírio. É um símbolo de vitória e é usado pela Igreja para representar a vitória de Cristo sobre o pecado, e vitória dos santos sobre a morte. É o símbolo de todos os santos que morreram martirizados.

 

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Giuseppe Armani.

Dama com Livro. Escultura de porcelana modelada em figura feminina de pé, segurando livro aberto e em posição de leitura, trajando vestido decotado verde acinturado por longa faixa preta que se estende até o chão, sobre plano oval onde se encontram inscrições em baixo relevo: assinatura: Giuseppe Armanie / 1987 -  Florence e o N coroado característico das manafutras de Capo di Monti. O todo sobre base retangular de madeira com placa, em sua parte frontal, com inscrição - Florence / Giuseppe Armani - 18,5 cm x 13 cm de largura; 44,5 cm de altura total. Itália, séc. XX. Acompanha certificado de autenticidade emitido por Florence Sculture d'arte.

 

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Yolanda Mohalyi.

Figura Feminina Sentada. Técica mista sobre papel, 65 cm x 50 cm. Assinado e datado embaixo à esquerda: Yolanda Lederer Mohalyi / 1948. No reverso etiqueta: Autor; Yolanda Mohaly/Título: S/título (Figura de uma mulher)/Técnica: Aquarela s/papel /Dim.: 67 x 50/Ano: 1948.

 

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São Longuinho.

Imagem de madeira entalhada e policromada representando o santo em sua tradicional iconografia, trajando uniforme de soldado romano, segurando com a mão direita uma lança e longo manto apoiada sobre o braço esquerdo estendendo-se até os pés, sobre base escalonada e movimentada; 27 cm de altura total, incluindo resplendor de prata e a lança, tardia, de madeira. Brasil, séc. XVIII.

Está Imagem foi executada por grande Mestre, necessitando de maiores e mais detalhados estudos para atribuí-las a um deles, como por exemplo ao Mestre Piranga.

 

"São Longuinho, o santo dos objetos perdidos.

Longuinho" foi um dos soldados romanos destacados para acompanharem o castigo, a crucificação e a morte de Jesus. Chamava-se, na verdade, Longinus, nome que significa "Uma Lança". Por isso, acredita-se que ele tenha sido o soldado que perfurou com uma lança o lado de Jesus, de onde brotou sangue e água, como São João afirma em seu Evangelho. São Longuinho, como é conhecido, foi provavelmente o soldado que reconheceu Jesus como o "Verdadeiro Filho de Deus", logo após a morte do Mestre. Ele é citado pelos evangelistas São Mateus, São Lucas e São Marcos no momento da morte de Jesus.

Conta-se que Longinus era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma antes de ser destacado para servir em Israel. Servindo na corte de Roma, ele vivia nas festas dos romanos. Por causa de sua baixa estatura, ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso ele achava vários pertences das pessoas e sempre devolvia os achados para seus donos. Daí surgiu sua fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado Longinus, do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.

Por causa da fama do soldado Longinus, espalhou-se a devoção de se rezar para São Longuinho pedindo para ele ajudar a encontrar objetos perdidos. Depois de encontrados, se dá três pulinhos e se faz uma oração para agradecer ao Santo. Os pulinhos podem ser dispensados. O importante é a fé e o belíssimo testemunho de vida de São Longuinho."

 

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Blackamoor de madeira entalhada e policromada representando personagem jovem ebanizado trajando rica vestimenta e botas de meio cano e portando sobre a cabeça grande bandeja removível de madeira dourada, elemento de decoração nos palácios Venezianos ou despejador; 85,3 cm de altura e bandeja 44,5 cm de diâmetro. Itália, séc. XIX. Acompanha coluna de madeira policromada e dourada no estilo Veneziano; 30,5 cm x 31 cm x 63 cm de altura. Séc. XX.

 

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333

Santa Luzia.

Imagem de madeira entalhada, policromada e dourada, representando a Santa em sua iconografia tradicional. De pé, com movimentado panejamento, longas madeixas sobre manto encobrindo seus ombros, braços dobrados, o esquerdo sustentando prato com dois olhos e o direito segurando palma; sobre base de cantos anteriores chanfrados; 30,5 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

Ausente um dos atributos da Imagem, a palma.

 

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Albarello de faiança policromada. Corpo acinturado com brasão dos Silvas dentro de uma elípse formando uma cercadura de folhagens em tons de azul; 20 cm de altura. Portugal, séc. XX.

Reproduzido à página 272 do livro "O Brasil e a Cerâmica Antiga", por Eldino da Fonsca Brancante.

Segundo o autor trata-se de uma cópia de peça do séulo XVII, executada para a Exposição de Portugal nas comemorações do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954.

 

Origem: Ex-coleção Maria Helena e Eldino da Fonseca Brancante.

 

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Vitrine de madeira laqueada de azul com duas prateleiras de vidro, encerrada por tampo de vidro fixado por quatro roscas; 43,5 cm x 25,5 cm x 100 cm de altura. Brasil, séc. XX.

Faltando tampo de vidro para encerramento da vitrine.

 

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Conjunto de vinte peças de tecido bege com bordados na mesma tonalidade, composto de:

Dois jogos americanos, sendo: um com quatro peças de corpo inteiramente bordado com vazados e outro de sete peças com margens bordadas; oito guaradanapos com pequeno bordado em um dos ângulos, 40 cm de lados; uma toalha de bandeja, circundada por bordado vazado, 45,5 cm x 30,5 cm de largura. Brasil, séc. XX.

 

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Branet, J.

Estrada Arborizada. Aquarela, 32 cm x 32 cm. Assinado e datado embaixo à direita:

J. Branet /1945.

 

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Aparelho de jantar de porcelana branca decorada com dois frisos dourados intercalados por friso bordô, composto de: vinte e quatro pratos rasos, doze pratos fundos, doze pratos para sobremesa e doze pratos para pão. Total de sessenta peças tendo, em seus reversos, marcas de identificação: do fabricante Schmidt, modelo Ivory China. Brasil, séc. XX.

 

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Vitrine de parede de madeira e vidros bisotê; três portas frontais com fechadura, prateleira interna; 21 cm x 84 cm x 46 cm de altura. Brasil, séc. XX. Fundo de madeira no estado.

 

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Passaporte Escravo. Documento de Manoel Ignácio de Sousa Martins e de Jose Ignácio Moreira Brandão, manuscrito e assinado, requerendo a expedição de passaporte para seus escravos, 32 cm x 43 cm. Teresina, 1875; no verso recibo da colectoria.

 

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Fernando Chaves.

Gran Trianon - 2017. Fotografia impressa com pigmento mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem ácido; formato 48,5 cm x 31,5 cm (tamanho da mancha de Impressão); sem moldura.

Nascido na França, fotógrafo editorial, formado em Artes Plásticas pela Universidade de Paris, Panthéon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de fotografia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP.

Fotógrafo independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre as quais se destacam: Elisabeth Franck Gallery (Bélgica); Art Moderne Internacional, Art Press, ConnaissancedesArts, Courrier de I´Unesco, Galerie Albert Loeb, Berggruen & Cie, Éditions Galerie Claude Bernard (França); The British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopförlag (Suécia); Weatherhill, Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); Ediciones Gaglianone (Argentina); Arte em Colombia (Colômbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora Gráficos Burti, Fundação Bienal de São Paulo (Brasil).

Participou de exposições coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome Osaka", Osaka, Japão; Quatro Fotógrafos, 1985, Espaço Fotoptica, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; I Bienal de la Habana, 1984, Havana, Cuba; L´Amérique Latine à Paris, 1982, Grand-Palais, Paris, França. Exposição individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do Som, São Paulo. Obteve Menção Honrosa na I Bienal de la Habana.

 

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Par de candelabros de parede com estrutura de madeira dourada, em forma de S, para dezesseis lâmpadas cada um; 85 cm de largura por 90 cm de altura. Itália, séc. XVIII.

Pertenceu ao Palácio Barberini, em Roma. Necessitando pequenos restauros.

 

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Cristo crucificado em madeira policromada, com pintura original, cruz arrematada por ponteiras no estilo D. José I brasileiro. Coroa de espinhos entalhada no mesmo bloco e a figura do Crucifixado trabalhada em Punjante realismo da dor extremada no realismo da anatomia dorsal. Sob a tarja onde se lê "INRI", resplendor também

D. José encima a cabeça do Cristo; 37 cm e 72,7 cm de altura. Brasil, séc. XVIII.

 

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Fernando Chaves.

História Natural II - 2017. Fotografia impressa com pigmento mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem ácido; formato 48,5 cm x 31,5 cm (tamanho da mancha de impressão).

Nascido na França, fotógrafo editorial, formado em Artes Plásticas pela Universidade de Paris, Panthéon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de fotografia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP.

Fotógrafo independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre as quais se destacam: Elisabeth Franck Gallery (Bélgica); Art Moderne Internacional, Art Press, Connaissancedes Arts, Courrier de I´Unesco, Galerie Albert Loeb, Berggruen & Cie, Éditions Galerie Claude Bernard (França); The British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopförlag (Suécia); Weatherhill, Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); Ediciones Gaglianone (Argentina); Arte em Colombia (Colômbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora Gráficos Burti, Fundação Bienal de São Paulo (Brasil).

Participou de exposições coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome Osaka", Osaka, Japão; Quatro Fotógrafos, 1985, Espaço Fotoptica, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; I Bienal de la Habana, 1984, Havana, Cuba; L´Amérique Latine à Paris, 1982, Grand-Palais, Paris, França. Exposição individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do Som, São Paulo. Obteve Menção Honrosa na I Bienal de la Habana.

 

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Caldeirinha de estanho; corpo em balaústre; base circular, alça articulável; 25,5 cm de altura. Brasil, séc. XIX.

 

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Gino Bruno.

Natureza Morta. Óleo sobre tela, 60 cm x 80 cm. Assinado embaixo à direita: Gino Bruno.

Na moldura vestígios da existência de bichos.

 

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Duas facas brasileiras, nordestinas, ditas de ponta em aço forjado com empunhadura executada em chifre; 23 cm e 24,5 cm. Brasil, início do séc.  XX.

 

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Mapa de partes do Brasil. Litografia colorida, impressa em Paris e intitulada " Carte de la Partie Méridionale du Brésil avec les Possessions Espagnoles Qui en Sont A L'ouest"; 22,5 cm x 33,5 cm. Observações do editor nas margens. Papel em bom estado de conservação.

 

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Caldeirinha e seu hissope de metal prateado no formato de vaso Medici, borda ornada em gomos, alça recurva e base circundada com perolados onde, em sua lateral encontra-se marca de identificação: LF a Paris; 24 cm de altura (com a alça levantada). França, séc. XIX.

 

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350

Fernando Chaves.

História Natural I - 2017. Fotografia impressa com pigmento mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem ácido; formato 48,5 cm x 31,5 cm (tamanho da mancha de impressão).

 

Nascido na França, fotógrafo editorial, formado em Artes Plásticas pela Universidade de Paris, Panthéon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de fotografia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP.

Fotógrafo independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre as quais se destacam: Elisabeth Franck Gallery (Bélgica); Art Moderne Internacional, Art Press, Connaissance des Arts, Courrier de I´Unesco, Galerie Albert Loeb, Berggruen& Cie, Éditions Galerie Claude Bernard (França); The British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopförlag (Suécia); Weatherhill, Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); Ediciones Gaglianone (Argentina); Arte em Colombia (Colômbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora Gráficos Burti, Fundação Bienal de São Paulo (Brasil).

Participou de exposições coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome Osaka", Osaka, Japão; Quatro Fotógrafos, 1985, Espaço Fotoptica, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; I Bienal de la Habana, 1984, Havana, Cuba; L´Amérique Latine à Paris, 1982, Grand-Palais, Paris, França. Exposição individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do Som, São Paulo. Obteve Menção Honrosa na I Bienal de la Habana.

 

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Certidão de Batismo, manuscrita, selada e datada de 18 de agosto de 1874;

20 cm x 20 cm emoldurada. Brasil, séc. XIX.

 

 

 

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Santa Luzia

Imagem de madeira esculpida e policromada representando a santa de pé, sobre base semiesférica, sustentando na mão esquerda prato com dois olhos desenhados sobre bandeja e palma entalhada sobre a mão direita; 16 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

 

A bandeja com os olhos de Santa Luzia representa sua fidelidade a Jesus Cristo. Luzia era uma linda jovem. Por isso, um nobre quis se casar com ela. Acontece que Luzia era cristã e tinha feito um voto de castidade. Por isso, recusou o pretendente. Este insistiu, alegando que Luzia era linda demais e ele estava encantado com sua beleza e com os olhos que ela tinha. Por causa disso, Luzia sentiu a forte inspiração de arrancar seus olhos e entregar a ele numa bandeja, dizendo que a verdadeira beleza não se vê com os olhos, mas sim com o coração. Por isso, Santa Luzia é representada segurando uma bandeja com dois olhos. E por isso também ela é a protetora dos olhos. E foi a partir daí que começou o martírio de Santa Luzia. Este martírio está representado em sua imagem.

A palma na imagem de Santa Luzia representa o seu martírio. É um símbolo de vitória e é usado pela Igreja para representar a vitória de Cristo sobre o pecado, e vitória dos santos sobre a morte. É o símbolo de todos os santos que morreram martirizados.

 

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Duas facas brasileiras, nordestinas, ditas de ponta em aço forjado com empunhadura executada em chifre; 20,3 cm e 33 cm. Brasil, início do séc.  XX.

 

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Rodrigues.

Dengo. Óleo sobre tela, 82 cm x 46 cm. Assinado e datado na lateral à esquerda: Rodrigues/88.

 

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Duas facas brasileiras, nordestinas, ditas de ponta em aço forjado com empunhadura executada em chifre com anelados de material sintético; 25 e 31,5 cm. Brasil, início do séc.  XX.

 

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Prato de porcelana monogramada, aba rosa com borda ondulada, delimitada por largo friso trabalhado dourado, no centro o monograma HA entrelaçado; no reverso marca E. Bourgeois Paris; 22,5 cm de diâmetro. França, séc. XIX.

 

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L'Aigle Blaissé. Escultura de bronze dourado, fundido e modelado de forma naturalista na figura de águia ferida, com uma asa levantada com várias perfurações e a outra apoiada sobre pedra, segurando com as garras do pé direito bandeira com mastro e armas de Napoleão. Em sua parte de trás encontra-se gravado nome do fundidor: Siot - Paris. O todo sobre base circular de mármore; 22,5 cm de altura total. França, séc. XIX.

Trata-se de uma reprodução em miniatura de um monumento comemorativo erguido no local do campo de batalha de Waterloo, na Bélgica, onde a Guarda Imperial resistiu heroicamente até a morte. Criada por Jean-Léon Gérôme e fundida por Siot.

 

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SãoPedro.

Imagem de madeira policromada entalhada na figura do Santo de pé, sobre base retangular de ângulos facetados, com braço direito estendido sustentando corrente com duas chaves cruzadas e, sobre a cabeça, resplendor; 14 cm de altura total. Brasil, séc. XIX.

 

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Tinteiro Art Nouveau, em pewter prateado, tendo em uma de suas extremidades jovem de pé, olhando-se em espelho seguro com sua mão esquerda e, na outra, recipiente para tinta. Plano decorado com galhos e folhas estilizadas, características do estilo, centralizado por borda movimentada com pequeno amassado e trincado; 17 cm x 17 cm e 18,5 cm de altura total. Sem marcas aparentes de identificação. Europa séc. XIX / XX.

Peça bem característica àquelas de fabricação WMF.

 

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360

Fernando Chaves

Versailles - 2017. Fotografia impressa com pigmento mineral sobre papel alfa-celulose, baritado, sem ácido; formato 48,5 cm x 31,5 cm (tamanho da mancha de impressão); sem moldura.

Nascido na França, fotógrafo editorial, formado em Artes Plásticas pela Universidade de Paris, Panthéon-Sorbonne. Durante seis anos trabalhou como professor de fotografia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP.

Fotógrafo independente, trabalha para editoras e galerias de arte internacionais, entre as quais se destacam: Elisabeth Franck Gallery (Bélgica); Art Moderne Internacional, Art Press, Connaissance des Arts, Courrier de I´Unesco, Galerie Albert Loeb, Berggruen & Cie, Éditions Galerie Claude Bernard (França); The British Museum Press (Reino Unido); Kalejdoskopförlag (Suécia); Weatherhill, Inc, New York, Guggenheim MuseumPublications (EUA); Ediciones Gaglianone (Argentina); Arte enColombia (Colômbia); Editora Abril, Editora da Unicamp, Editora Gráficos Burti, Fundação Bienal de São Paulo (Brasil).

Participou de exposições coletivas, entre outras: Osaka Trienale 91 e 94, "My Dome Osaka", Osaka, Japão; Quatro Fotógrafos, 1985, Espaço Fotoptica, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; I Bienal de la Habana, 1984, Havana, Cuba; L´Amérique Latine à Paris, 1982, Grand-Palais, Paris, França. Exposição individual: Museu do Homem, 1993, MIS, Museu da Imagem e do Som, São Paulo. Obteve Menção Honrosa na I Bienal de la Habana.

 

 

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